sábado, 26 de janeiro de 2013

O perigo da Simpatectomia Torácica

Se você chegou até esta página é porque está cogitando cometer algo que pode ser um dos maiores erros da sua vida ou então porque já cometeu e agora está buscando informação de como reverter. Recomendo que leia bem tudo o que está escrito nesta página e nos links externos. Tive o trabalho de sentar e escrever um blog simplesmente para ajudar outras pessoas, porque infelizmente para mim já é tarde.

Antes de começar, o tema aqui abordado será a cirurgia chamada simpatectomia torácica. Muitas pessoas estão recorrendo à esta cirurgia para tratar rubor facial (blushing, vermelhidão no rosto), e / ou como uma cirurgia para redução de suor, para aqueles que sofrem de hiperidrose nas axilas, mãos, etc...

Quando resolvi fazê-la, varri a Internet em busca de informação e encontrei muitas, todas em português. Não encontrei nada de muito grave, nenhum relato e portanto segui em frente. Meses depois, com a cirurgia já feita e me causando problemas inimagináveis, busquei informações também em inglês. Me deparei com um universo de pessoas sofrendo dos mesmos problemas do que eu, vitimas deste mesmo procedimento. Mais do que isso, há sites e mais sites registrados feitos apenas de vítimas da simpatectomia torácica. O nome em inglês é Endoscopic Thoracic Sympathectomy (ETS).

Se você lê bem em inglês e quer pular a minha história, pode ir direto para o rodapé da página e encontrará uma grande lista de sites criados por pessoas ou organizações que hoje se posicionam veementemente contra a cirurgia.


Fatos que você deve saber

- A Simpatectomia Torácica foi banida na Suécia em 2003 e na Escandinávia em 2004;
- A Simpatectomia Torácica foi banida em Taiwan em pacientes com menos de 20 anos em 2004
- A FinOHTA (Finnish Office for Health Technology Assessment) e a ASERNIP-S (The Australian Safety and Efficacy Register of New Interventional Procedures – Surgical) produziram um documento comprovando os efeitos imediatos e a longo prazo da Simpatectomia Torácica.


A minha história

Meu nome é Fernando, tenho 20 e poucos anos. Sempre fui uma pessoa saudável, pratiquei esportes, tive amigos e vida social, razoável sucesso na vida pessoal e profissional.

Porém sofri a vida toda de rubor facial. Qualquer situação de desconforto e constrangimento me fazia explodir de calor na face, avermelhando todo o meu rosto e pescoço.  Durante anos isso foi um problema, mas novamente, no Ambiente corporativo é onde isto é pior. Imagina um profissional de vendas que durante apresentações frequentemente ruborizava? Infelizmente, a insegurança transbordava para fora e uma vez que era visível a todos, meu futuro profissional estava condenado.

Também suava no rosto, axilas e nas mãos abundantemente, e é claro que passei muitas situações constrangedoras por causa disso.

Mas apesar de tudo, segui vivendo a vida. E a ideia de uma solução drástica só surgiu depois do Lançamento dos smartphones. Sempre soube que minha mão suava demais, mas quando inventaram o "touch", a minha vida mudou. Primeiro porque não conseguia manusear os modernos celulares, pois com a mão sempre "molhada", isso era impossível. Segundo, porque frequentemente passava vergonha na frente de outras pessoas, encharcando telas alheias  ou simplesmente num aperto de mão.


A decisão de fazer uma cirurgia que pudesse resolver todos os problemas

Pesquisando na Internet, fui apresentado à simpatectomia torácica. Um moderno procedimento que prometia acabar com rubor facial e ainda por cima com o suor das mãos e do rosto. Parecia ter feito sob medida pra mim!

Comecei a pesquisar mais e ler sobre o assunto, e logo estava empolgado e decidido a me submeter a esta cirurgia. Cai por diversas vezes em sites de cirurgiões, pois é onde se encontra mais informação. Mas este é um ponto delicado, pois o cirurgião vive de cirurgia. Nós esperamos sempre que todos os profissionais de saúde sejam éticos, mas estamos sujeitos a nos deparar com opiniões tendenciosas.

O que me impressiona hoje é o numero de médicos que anuncia no google, e isso só se vê praticamente no Brasil. Estamos muitos próximos de ler anúncios como: "Cirurgia em promoção, feche agora e pague em 12 vezes sem juros". O marketing na medicina é um pouco discutível, não dá muito bem para saber se o médico está defendendo a saúde do paciente ou interesses financeiros particulares. Claro que esperamos sempre ética médica, mas como podemos ter certeza de que ela está sendo praticada?

Mas quando você sofre das condições que citei acima, nada no mundo pode ser pior. E aí você é informado de possíveis efeitos colaterais, mas o que pode ser pior do que o seu problema? Nada. E é assim também que agimos em todas as outras questões da vida, somos incrivelmente egocêntricos, ninguém tem um problema maior e ninguém é melhor que eu. Mas deixa esta parte para um post filosófico depois.


Diferentes métodos de realizar a Simpatectomia Torácica

Pesquisando na internet, você encontrará médicos que dissecam e cortam o nervo simpático. Outros oferecerão um método de clipagem. A diferença básica é que em caso de insatisfação do paciente e desejo de reversão, TEORICAMENTE seria possível e mais simples se a cirurgia tiver sido feita através da clipagem. Mas aqui existe um problema: a reversão não é garantida! Muitas vezes mesmo o clipe é capaz de danificar o nervo para sempre, ou seja, seu corpo nunca mais será o mesmo.


Riscos da cirurgia

Nevralgia intercostal
Em torno de 5% dos pacientes (*) podem desenvolver a nevralgia intercostal, também conhecida como neurite, ou neuralgia. Este problema se dá em função de um trauma na costela, pois não sei você sabe, mas é por meio das suas costelas que irão passar os instrumentos cirúrgicos.
Pois bem, caso você tenha este problema, pode ter uma dor insuportável 24h por dia. Não conseguirá aliviar com medicamentos comuns, e terá de tratar com medicação pesada, geralmente anti-convulsivos. E aí se prepare, pois a sua vida se tornará um inferno. O medicamento mais comum para aliviar esta dor é o Lyrica. Pesquise os efeitos colaterais deste remédio e entenda do que estou falando. E depois pense se vale a pena passar O RESTO DA SUA VIDA sofrendo uma DOR CRÔNICA.

* Desde a publicação deste post, recebi tantos emails de pessoas falando dessas dores que eu passei a questionar esses 5% que os médicos dizem, mas enfim...

Síndrome de Horner
Mais um problema seríssimo. Dizem ter incidência baixa, inferior a 1%, mas o fato é que ainda existe MUITA gente sofrendo deste terrível problema. Você pode pesquisar na internet maiores detalhes, mas vou resumir: Uma de seus pálpebras cai, deixando aparentemente um olho maior do que o outro, além de poder apresentar vermelhidão, entre outros fatores. Certamente é um grande problema estético a ser considerado, ainda mais porque é bem visível na face!

Outros graves problemas podem ocorrer, como sangramento, infecção, dor, parestesia, formação de quelóide ou cicatriz hipertrófica, parestesia, quilotórax. Recomendo que pesquise cada um desses riscos e analise se está disposto a arriscar.


Os efeitos colaterais
Pesquisando nos sites de cirurgiões, todos vão focar o problema em um só efeito colateral: o suor compensatório. Esse por Si só já é um grande problema. Já pensou você faz uma cirurgia para parar de suar na mão e começa a suar o DOBRO no pé?  Mas provavelmente você nunca suou no pé, então como você não sabe o INFERNO que é suar no pé, sofrer de mal cheiro (chulé), de feridas e bolhas que se formam do contato da pele molhada com meias e sapatos, dos fungos e bactérias que se desenvolverão no perfeito cenário de humidade.

Pois fiz o que deveria ter feito antes e traduzo abaixo MUITOS dos efeitos colaterais que esta cirurgia pode trazer. Apenas traduzi artigos das referências citadas no rodapé. Qual desses que eu tive? Quase todos.


- Perda da capacidade de resfriar o corpo da cabeça para cima
O suor, como todas as funções do corpo humano, existe por um sentido. Neste caso, o suor é necessário para resfriar o seu corpo em situações de superaquecimento. Agora imagine se enfrenta uma situação de muito calor, como alta temperatura, ou durante a pratica de esportes, ou ainda se comer algo picante. O seu corpo inteiro vai suar, mas a sua cabeça não. Isso soa bonitinho e higiênico, mas é extremamente perigoso, pois a temperatura da sua cabeça não diminuirá.
E por consequência, prepare-se para se sentir mal ou desmaiar, caso o calor seja realmente intenso.

- Suor compensatório
Cada médico vai te informar um numero, mas a realidade é que quase 100% dos operados sofrem com suor compensatório. Isto é algo obvio, pois o corpo tenta reequilibrar o desequilíbrio que a simpatectomia torácica causou. Mas o pior é que existe uma grande porcentagem de pessoas que passam a suar até mais do que suavam antes! Na barriga, costas, pernas, pés, etc...  Esse suor compensatório pode ser definitivo, para o resto da vida.

- Redução do batimento cardíaco
Alguns cirurgiões estão agora alertando que existe uma possibilidade de redução do batimento cardíaco em até 10%. Para atletas isso pode ser um problema, pois pode diminuir um pouco a sua condição física.

- Suor gustativo
A ingestão de comidas picantes pode trazer à tona muito suor no corpo. Outras pessoas relatam sentir uma coceira incontrolável na face após ingestão de comida picante.

Outros muitos dos efeitos citados por pacientes seguem abaixo:
Tontura, diminuição de libido, depressão, encurtamento da respiração, fadiga crônica, problema de memoria, raciocínio lento, etc...

Um site estrangeiro trouxe à tona um estudo profundo sobre os efeitos colaterais, o qual pode ser visualizado neste link: http://www.truthaboutets.com/Pages/FXBottom.html

Suicídios
Infelizmente algumas pessoas não suportaram conviver com pesados efeitos colaterais e cometeram suicídio depois da cirurgia. Alguns dos relatos podem ser encontrados aqui: http://www.ets-sideeffects.com/ets-surgery/ets-surgery-deaths


Reversão e conclusão

Caros, infelizmente o processo de reversão, assim como a cirurgia, não funcionaram no meu caso (aquela história de reversão até 6 meses funciona é mais uma balela). Terei de conviver para sempre com todos os efeitos colaterais que descrevi aqui. Não há nada na vida com que a gente não se acostume, mas a minha vida antes era realmente bem melhor.
Tudo o que eu queria era voltar a ser uma pessoa normal como era antes, e hoje aprendi que NADA na vida é mais importante do que a saúde. Cuide do seu corpo, porque você só tem um, e se estragá-lo, o erro pode custar caro demais.


Fontes
Recomendo a leitura desses sites em inglês, já que em português há escassez de informação. Repare que não são poucos, visto que são criados por pacientes lesionados. Este blog mesmo é outro exemplo disso. Mas nem todo mundo tem coragem de contar a sua história, ainda mais para pacientes que sofrem de fobia social, se expor é o pior.

Convido inclusive a todos que tenham ou tiveram algum desses problemas a comentar este post. Podemos compartilhar informação para alertar algumas pessoas sobre possíveis riscos da Simpatectomia torácica, e também para descobrir quais são os tratamentos disponíveis para aqueles que ficaram com sequelas permanentes, como eu.

http://www.truthaboutets.com/Pages/FXBottom.html

http://www.no-ets.com/

http://www.ets-sideeffects.com

http://etssideeffects.com/

http://www.myexcessivesweating.com/ets.php




ATENÇÃO!

ATUALIZADO DIA 14/05/2014

Caros, após 1 ano do post, o volume de visitas mensais a este blog é impressionante, toda semana há novos comentários. Há experiências positivas que parecem reais, há experiências positivas estranhas (como se estranhamente houvesse algum interesse em fazer propaganda da cirurgia), e há muitas e muitas experiências negativas.

Algumas pessoas fizeram a cirurgia e uma semana , ou um mês depois, vieram correndo postar no blog o quão bem-sucedida ela tinha sido. Desejo tudo de melhor a todos, de verdade, mas convenhamos, alguns problemas só aparecem depois de um tempo.


Respondendo a algumas perguntas:

- Fiz a cirurgia com um dos médicos mais renomados do país, em Curitiba. Portanto, médico top com escritório em bairro bacana não vai te garantir nenhum sucesso.

- Quem se propõe a investigar bem outros pacientes, verá que a reversão é nada além de marketing.

- Não, a cirurgia não resolve em NADA a questão do rubor.

- Sim, a cirurgia deixa as mãos completamente secas, porém a barriga, costas e penas tornam-se uma cachoeira. Sua camiseta vai encharcar bem rápido, mesmo em um dia frio, e você provavelmente não tem ideia do problema social que isso vai causar.

- Se eu tivesse que tratar o suor, hoje, tentaria botox. Ah, ok, não é definitivo, mas acredite, depois de uma experiência péssima com uma cirurgia você nunca mais vai buscar soluções "definitivas". Dricolor não funciona para mim, para outras pessoas funciona.

- Se eu tivesse de tratar o rubor, tentaria terapia, existem médicos especializados em fobia social, que através de medicação podem controlar alguns sintomas. Ah, ok, você não quer tomar remédio para o resto da vida. Acredite, meu amigo, é melhor tomar um remedinho prescrito pelo terapeuta do que uma bomba pra dor crônica prescrita por um neurologista.


Aliviando efeitos colaterais

Como já disse, estou recebendo contatos diários de outras pessoas que tiveram vários dos sinto mas como eu, e juntos vamos nos ajudando para tratar os nossos novos problemas, que por sinal são infinitamente maiores do que os problemas antigos.

Descobri pessoas que estão tratando o suor compensatório com o Retemic. Ele é um remédio para incontinência urinária, mas o efeito colateral dele é diminuir a transpiração. Pesquisem com o seu médico para entender se vale a pena, pois é claro ele possui outros efeitos colaterais.

Para as dores nas costas, ouvi gente dizer que está tomando o Lyrica e está tendo um resultado razoável. Consultem um médico também, de preferência neurologista ou anestesista para lidar com isso.
Para quem possui dores mais brandas, Salonpas ou Diclofenaco (voltaren) ajudam.

Vou continuar atualizando este POST às vezes, ao invés de criar novos, portanto voltem quando quiser.

823 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 823   Recentes›   Mais recentes»
Rafhael Bianchi disse...

Meu nome é Rafhael Bianchi e eu sempre que me entendo por gente que sofro com suor excessivo nas mãos e nos pés. Em pesquisas descobri que tem a possibilidades dessa cirurgia. Li também sobre todos os riscos e possibilidades de compensatória. Assim procurei um medico na cidade de Juiz de Fora MG. Fiu explicado que existe agora uma nova técnica de que se corta o Nervo simpatico T2 e T3 ao invés do T1 e que os resultados em 99% seria satisfatório para as mãos. Assim no dia 12-11-2013 fiz a cirurgia e Graças a Deus os resultados pra mim foram muito satisfatórios. Parei de soar nas mãos e nos pés e a qualidade de vida muito melhor. O ruim é a dor mas passa. Recomendo a todos que tiverem o mesmo problema que o meu a fazer essa cirurgia.

Rafhael Bianchi disse...

Meu nome é Rafhael Bianchi e eu sempre que me entendo por gente que sofro com suor excessivo nas mãos e nos pés. Em pesquisas descobri que tem a possibilidades dessa cirurgia. Li também sobre todos os riscos e possibilidades de compensatória. Assim procurei um medico na cidade de Juiz de Fora MG. Fiu explicado que existe agora uma nova técnica de que se corta o Nervo simpatico T2 e T3 ao invés do T1 e que os resultados em 99% seria satisfatório para as mãos. Assim no dia 12-11-2013 fiz a cirurgia e Graças a Deus os resultados pra mim foram muito satisfatórios. Parei de soar nas mãos e nos pés e a qualidade de vida muito melhor. O ruim é a dor mas passa. Recomendo a todos que tiverem o mesmo problema que o meu a fazer essa cirurgia.

Anônimo disse...

Você amigo da última postagem (antes desta), calma.
A vida tem outros fatores compensadores. Tenho certeza de que você é uma ótima pessoa, possui uma ótima família. A vida da gente é uma só. Sei que é difícil conviver com isto, mas tente. NÃO SE MATE. VIVA. VIVA COM RUBOR, MAS VIVA. VIVA COM SUOR, MAS VIVA.

Anônimo disse...

Pessoal,
tenho o mesmo problema há 7 anos e sei o quanto é difícil. É pensar em falar algo que fico roxa! mas, agradeço MUITO ao dono do blog por compartilhar isso conosco... Que receba em dobro o bem que está fazendo por todos nós. Vamos procurar outras alternativas, gente... A medicina oriental está aí, e tem muitos recursos! Homeopatia, acupuntura... Eles tratam excesso de calor no corpo muito bem! Não vamos desanimar, com fé cada um irá conseguir superar suas dificuldades...

leticia disse...

Nao quero ir contra às pessoas do blog e tal.. mas queria compartilhar minha experiência: fiz a simpatectomia dois anos atras com cauterizaçao, corte embaixo dos seios e pequenos nas axilas. Gostaria de dizer que eu não tive problemas com a cirurgia, aliás, eu agradeço à Deus por ter tomado essa.decisão pois agora tenho qualidade de vida. Tinha suor excessivo nas axilas. Tenho muito pouco compensatorio em dias muito quentes, entretanto, não chega nem perto do que eu sofria antes. Minha cirurgia custou na faixa de 6 mil reais.

letícia disse...

Ah.. e tenho uma dica.. mesmo que vc faça como eu, para suor nas axilas, vc ainda tem mais suor q uma pessoa normal. Quando descobri o rexona clinical, desodorante que custa na faixa de 20 reais, aí que eu quase não me lembro de como.era antes. Gente, esse desodorante aliado à cirurgia acabou com meus problemas.

Rafhael Bianchi disse...

Eu postei alguns dias atraz o comentário elogiando a cirurgia, mas durou pouco minha felicidade. Ainda estou no processo de recuperação da cirurgia. mas voltou tudo como era antes. Maos e pés suando até mais. Nas axilas parou mas esse não era meu problema. Continua sem resolver. Que ódio. So da vontade de chorar o dia todo.

Letícia disse...

Rafael.. nos primeiros dias após a cirurgia meus pés mãos tudo suou muito também.. tenho uma sandália manchada até hoje. Só que depois que o tempo foi passando, voltou ao normal. Não sei se é seu caso, mas n se desespere.

Anônimo disse...

Olá, eu já li em vários lugares sobre o propanolol, e quem tomou se diz muito satisfeito, pois além dele reduzir a ansiedade, também evita o rubor facial. Vou marcar uma consulta médica e começar a tomar esse remédio... a cirurgia não é tão arriscada assim, pois já vi várias pessoas falando bem dela em um fórum , e dizendo que ela foi útil para acabar com as situações de rubor. Mesmo assim, vou tentar o remédio... cirurgia só em último caso!!! e pra quem vai fazer, aconselho o Dr. Malucelli, pois ele é bem experiente no assunto.

Anônimo disse...

Encontrei na internet um produto chamado Eredicane (GABA) que quando tomado acaba com o rubor facial, só que ele é importado. Se alguém souber onde se vende no Brasil, por favor comentar.

Anônimo disse...

EREDICANE trabalha para proporcionar alívio a longo prazo porque trata as causas fisiológicas(SISTEMA NERVOSO SIMPATICO HIPERATIVO)e por reduzir ou eliminar o rubor facial em vez do sintoma (vermelhidão na face).

Anônimo disse...

EREDICANE.COM

Leila disse...

Amigos, lí tanta coisa aqui que não imaginava que tudo isso pudesse acontecer. Eu fiz essa cirurgia faz 6 anos mais ou menos (simpatectomia) e graças a Deus deu tudo certo. Hoje me sinto mais feliz e confiante. Minha saúde é ótima. Uma pena que em algumas pessoas o efeito colateral tenha vindo até mesmo em forma de dores e principalmente arrependimento. Sorte e saúde. Abraços,

ed disse...

Parabens pelo blog fernando, fiz a cirurgia a 9 anos e foi a pior coisa q eu poderia ter feito, compensatoria severissima costas e peito, esses nossos medicos são grandes mercenarios, encontro me em uma situação psicologica pessima graças a isso, quem pretende fazer a cirurgia muito cuidado.

ed disse...

Parabens pelo blog fernando, fiz a cirurgia a 9 anos e foi a pior coisa q eu poderia ter feito, compensatoria severissima costas e peito, esses nossos medicos são grandes mercenarios, encontro me em uma situação psicologica pessima graças a isso, quem pretende fazer a cirurgia muito cuidado.

Larissa disse...

Oi...fiz essa cirurgia a quase dez anos e somente agora me aconteceu uma situação bem estranha que o médico que consultei disse que é provável que isso seja decorrente da simpatectomia. Qdo eu faço exercícios físicos, como corrida, depois de uns dez minutos meu rosto fica vermelho só de um lado. É bem assustador e constrangedor pq todo mundo repara na sua cara só metade vermelha. Queria saber se alguém teve alguma coisa parecida com isso depois da cirurgia pq estou achando mto estranho aparecer isso depois de tanto tempo.
Se alguém tiver alguma informação por favor me mande um email:
larissacavaretto@hotmail.com
Obrigada

Anônimo disse...

Realmente, essa cirurgia foi a maior CAGADA que fiz na vida sem dúvidas nenhuma.

Paulo Eduardo Garcia Pinheiro Sousa disse...

Oi Fernando, como vai?
Tenha certeza que eu entendo e, principalmente, compreendo seu desabor com os resultados ruins da cirurgia a qual você se submeteu, e, pra ser sincero, compartilho do medo de muitas pessoas a respeito dos efeitos colaterais que a simpatectomia pode ter. Ou devo dizer, compartilhava. Realizei a cirurgia no dia 22/11/2013, com o cirurgião Dr. Jorge Montessi, em Juiz de Fora - MG. Meu grande problema era a hiperidrose axilar. Sempre me incomodou e constrangeu, e eu estava disposto a qualquer coisa para resolver isso. Me informei BASTANTE a respeito dos efeitos colaterais e conversei com diversos médicos, pedindo por inúmeras opiniões. Apesar de algumas negativas que recebi, decidi por me submeter a cirurgia, pois não queria apenas sentar a aceitar que devia conviver com tal condição contra minha vontade. E pra ter ideia do tamanho da coragem que tive, sou estudante de medicina e pretendo me tornar um cirurgião, logo, a sudorese compensatória na mão acabaria com meu sonho profissional. Mesmo assim, fiz a cirurgia. E o resultado? PERFEITO. Minha sudorese axilar parou 99,9%, só transpiro quando faço MUITO esforço, e no máximo 2,3 gotinhas. Não tive sudorese compensatória em parte alguma. A única ressalva que tenho a fazer sobre o procedimento, é o pós operatório, que é muito doloroso e incapacitante, mas em duas semanas estava de volta à minhas capacidades normais. Não sou médico infiltrado muito menos tenho interesse que outras pessoas se submetam ao procedimento, o risco é de cada um, só estou compartilhando meu relato com você. Abraços e boa sorte! Deixo meu e-mail caso queira trocar alguma ideia: pauloedu.sousa@hotmail.com

Unknown disse...

Poxa eu tambem fiz esta cirurgia e sinto msm estas dores de que falou , não posso comer nada muito picande ou doce demais que começa me coçar a kbça e sinto até arrepios e sem falar que to transpirando o dobro na barriga e nas costas minhas roupas nao duram nada e sem falar no incomodo, parabens pela iniciativa mas agora fazer o que néh .

Unknown disse...

OLÁ PESSOAL,FIZ A CIRURGIA POR CONTA DO RUBOR FACIAL NO DIA 25 D EM OUTUBRO DESTE ANO, PORÉM AINDA FICO VERMELHA MAIS COM MENOS FREQUÊNCIA DO QUE ANTES,FICO VERMELHA AGORA SÓ EM CASOS QUE ESTOU NERVOSA OU ANSIOSA,NÃO COMO ANTES QUE FICAVA POR QUALQUER COISA.

TEM ALGUÉM AI QUE APÓS A CIRURGIA AINDA FICA VERMELHO(A)? POIS ACHEI QUE NUNCA MAIS IRIA FICAR VERMELHA POR CONTA ALGUMA.

kalini disse...

Bom dia...
tenho 20 anos, fiz minha cirurgia no dia 02/10/13 ñ me arrependo nem um pouco, faria de novo, dois dias antes da cirurgia li todos os comentários acima e pensei em desistir, mas fui em frente e fiz, a hiperidrose axilar que me incomodava muito, afetava minha auto estima, meu guarda-roupa ñ tinha blusas coloridas, hj me sinto bem comigo mesma, gosto do meu cheiro, sem aquele cheiro de suor que me incomodava muitooo...
fiz em belo horizonte, e recomendo que façam sim, é um risco pela compensatória, a minha é bem razoável ñ me atrapalha, minha família me apoiou e muito quando decidir fazer, se te incomoda faça sim, o meu pós cirúrgico foi muito tranquilo, nem uma dor q me incomodasse muito...
Qualquer duvida em relação, entre em contato pelo e-mail kalinilorrani@hotmail.com

kalini disse...

Bom dia...
tenho 20 anos, fiz minha cirurgia no dia 02/10/13 ñ me arrependo nem um pouco, faria de novo, dois dias antes da cirurgia li todos os comentários acima e pensei em desistir, mas fui em frente e fiz, a hiperidrose axilar que me incomodava muito, afetava minha auto estima, meu guarda-roupa ñ tinha blusas coloridas, hj me sinto bem comigo mesma, gosto do meu cheiro, sem aquele cheiro de suor que me incomodava muitooo...
fiz em belo horizonte, e recomendo que façam sim, é um risco pela compensatória, a minha é bem razoável ñ me atrapalha, minha família me apoiou e muito quando decidir fazer, se te incomoda faça sim, o meu pós cirúrgico foi muito tranquilo, nem uma dor q me incomodasse muito...
Qualquer duvida em relação, entre em contato pelo e-mail kalinilorrani@hotmail.com

Anônimo disse...

ola tenho 13 ANOS E SOFRO DE RUBOR FACIAL,TOMEI PROPRANOLOL E ADIANTOU!TIPO,VC SENTE Q FICA VERMELHO MAIS NÃO FICA!TOMEI QUANDO FUI APRESENTAR UM TRABALHO NA ESCOLA E TIPO,SENTI Q ESTAVA FICANDO VERMELHO, DAI COLOQUEI A MÃO NO MEU ROSTO PRA VER SE ESTAVA QUENTE E ESTAVA FRIO!FOI INCRÍVEL AGORA SEMPRE VOU TOMAR!

Rafhael Bianchi disse...

Postei um comentario alguns dias atrás dizendo que nao tinha dado certo minha cirurgia. Hoje volto aqui para dizer como estou após 1 mes e meio de fazer a cirurgia operando o T2 e T3 posso dizer. FOI A MELHOR COISA QUE FIZ NA VIDA. minhas mãos estao sempre secas. Minha cidade é muito quente e mesmo assim as maos estao sempre secas. Um pouco de compensatória sim na região do torax mas pra mim nao importa. O meu problema era nas mãos e foi resolvido. Nao tive a sorte de acabar tambem nos pés, mas também nao é o problema.

Estou muito satisfeito. Enfim pude acabar com esse problema.

EU ACONSELHO A VOCE QUE FEZ A CIRURGIA E NAO DEU CERTO, PROCURE UM MEDICO E CONVERSE SOBRE A OPERAÇÃO DO T4.

Rafhael Bianchi disse...

Postei um comentario alguns dias atrás dizendo que nao tinha dado certo minha cirurgia. Hoje volto aqui para dizer como estou após 1 mes e meio de fazer a cirurgia operando o T2 e T3 posso dizer. FOI A MELHOR COISA QUE FIZ NA VIDA. minhas mãos estao sempre secas. Minha cidade é muito quente e mesmo assim as maos estao sempre secas. Um pouco de compensatória sim na região do torax mas pra mim nao importa. O meu problema era nas mãos e foi resolvido. Nao tive a sorte de acabar tambem nos pés, mas também nao é o problema.

Estou muito satisfeito. Enfim pude acabar com esse problema.

EU ACONSELHO A VOCE QUE FEZ A CIRURGIA E NAO DEU CERTO, PROCURE UM MEDICO E CONVERSE SOBRE A OPERAÇÃO DO T4.

Rafhael Bianchi disse...

Postei um comentario alguns dias atrás dizendo que nao tinha dado certo minha cirurgia. Hoje volto aqui para dizer como estou após 1 mes e meio de fazer a cirurgia operando o T2 e T3 posso dizer. FOI A MELHOR COISA QUE FIZ NA VIDA. minhas mãos estao sempre secas. Minha cidade é muito quente e mesmo assim as maos estao sempre secas. Um pouco de compensatória sim na região do torax mas pra mim nao importa. O meu problema era nas mãos e foi resolvido. Nao tive a sorte de acabar tambem nos pés, mas também nao é o problema.

Estou muito satisfeito. Enfim pude acabar com esse problema.

EU ACONSELHO A VOCE QUE FEZ A CIRURGIA E NAO DEU CERTO, PROCURE UM MEDICO E CONVERSE SOBRE A OPERAÇÃO DO T4.

Anônimo disse...

Oi pessoal sofro de rubor facial to tentando pelo sus a cirurgia pq não aguento mais.

Anônimo disse...

ola , vou deixar aqui minha minha passagem com a a simpatectomia , sofria muito com a hiperidrose nas axilas e maos ,porem o que mais me incomodava e constrangia eram as axilas,pois semre estavam muito suadas , causando as temidas pizzas , que sempre me constrangeram, no mudo de hoge vcs sabem tudo que é diferente é criticado e motivo de chacota.
Bom transpirava dia e noite frio e calor, tinha que trocar de desodorante quase que de quatro em quatro dias e nem sempre sresolvia , ja exprementeitodos rolon ,aerosol talco creme , de todsas as marcas tipos e preços, ate que entao apos diversas pesquisas descbri a simtectomia , porem como disse nosso amigo a midia aqui no brasil e manipulada conforme interesses fianceiros. E quando a lemos parecemos ter encontrado a soluçao sob medida para os problemas . Porem como estamos vendo nao é bem assim.
Apos a cirurgia sendi dores para respirar e mecher os braços durante 15 dias e nao e como anunciado que no outro dia ja estara normal, pode trabalhar etco famoso suor compensatorio ah este pode ter certeza vem mesmo, no começo muito forte na transpirava apenas do ombro para cima ja o resto rsrs nao é facil !
POrem depois de algum tempo o corpo se regula, e nao quero dizer que o suor compensatorio para porem anas vai se definindo,Hoje tranpiro muito costas barriga virilha e pes e quando como algo picante o suor do rosto pinga no prato e ainda sim minhas axilas voltaram a transpirar , nao na mesma intensidade mais nao me livrei das pizzas , e tambem porque senao me desidrato por agora todo o corpo transpira.
A quem pensa em fazer pense bem acho que o custo beneficio nao vale muito a pena e trocar um problema por outro, porem acho que cada um sabe o grau de contrangimento que a hiperidrose causa e se vale a penas os riscos devido ao grau que vc sofre.
tem outro metodos como remedio que apesar eu tentei e funcionaou muito bem no começo porem como os desodorantes meu corpo se acostumou , porem cada organismo reage de uma forma .
bom pensem bem e boa sorte

handerson disse...

Nos primeiros dois meses após minha recuperação da cirurgia, pensei realmente que tinha me curado, fiz pq transpirava muito nas axilas até no inverno de 12 graus com blusa eu suava, nos primeiros meses mesmo jogando bola e na academia nao transpirava mais nos braços. pensei que tivesse curado, foi entao que comecei a transpirar muito nas pernas de escorrer e molhar as meias, e hj mesmo depois de um banho quente e de me sentar em frente a tv transpiro por todo o corpo, menos no pescoço e na cabeça, meu cabelo nem molha mais qdo corro, hj relamente estou muito pior do antes. antes era so os braços hj é tudo, nunca tive mal cheiro nas axilas, e hj nas calças meia sinto um certo odor inagradável, me arrependo muito de não ter encontrado esse blog antes, mesmo tendo feito varias buscas pela net a respeito da cirurgia. operei em abril/2013 e em novembro de 2013 voltei ao mesmo médico pra lhe mostrar o q tinha acontecido, foi então que ele disse q existem raras exceções que pode acabar voltando, e me receitou um tarja preta pra ansiedade segundo ele o maior motivo do meu suor, claro que não tomei! pensei em procurar outro cirurgião pra ver o que ele diz a respeito. facebook.com/Handerson Henrique Pereira

Anônimo disse...

oi fl seu email pra gente conversar....

Anônimo disse...

Li esse depoimento acima e resolvi tomar o propanolol...gente to super satisfeia melhorou mt meu rubor facial aconselho a tamarem to super feliz com o resultado.

Anônimo disse...

Olá,meu nome é Francisco e descobri esse blog,pois tinha o interesse de realizar a cirurgia de simpatectomia para tratar de rubor facial(que é o que mais me incomodava)e um suor moderado nas mãos,axilas e pés).Vou contar a minha história.Desde os 9 anos sofro com o rubor facial,por ter a pele muito clara,o meu vermelho é beem evidente quando fico constrangido,muito mesmo,era pior quando eu tinha acne,que no meu caso foi muito forte.Posso dizer que sofri por 10 anos com essa vermelhidão exagerada por causa da timidez.Sofri bullying na escola,antes eu ficava vermelho só quando estava com vergonha,mas de tanto os meus colegas me enxerem o saco,eu passei a ficar vermelho por qualquer coisa.Era muito chato quando todo mundo da sala virava a atenção pra mim e falava e criticava:"NOSSA,VOCÊ TÁ MUITO VERMELHO,começavam a rir,a colocar apelido,eu não tinha coragem de fazer perguntas ao professor,de falar alguma coisa que eu sabia,pelo simples medo de ficar mega vermelho e todos me criticarem.Meus colegas eram tão ridículos,que todo vez que eu ficava vermelho eles me criticavam,TODA VEZ,parecia que eles não sabiam que eu ficava vermelho,parecia que era uma novidade.Eu achava que eu era a única pessoa no mundo que sofria disso.Eu não entendia,porque eu tinha isso.Vi uma pessoa aqui no blog falando que preferia ficar vermelho do que ter suor exagerado.Pois,eu digo pra essa pessoa,a gente nunca sente a dor do outro,só sente a nossa.Então,não fale o que você não sabe ou não sente.
Depois disso,comecei a fazer tratamento psicológico e me ajudou muito.Não me ajudou a não ficar vermelho,eu continuo ficando vermelho,mas eu passei a enfrentar a situação.Hoje,não me importo se eu fico vermelho e todo mundo fala.EU NÃO TO NEM AÍ,QUE SE DANE TODO MUNDO,EU NÃO TO NEM AÍ PELO QUE PENSAM DE MIM,deixo eles ficarem falando.Quando eles falam alguma coisa,eu digo:E daí?Eu sou assim mesmo...
NINGUÉM VAI ME IMPEDIR DE REALIZAR MEUS DESEJOS,meus sonhos.Hoje,eu saio de boa,converso com qualquer pessoa,faço perguntas ao professor.Mas,isso leva um certo tempo,é claro.A gente vai ganhando força com o tempo.Quando você tiver com medo de ficar constrangido,vai lá e enfrenta.Tipo,eu não tinha coragem de expor minha opinião para um grupo de pessoas,mas depois que eu falei pra mim,eu vou enfrentar,e vou falar,não importa o que aconteça,com o tempo eu fui perdendo o medo de me expor.É CLARO,QUE EU SEI QUE É MUITO DIFÍCIL,EU SEI COMO É,O QUE VOCÊS SENTEM.MAS COM O TEMPO A GENTE VAI GANHANDO FORÇA pra enfrentar a situação.Hoje,eu levo na boa,quando fico ruborizado.Mas eu sofri sim...
Por isso,eu digo pra vocês,não deixem de fazer o que vocês têm prazer,o que vocês sonham, por causa desse medo.O que as pessoas pensam sobre vocês,é problema delas.
Se tiver difícil,procurem ajuda psicológica,pra mim foi muito bom...
Para os que sofrem de suor exagerado,já ouvi falar que o botox é uma ótima opção,consultem um bom dermatologista.Parece que o nível de satisfação é alto,acho que dura uns 6 a 8 meses,não sei direito.
Bom,é isso,espero ter ajudado.
Abraço!!

Anônimo disse...

Fiz a simpatectomia e não tenho do que reclamar exceto do suor compensatório (o que em vista de antes nem me incomoda. Minhas mãos e axilas estão sequinhas e meus pés transpiram pouquíssimo). Mtas dessas pessoas fizeram a cirúrgia há mtos anos. Atualmente mta coisa na medicina mudou. O meu médico tirou todas as minhas dúvidas em todas as consultas. E dor td mundo sente pq é uma intervenção cirúrgica, minha mãe fez uma esterectomia abdominal e sente dor nas costas até hj, por conta da anestesia. Mais uma vez, procure informação acima de tudo com seu médico, na internet existem informações duvidosas. Fernando não estou dizendo que seu site seja duvidoso, não posso falar nada. Vc está certo em expôr sua situação, mas as pessoas devem buscar orientação com seus respectivos médicos, e procurar médicos e hospitais bons. Parabéns a todos que expuseram suas situações e a todos que fizeram a cirurgia e tiveram o resultado desejado.

Anônimo disse...

Olá a todos, acabei de fazer uma Simpatectomia na semana passada, os resultados são imediatos, já não estou a usar das mãos nem das axilas e já não fico vermelho quem nem um pimento, fiquei com mais coragem para enfrentar a sociedade. No trabalho não tenho medo do meu chefe e já não fico todo atrapalhado é fantástico. Ė verdade que a cirurgia não ė fácil, mas não ė nada que não se suporte. O meu problema é agora que sinto dores umas pontadas nas costas, será que alguém me pode dizer quanto tempo vai demorar estas dores a passar?

Anônimo disse...

Olá,meu nome é Juliana,tenho 27 anos...depois de muito pesquizar e mesmo com todos esses comentarios negativos em relação a cirurgia vou realizá-la na segunda semana de Janeiro/14...não aguento mais essa vida,sofro dmais,ja tentei de tudo,no começo resolve,mas com o passar do tempo volta como antes.
Tenho fé que tudo vai dar certo.

Débora disse...

Boa tarde,
Pesquisando na net a respeito da Simpatectomia e pelo que vejo devo ser a única que felizmente não sofreu tanto ou definitivamente com os efeitos colaterias da cirurgia. Sofri durante mnha adolescência com constrangimentos que por muitas vezes dificultaram meu convívio social, pois tinha sudorese axilar. Quando soube da cirurgia não tive dúvidas de que queria fazer, busquei muitas informações a respeito de todos os efeitos, procurei um médico vascular que disse que não faria, pois considerava estética ( eu fiquei ofendida) pois para mim ele desprezou o meu sofrimento, porém gostei da sinceridade dele a respeito da Sindrome de Horner e outros problemas como sudorese compensatória, mas eu estaba muito decidida. Felizmente a cirurgia foi bem sucedida ( foi realizado por um amigo desse médico - inclusive com especialidade em oncologia) e tive sim um pós-operatório muito dolorido, quase não conseguia respirar, muitas dores nas costas e pulmão, tive sudorese compensatporia nas pernas, nas costas de molhar o lençol, depois um ressecamento extremo nas mãos que chegava a sair ( pó) de tão seca, mas tudo isso de forma extrema foram somente em 3 meses depois foi amenizando e hoje apesar de que se tiver muito calor, transpiro um pouco nas costas e barriga, mas sinceramente? foi a melhor coisa que fiz em termo de melhora de qualidade de vida, porque não tem coisa pior que se sentir prisioneiro de uma condição fisiológica... Sendo assim quero também deixar meu depoimento e que quando optamos por um processo cirurgico seja ele qual for sempre, sempre, sempre há riscos. A questão é estar certo de quer correr os riscos e não condenar um médico ou um procedimento quando dá errado... Pois para mim só trouxe alegrias...

Anônimo disse...

Olá,
sofro de hiperidrose desde pequena nas mãos e nos pés, eu ficava mto triste por não poder calçar sandálias nem rasteirinhas nem nada,
mas agora minha hiperidrose não contente em só aparecer nas mãos e nos pés, foi para a região da virilha, do bumbum e desce para as pernas, tenho que andar com 2 desodorantes na bolsa que só disfarçam o odor porque o molhado é permanente.
nem pensar em calça clara, só jeans escuro.


é desesperador, vou passar no hc em fevereiro pra ver oque podem fazer por mim, mas enquanto isso vou usar o Retemic, que eu acabei de ler na internet que pode ajudar a combater a hiperidrose.

Anônimo disse...

Alguem ja experimentou eredicane?

http://www.ventausa.com/p/10902/Eredicane-Suplemento-que-ajuda-a-reduzir-o-rubor-facial-Eritrofobia

jessica 23 anos disse...

ola me chamo jessica tenho 23 anos! voces nao estao sozinhos sou mais uma com a simpactomia uma doença muita incomoda...eu trabalho com vendas e nao e facil depois de realizar uma venda ter que agradeçer o cliente pegando na mao e ele sair limpando..nada mais constrangedor,ja pensei em fazer a cirurgia hoje ja nao penso mais ,depois de atender uma cliente e ela me contar que fez a cirurgia mas depois de seis meses comecou a suar o dobro fiquei triste por ela mas...e a vida.

Felipe silva disse...

Meu nome é Felipe ,tenho 23 anos,eu fiz essa cirurgia há pouco mais de 2 anos, estou muito feliz com o resultado, meu problema não era o rubor mas sim o suor nas mãos e nos pés, já passei por situações horríveis ao ponto de cair numa ladeira devido ao suor no pé, o único problema que tenho é o compensatorio que não vejo como um problema, meu compensatorio é nas coxas e nas costas e geralmente quando estou durmindo o meu suor é quente como sabemos pode ser suor frio ou quente aí acordo com as pernas pegando fogo, tomo um banho e está resolvido. Prefiro suar as vezes quando durmo as vezes mesmo é muito raro porém acontece, por fim eu estava ciente disso pois meu medico já havia me alertado,Dr. Antônio Césio (cirurgião torácico e cardiovascular) antes de chegar a essa cirurgia, passei pela dermatologista que me passou uma pomada, a qual usada 3 vezes ao dia (manhã tarde e noite) resolvia em até 75% meu problema minhas mãos e meus pés já não pingavam mais, ainda me passou uma forma alternativa de tratamento com chá mate que tem uma propriedade de bloquear os poros uma ou duas vezes na semana eu passava cerca de dez minutos ou mais com os pés a mãos no chá morno realmente funciona mas para casos que no suor fosse pouco, como o meu era muito cheguei a cirurgia que mudou minha vida pra melhor, não me arrependo e faria novamente. Deixo meu e-mail caso tenham algo a esclarecer: felipe.silva.p@ hotmail.com

Anônimo disse...

Nossa gente obrigado por me alertarem ia fazer a cirurgia em março.. Mas nao vou mais...

Anônimo disse...

Pessoal, encontrei esse blog tarde demais. Parabéns pela iniciativa Fernando. Fiz a cirurgia em 2007, em Bauru Sp. Suava as mãos e axilas. Como já disseram: Nada é tão ruim que não possa piorar. E como piorou! Pra quem não fez, terem uma idéia, imaginem seu corpo inteiro de uma hora pra outra virar um chafariz. É como se o seu corpo se transformasse numa axila gigante suando e escorrendo suor o tempo todo. Um constrangimento e sofrimento inimaginável. Nunca pensei que costas, peito, barriga, virilha bumbum, pernas e pés pudessem suar tanto. Meu sonho se transformou em pesadelo, sem a possibilidade de acordar. Depois de muita pesquisa, descobri que a compensatória não é um risco como me disseram e sim um fato consumado. No entanto, depois de quase enlouquecer, literalmente falando, descobri uma fórmula, que tem vários nomes fantasias, mas que são a mesma coisa. Mando manipular em Farmácia de manipulação que fica bem mais barato é a seguinte: cloreto de alumínio 25%, dimeticona 1%, álcool qsp. Uso da seguinte forma: a noite antes de dormir, nú e com o ventilador ligado, pra secar mais rápido, passo esta fórmula, por todas as áreas que suam demais, com uma luva de pintar cabelo nas mãos. Espero secar e vou dormir. No outro dia, tomo banho e já percebo uma melhora grande. Repito a operação na noite seguinte. Gente é um malabarismo, não é nada legal, mas felizmente só assim consigo ter uma vida social sem me sentir um extra terrestre. O efeito do produto dura dias e eu só repito quando começa o derramamento de suor novamente. Obs: percebi que na hora de passar a fórmula no corpo, irrita menos a pele colocando um pouquinho de agua. Pessoal, apenas quis contribuir com a minha experiência. Sei que conselho não atinge muitas pessoas, devido ao desespero para se livrar da hiperidrose, na ilusão que a cirurgia é a solução. Vou dar mesmo assim: NÃO FAÇAM ESSA CIRURGIA, NÃO TEM COMO VOLTAR ATRÁS, ELA PODE SER A PIOR ESCOLHA DA SUA VIDA. Gostaria de descobrir se existe reversão, mas até onde eu pesquisei não encontrei nada otimista. Abç a todos.

Rubor Facial disse...

Olá!

Vendo os comentários realmente dá para ficar com o "pé atrás", mas gostaria de saber qual(is) consequência exatamente tiveram? Eu também fiz a cirurgia, graças a Deus com um ótimo profissional e fiquei super bem, melhorei meu rubor em até 80%. Nos próximos dias irá no programa bem estar, na rede globo, uma reportagem sobre rubor facial, olhem no site, pode ser interessante.

danielaschivi@gmail.com

Rubor Facial disse...

Olá!

Vendo os comentários realmente dá para ficar com o "pé atrás", mas gostaria de saber qual(is) consequência exatamente tiveram? Eu também fiz a cirurgia, graças a Deus com um ótimo profissional e fiquei super bem, melhorei meu rubor em até 80%. Nos próximos dias irá no programa bem estar, na rede globo, uma reportagem sobre rubor facial, olhem no site, pode ser interessante.

danielaschivi@gmail.com

Anônimo disse...

Fiz essa cirurgia em Dezembro de 2010, dias após ao procedimento achei que tinha resolvido o meu problemas, mas gradativamente percebi que o suor estava voltando nas axilias e lugares do meu corpo onde não transpirava.
Isso se tornou um transtorno, pois se transpirar pela axila já era um transtorno, imagina transpirar pelo resto do corpo.
Um dos problemas mais sérios é que não posso passar maquiagem, pois se transpiro derrete tudo, se lavo a cabeça e saio quando o sol está forte o meu couro cabeludo fica molhado. São raras as vezes que eu não transpiro.
Fiz a cirurgia na esperança de poder usar roupas coloridas, mas continuo com o preto e o branco, pois outra cor denuncia o estado do meu corpo.
As vezes tomo o remédio chamado Retinic, mas os efeitos colaterais são horríveis, seca todo o seu corpo, principalmente a garganta e chega a sangrar.
Queria resolver esse problema, pois transpirar em dia de frio ou calor é horrível e sem contar a dor nas costas que eu tenho que não sabia que poderia ser dessa cirurgia.

Anônimo disse...

Olá galera,

Eu fiz a cirurgia em 2012 e realmente os efeitos do rubor melhoram consideravelmente, no entanto, não foi 100%. Em relação a compensatório é muito complicado e constrangedor, deixei de usar muitas roupas e a frequentar muitos lugares durante o dia, devido ao sol e calor, resido em Goiás onde é muito quente a maior parte do ano, as roupas literalmente enxarca nas costas e peitoral. Minha reversão está marcada para o final de fevereiro, espero que este "suor" diminua, vou arriscar, consultei outro médico antes da reversão, ao fazer uma pergunta, ele me orientou a fazer a retirada dos clipes e foi muito sincero me dizendo da seguinte forma: "Você terá melhoras, no entanto, não voltará ao que era antes, e como se fosse um cabo/gio de energia, se você emenda-lo a energia vai passar, mas não é a mesma coisa de um fio intacto" . As vezes também sinto dores nas costas, mas nada muito comodo. A decisão de fazer esta cirurgia é muito pessoal, analisem direito, caso eu tivesse colhido mais informações na época, não teria feito. Aconselho para quem tem rubor procurar psicologo e fazer acupuntura, ajuda muito, e em situações especificas façam uso de remédios para ansiedade.

Anônimo - GO

handerson disse...

Olá se alguém tiver um caso parecido com o q relatei e quiser conversar, na data de 20-12-2013 eu postei minha história aguardo contatos
handersonhp@gmail.com

handerson disse...

SE ALGUÉM AINDA ESTIVER PENSANDO QUE SEU CASO É GRAVE E AINDA VAI ARRISCAR EM FAZER A CIRURGIA POR FAVOR NÃO FAÇA!!!!!!!!!!!!!
LEIA OS VÁRIOS COMENTÁRIOS DESSE BLOG, SÃO RARÍSSIMAS AS EXCEÇÕES, ESTOU 10X PIOR Q ANTES TOTALMENTE ARREPENDIDO

jorge disse...

fiz a cirurgia ha 5 anos atras, sofro de mais com a compensatória, não aguento mais usar camisetas pretas, moro no rj calor de 40 graus, transpiro muito na barriga costas e pernas se eu ficar com esta roupa suada e deixar ela secar no corpo fica com um mal cheiro insuportavel, peço para as pessoas que estão pensando em fazer a cirurgia que não façam, pois estarão fazendo a pior besteira de suas vidas, alguem tem alguma dica para diminuir o odor que ficam nas roupas??

Anônimo disse...

Olá, alguém tem alguma relato de melhora nos efeitos da compensatório, após fazer a cirurgia de reversão (retirada dos clipes) ???
Será que é válido tentar a reversão ?

Anônimo disse...

Jorge,

Solidarizo-me com você.
Fiz minha cirurgia em 2007, a sensação de ficar todo encharcado de suor é terrível. Vivemos exatamente a mesma situação. Em pensar que antes eram apenas mãos e axilas. Era feliz e não sabia...
O que tem me ajudado muito e espero que te ajude também, é uma fórmula que mando manipular em farmácia de manipulação. (acredito que com a pele seca, você não terá odor). A composição é a seguinte: cloreto de alumínio 25%, dimeticona 1%, álcool qsp. Uso da seguinte forma: a noite antes de dormir, passo essa fórmula no corpo com uma luva nas mãos. Passo em todas as áreas que hoje tenho essa maldita compensatória; costas, peito, barriga, virilhas, nádegas e pernas. Como a fórmula é forte, coloco um pouco de agua pra amenizar a alergia. Passo isso estando no quarto com o ventilador ligado pra secar, e vou dormir. No outro dia, já percebo uma melhora grande. Na noite seguinte repito a operação. Gostaria de ter meu corpo de volta, mas como por enquanto isto ainda não é possível, com a fórmula, pelo menos não me sinto um chafariz ambulante e consigo ter uma vida social sem tantos constrangimentos. O produto age por algum tempo na pele. Só repasso de novo quando volto a transbordar de suor. Boa sorte amigo. Se tiver dúvida entre em contato. Abç

Anônimo disse...

Tenho o mesmo interesse em saber sobre a cirurgia de reversão, se souber de alguma coisa por favor, divulgue. abç

isabela disse...

oi fernando quase convicende de que eu ia fazer a cirurgia pq o meu rubor facil nao e aquela coisaaaaaa muiiito disconfortavel sabe tenho 17 anos mas quando eu era mais nova era pior agora to conseguindo mi controlar mais, mas o meu pior problema e o suor excessivo na mao e no pe e uma tragedia mi atrapalha basta ,mas dps que vi isso td nao vou fazer msm
e olha eu acho muiiito mas muito msm bacana sab isso q vc ta fazendo d alertar as pessoas pq vc realmente nao vai ganhar nada com isso e msm assim se preocupa achei muito legal da sua parte
bom eu realmente de coraçao espero que voce consiga reverter essa situaçao porque imagino como teve ser ruim
boa sorte pra ti
e fe em deus que vc consegui
se puder passar seu e mail eu agradeço
abraço !

Anônimo disse...

Pessoal, segue um relato de um paciente que operou com o Dr. Nuno Fevereiro em Brasília-DF:

Operei e cauterizei apenas T4, vou resumir: mãos secas, graças a Deus, um pouco de suor compensatório nos pés (não é NADA perto da hiperhidrose palmar).. Tive compensatório na barriga e costas, mas sumiram 7 dias após a cirurgia.. A dor parecia que não ia mais passar.. muita dor nas costas e no peito, mas no oitavo dia após a cirurgia melhorou absurdamente.. RECOMENDADA CIRURGIA com o Dr. Nuno.. é sério.. não acreditem em tudo que vcs lêem por aí.. Não tenho pq fazer propaganda do Dr. estou apenas falando a verdade..

Marcelo disse...

Olá a todos,tenho 41 anos e fiz esta cirurgia em 2010 devido ao rubor facial que atrasou minha vida em pelo menos 10 anos, em todos os sentidos. Foi por clipagem. O pior do rubor facial desapareceu, ainda fico vermelho, mas não com aquela intensidade e sensação de calorão. O que mais me incomoda é o suor excessivo nas costas e barriga. literalmente encharca as roupas. A diferença é que é um pouco mais fácil de esconder e atrapalha mais nos dias quentes, mas também causa angustia e sofrimento.
Hoje tenho duvidas se valeu a pena...

Unknown disse...

Essa cirurgia mudou completamente a minha vida PARA MELHOR. Discordo completamente dos efeitos colaterais, com exceção do suor compensatório, que é super de boa. Na verdade, você passa a transpirar como uma pessoa normal. Não tem nada disso de suor em dobro. Nada a ver. ESSA CIRURGIA É TOP. Eu fiz a minha no Felício Rocho há uns 8 anos atrás. Meu batimento cardíaco é de atleta, meus olhos são perfeitos, como pimenta normalmente. Acho triste desestimular as pessoas a fazer um procedimento que pode melhorar a qualidade de vida delas. Não é por que um nicho de pessoas tiveram problema que você vai ter também. Escolha um bom profissional, faça muitas perguntas, faça todos os exames que te pedirem e tenha fé. Acreditar é o primeiro passo para ter uma cirurgia bem sucedida. E fé em Deus.

Anônimo disse...

Alguém conheçe a clínica do suor de Pernambuco com o Dr. Wolfgang?

Unknown disse...

Saulo
Bem fiz a cirurgia a uns cinco anos atras e deste então perdi muitos momentos da minha vida ,pois o suor me incomoda ao ponto de eu nao me sentir bem ao ir a academia e suo muito nas costas e barriga , se eu pudesse voltar ao passado nao faria em hipotese nenhuma.

Anônimo disse...

Gente, peraí, antigamente a cirurgia era feita de outra forma, atualmente é a chamada simpatectomia torácica por videotoracoscopia, muito menos perigosa (aliás, quase nada), onde são feitos 4 cortes que não chegam a 1cm (tanto que nem cicatrizes eu tenho). Melhorei da hiperidrose, não tive compensatória e nenhum outro problema, graças à Deus. A medicina avançou muito nessa questão, NÃO SEJAM PRÉ-HISTÓRICOS!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá Colegas, tenho 35 anos e convivo com este problema desde o início da minha adolescência.
Faço terapia há 5 anos e sempre trabalho em questões que estão por trás desta reação fisiológica, pois entendo que no meu caso, embora seja previsível os momentos em que me ruborizo, são questões de fundos emocionais (principalmente)que ativam isso em mim.

Já me poupei de diversas situações em que supunha que poderia me ruborizar, pelo simples fato de não ver exposta a minha insegurança e timidez.

Esta semana procurei um especialista em minha cidade (Belo Horizonte), para verificar a possibilidade da cirurgia. Saí de lá apos uma longa conversa com o Dr. que me citou inclusive exemplos de pessoas quem teriam realizado a cirurgia e superado fantasmas com os quais conviviam: desde artistas, a esportistas e políticos. Não bastando, ele foi muito incisivo em dizer que as possibilidade de efeitos colaterais eram remotas e com baixíssimos percentuais de risco.
Confesso que a conversa com o Dr. foi bastante sedutora e por muito pouco não sai de lá com a cirurgia já agendada, não fosse o medo de submeter a ela e a possibilidade de conviver para sempre com os efeitos colaterais, que com base nos relatos acima pude ter acesso.

Já experimentei anti-alérgicos, anti-depressivos e nenhum NENHUM deles resolveram, mesmo que em momentos específicos as manchas que tomam conta do meu rosto, pescoço e orelhas, quando estou sob uma situação de stress, deslocamento, timidez, insegurança...

O valor da cirurgia era R$ 5000,00 pelo trabalho do médico cirurgião.

Anônimo disse...

Olá, prometi que deixaria meu comentário depois da cirurgia,então,recentemente, fiz a cirurgia para ser exato 30 de janeiro de 2014, a cirurgia é muito simples e tranquila,sem falar na anestesia geral na qual vc nem percebe nada do procedimento, logo depois da cirurgia descobri onde seria meu suor compensatório (nádegas, pernas e pés), fiz a cirurgia para tratar o suor localizado na face e axilas somente, foram septados o T4 e T5, concluindo não me arrependi e estou super feliz apesar da compensatória, se precisa-se faria de novo, fiz em BH, recomendo, abraços a todos.

Anônimo disse...

Olá, Fernando. Fiz essa cirurgia no início de 2013, acreditando ser a cura pra meu problema ao diminuir rubor, palpitações, etc... pois sofro de fobia social + síndrome de ansiedade. Graças a Deus, o suor compensatório melhorou horrores após 1 ano, pois estava insuportável, eu precisava me acabar em Driclor pra não encharcar minhas roupas. Não recomendo retemic a ninguém, pois li que dá disfunção sexual. Graças a Deus, problemas como mãos geladas e palpitações fortes, nunca mais senti, porém os tremores nas minhas mãos e boca aumentaram horrores, não tenho tanta certeza se foi mesmo causado pela cirurgia, mas minha vida virou um inferno após isso.

Anônimo disse...

Estou com a cirurgia para reversão (retirada dos clipes) marcada para o dia 28 de Fevereiro, ainda estou inseguro se vai haver melhoras no suor compensatório (costas e barriga) que tem atrapalhado por de mais minha vida, ainda mais com essa calorão. Se alguém tiver algum relato da reversão ficaria grato!!!

Geeh disse...

Eu transpirava apenas na axila e rosto. Depois da cirurgia continuo a transpirar no mesmo lugar e tenho suor compensatório no peito barriga, costas, coxas e pernas, ou seja, praticamente no corpo todo. Isso é que é o pior, além de não ter dado NENHUM resultado ainda passei a transpirar em vários lugares que não transpirava, fora as cicatrizes que ficam!

Anônimo disse...

Vale a pena tentar a cirurgia, pq quem tem rubor sabe como é dificil viver com essa praga, assim q tiver condições vou fazer essa cirurgia, mas vou pra curitiba lá deve ser mais confiável.

Anônimo disse...

Mas gostaria de saber além desse remédio propranolol se existe outros q possa ajudar no momento do rubor?

Unknown disse...

Queria saber se alguem ja fez a reversão com o Dr Malucelli, com a religação do nervo. Deu certo?

Anônimo disse...

Olá!
Fiz a cirurgia em marco do ano retrasado, eu tinha sudorese nas axilas apenas, mas quando crianca eu tinha nas maos, acho que quando virei adulta mudou, pois meus problema na axila comecou uns 5 anos antes. Enfim... qnd procurei pela cirurgia me informei sobre o melhor médico, e lá o mesmo me disse tudo isso que vc esta dizendo de todos esses contras, ate de que a cirurgia poderia nao funcionar ou meu corpo dazer outro caminho para eliminar essas águas.
Eu morria de vergonha mesmo das minhas axilas e evitava usa camisa de manga, depois da ciruriga sou cok certeza mais feliz, mas claro que existe os efeitos como o próprio medico esclareceu. Hoje tenho um pouco nos pés mas nada em.excesso e que um talco nao resolva, suor na barriga qnd estou com calor mesmo. Tb tenho o suor qnd estou de barriga muito cheia, igual se eu estivesse comendo comida picante, e o que me incomoda um pouco é a boca seca e rosto seco, por ter eliminado a agua aqui em cima.
Mas gracas a Deus eu sabia dos risco e ainda sim achei válida e nao me arrependo ate hoje.
Desculpe se ofendi alguem, mas acho que tive sorte com a cirurgia e nada dos efeitos me pegou de surpresa.

Anônimo disse...

Olá, farei a minha amanhã. Depois conto como foi!

Anônimo disse...

Bom... meu nome é Camila, resolvi vir até aqui pra contar a minha experiência com a simpatectomia, fiz ela dia 17/02/2014 em Caxias do Sul/RS, uma semana atrás, antes de fazer entrei nesse blog e fiquei até com medo de fazer, mas como o suor nas axilas me incomodava muito mantive a minha decisão e fiz a cirurgia, desde o dia da cirurgia já não suo quase nada nas axilas, ainda é bem recente mas eu gostei do resultado, claro nos primeiros dias dói e isso me fez pensar... - pq tinha feito? mas hoje já praticamente recuperada (amanhã tiro os pontos), estou feliz com o resultado, tenho suado um pouco em baixo dos seios e nos pés... acho que quem quer fazer essa cirurgia tem que pensar bem, se realmente o suor incomoda muito, mas no meu caso tudo ocorreu bem... não tenho nenhuma sequela... graças a Deus. Bom... escrevi aqui pq quando estava pensando em fazer tive vontade de saber das experiências de outras pessoas... um abraço gente!!

Anônimo disse...

Gostaria de perguntar se alguém sabe de mais algum remédio que possa auxiliar no rubor facial além do propanalol. Eu nunca tinha tido esse problema, mas principalmente após a minha faculdade, parece que por qualquer motivo meu rosto enrubesce. Vi comentários relatando que esse rubor possa ser em decorrência do início da vida de responsabilidades, mas no meu caso é pior ainda, pois estou iniciando carreira de advogada, e imagina como me sinto diante de um rubor se nem mesmo vou me sentir a vontade de conversar com meu cliente? Será que calmantes naturais para o dia-a-dia, como o passiflorine ou maracujina, não são úteis? Abraço a todos!

claudio disse...

Olá,também cai neste erro,queria saber se alguém de vocês tiveram efeito colateral das pálpebras caírem,e como fica, tampam os olhos ou com tempo a pálpebras voltam como eram antes, o meu corpo ficar todo o tempo quente mesmo quando esta fazendo frio o corpo permanece quente e transpirando muito no corpo todo,alguém poderia me responder se tem o mesmo problema?
meu imail é claudio.donato.gomes@hotmail.com,obrigado!

claudio disse...

Queria saber se alguém já fez a reversão com o Dr Malucelli, com a religação do nervo. Deu certo. imail é claudio.donato.gomes@hotmail.com,obrigado!

claudio disse...

Boa noite!alguém poderia me indicar um profissional de Belo Horizonte para tentar a reversão da cirurgia ou mesmo tentar diminuir o suor nas costas e na barriga e nas pernas,se alguém souber por favor deixem aqui o endereço e o nome do médico neste imail que vou passar ,obrigado!!!!!claudio.donato.gomes@hotmail.com,obrigado!

Steven disse...

Olá a todos,
Dia 25-02-2014 realizei a cirurgia simpatectomia por clipagem porque sempre sofri de rubor facial patológico incontrolável, ou seja estava numa situação em que ninguém já me podia dizer-me nada, falar comigo que ficava de imediato corado no rosto, uma situação bastante desagradável que me levou a tomar coragem e realizar tal cirurgia. Espero que dê certo, mas só no final deste ano é que posso confirmar se resolveu realmente o meu problema! Força a todos. Esta cirurgia é considerada de estética. Não tinha suores mas sim apenas rubor facial. se quiserem contactar-me enviem e-mail para oliveira.steven@gmail.com .Vivo em Lisboa (Portugal). Abraços e coragem para todos. Steven Oliveira.

Ivan disse...

2001, 13 anos atrás, quando tinha 18 anos (estava no momento servindo o quartel) fiz uma cirurgia de Simpatectomia Torácica Bilateral Videotoracoscópica, pois tinha hiperidrose excessiva nas axilas, mãos e pés, principalmente nas axilas e sola dos pés e menos (porém, ainda transpirava anormal) nas palmas das mãos. Desde essa cirurgia, hoje já com 30 para 31 anos, minha sudorese aumentou demais, agora transpiro excessivamente praticamente no corpo todo, principalmente nas costas desde abaixo da linha dos ombros até abaixo da cintura, no tórax, nos joelhos e canela, na sola dos pés, na virilha, nas axilas e na cabeça (na nuca e em volta das orelhas). Andei pesquisando na internet e parece que sofro de Hiperidrose Compensatória. Só uso camisas pretas e calças escuras, pois senão fica tudo muito marcado de suor, é um sofrimento enorme, acreditem em mim. Posso estar no carro ou em casa com o ar-condicionado ligado bem forte que continuo transpirando. Agora no verão o sofrimento aumenta, dá pra notar as bolhas de suor brotando dos meus poros. É constrangedor demais.

Estou pensando em começar a aplicar Driclor nessas regiões (quase que no corpo todo) em uma tentativa de reduzir essa sudorese excessiva, tomara que dê certo.

Não sinto dores nas costelas e nem fiquei com pálpebra caída, apenas transpiro mais do que antes, um inferno na minha vida!

Alguém sugere alguma coisa para o meu caso?

Anônimo disse...



Galera,

Fiz a reversão (retirada dos clipes), ontem (28/02/2014) em Curitiba, nas próximas semana vou dizer os sintomas/melhoras. Eu desfiz o procedimentos devido ao suor compensatório forte!

A principio as cirurgia correu bem!!!
Ah conversando com os médicos, constatei que a simpatectomia tem sido mais interessante para tratamento do suor. Em relação ao rubor, é mais aconselhável outros tipos de tratamento (psicoterapia, acupuntura, remédios, etc)...

Daqui 15 dias eu volto com boas notícias, assim espero!

Steven Oliveira disse...

Pessoal para o Rubor Facial recomendo medicamento - CLONIDINA

http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=1507&tipo_doc=fi

- Este medicamento é muito bom para tratar o Rubor facial no entanto já fiz a cirurgia porque não queria estar a tomar a medicação a vida toda.

Boa sorte.

Anônimo disse...

Como foi a cirurgia

Ricardo Silva disse...

Steven deixei-te um e-mail.
Abraço

Ivan disse...

Comprei 100ml de Driclor manipulado, com a fórmula exata do original, mas ainda tenho a opção de mandar manipular mais forte, com 30% ao invés de 20%. Como nunca usei, vou fazer um teste com o de 20% e ver como vai ser a reação, se for tudo bem, passarei a manipular com 30%, pra secar até pedra de gelo. Vou começar a literalmente "tomar banho" de Driclor, uma vez que vou ter que aplicar quase que no corpo todo. Vamos ver o resultado...

Bianca Becker disse...

Pessoal, eu fiz a cirurgia em novembro de 2013, no hospital de clinicas de Porto Alegre-RS, o mais incrível, pelo SUS. Eu sofria de hiperidrose aguda e ocorreu tudo bem, nada deu errado! O resultado é compensante, vale à pena! A única coisa que foi ruim foi o pós operatório que é doloridinho, mas no mais tudo bem! Uma dica, na dúvida, não faz! Nosso psicológico precisa estar bem e você tem que querer muito, porque senão acaba não fazendo! Segue a tua intuição que tudo dará certo! Estou muito feliz com o resultado, realizada! Agradeço muito o super atendimento do Hospital de Clínicas.

RD disse...

Bianca você tinha hiperidrose em qual local? Será que o hospital de clinicas de POA faz para Rubor? Tb sou do Sul.

Unknown disse...

Olá, fiz a cirurgia simpatectomia no começo de 2012, antes eu suava apenas nas mãos e axilas, depois de feito essa cirurgia, estou quase em depressão, não posso ir até a padaria sem chegar lá com a camisa toda molhada.
Essa cirurgia foi a pior coisa que fiz na minha virada, não tenho mais vida social.

alguém conseguiu amenizar a compensatório, caso queira podemos conversr por e-mail mesmo andersonvieirade@gmail.com

Leila disse...

Olá Fernando, sinto muito por sua experiência ter sido tão problemática.. O que era pra ser a solução para um problema se tornou uma porta para tantos outros entrarem em sua vida. Fiz a mesma cirurgia há 2 anos atrás, e retornei no cirurgião após 1 ano e meio como ele havia me solicitado fazer.
Minha sudorese nas mãos passou, a das axilas diminuiu um pouco, quase nada, eu não tinha suor na cabeça ou rosto.

O médico me perguntou se eu me arrependi, eu disse que não pois embora eu tive também como tantas outras a sudorese compensatória, meu maior problema ( que eram as mãos) foi sanado.

Foi um preço caro a se pagar, pois a compensatória é complicada.. Mas no meu caso eu acho mais contornavel suor nas pernas e nas costas do que nas mãos.

Antes da cirurgia ele me mostrou fotos de pacientes das quais a compensatória foi bem problemática e disse que é um risco que a pessoa corre e que eu deveria decidir se queria isso ainda.

Nos primeiros 6 meses depois da cirurgia ele me disse que poderia passar a compensatória num prazo de até 1 ano. Um ano depois eu ainda continuava com as mesmas compensatórias, e então ele me disse que se eu operasse hoje ao inves de ter feito ha 2 anos atrás provavelmente não teria compensatória nenhuma. Ele disse que hoje evoluiram com a cirurgia e que se os nervos seccionados forem os das costelas mais altas, maior chance de compensatoria, e quanto mais baixo menor chance. E disse que depois que passaram a fazer das costelas mais baixas, os pacientes passaram a ter entre nenhuma a muito pouco de compensatória.

Acho que todos estamos sujeitos a esse tipo de coisa, já que a cirurgia é irreversível temos mesmo que pensar se vale a pena o risco de se submeter ao procedimento, pois uma coisa foi ver fotos de outros pacientes com compensatória, outra coisa foi ter ela todos os dias.

Antes de me submeter a simpatectomia toracica eu tomei por 6 meses um remedio que retia meu suor por um prazo de 12 horas, não era tão caro quanto o Retemic UD (uso diário) e era facilmente encontrado em farmácias de manipulação.. Oxibutinina

Era muito bom nas horas iniciais, você não suava, mas quando estava perto da hora de passar o efeito me senti a Cinderela quando bateu o sino da meia-noite. Sentia que o efeito estava passando porque de repente 'ligava' o suor.

Só me submeti a esse processo arriscado porque eu não queria ter que tomar nada de 12 em 12 horas pro resto da vida, além desses remedios que inibem o suor por algum tempo tambem afetarem sua urina (faz prender a urina e você não consegue urinar de jeito nenhum, nem forçando)

Eu diria as pessoas que procuram esse procedimento a pensarem bem antes de fazer, algumas pessoas conseguem conviver bem com a compensatória, outras não. E se possível mencionar o que meu médico disse, a respeito das secções serem feitas nas outras costelas..

Leila disse...

Olá Fernando, sinto muito por sua experiência ter sido tão problemática.. O que era pra ser a solução para um problema se tornou uma porta para tantos outros entrarem em sua vida. Fiz a mesma cirurgia há 2 anos atrás, e retornei no cirurgião após 1 ano e meio como ele havia me solicitado fazer.
Minha sudorese nas mãos passou, a das axilas diminuiu um pouco, quase nada, eu não tinha suor na cabeça ou rosto.

O médico me perguntou se eu me arrependi, eu disse que não pois embora eu tive também como tantas outras a sudorese compensatória, meu maior problema ( que eram as mãos) foi sanado.

Foi um preço caro a se pagar, pois a compensatória é complicada.. Mas no meu caso eu acho mais contornavel suor nas pernas e nas costas do que nas mãos.

Antes da cirurgia ele me mostrou fotos de pacientes das quais a compensatória foi bem problemática e disse que é um risco que a pessoa corre e que eu deveria decidir se queria isso ainda.

Nos primeiros 6 meses depois da cirurgia ele me disse que poderia passar a compensatória num prazo de até 1 ano. Um ano depois eu ainda continuava com as mesmas compensatórias, e então ele me disse que se eu operasse hoje ao inves de ter feito ha 2 anos atrás provavelmente não teria compensatória nenhuma. Ele disse que hoje evoluiram com a cirurgia e que se os nervos seccionados forem os das costelas mais altas, maior chance de compensatoria, e quanto mais baixo menor chance. E disse que depois que passaram a fazer das costelas mais baixas, os pacientes passaram a ter entre nenhuma a muito pouco de compensatória.

Acho que todos estamos sujeitos a esse tipo de coisa, já que a cirurgia é irreversível temos mesmo que pensar se vale a pena o risco de se submeter ao procedimento, pois uma coisa foi ver fotos de outros pacientes com compensatória, outra coisa foi ter ela todos os dias.

Antes de me submeter a simpatectomia toracica eu tomei por 6 meses um remedio que retia meu suor por um prazo de 12 horas, não era tão caro quanto o Retemic UD (uso diário) e era facilmente encontrado em farmácias de manipulação.. Oxibutinina

Era muito bom nas horas iniciais, você não suava, mas quando estava perto da hora de passar o efeito me senti a Cinderela quando bateu o sino da meia-noite. Sentia que o efeito estava passando porque de repente 'ligava' o suor.

Só me submeti a esse processo arriscado porque eu não queria ter que tomar nada de 12 em 12 horas pro resto da vida, além desses remedios que inibem o suor por algum tempo tambem afetarem sua urina (faz prender a urina e você não consegue urinar de jeito nenhum, nem forçando)

Eu diria as pessoas que procuram esse procedimento a pensarem bem antes de fazer, algumas pessoas conseguem conviver bem com a compensatória, outras não. E se possível mencionar o que meu médico disse, a respeito das secções serem feitas nas outras costelas..

Bianca Becker disse...

RD eu tinha hiperidrose nas mãos e axilas. Peguei encaminhamento para o clínicas no posto do SUS de minha cidade Taquara e depois de 1 ano e meio na fila de espera, eu e mais 5 pacientes fomos chamados e realizamos a cirurgia no mesmo dia, cortaram e cauterizaram os nervos simpáticos T2 e T3. Dr. Eider e Dr. Rafael foram os responsáveis pela minha cirurgia. Acredito que depende muito do profissional que nós escolhemos. A respeito dos mesmos, eu recomendo o trabalho e o super atendimento deles!

Anônimo disse...

pelo amor de Deus espero mesmo que vc não se mate, eu sei o quanto é horrível a hiperidrose (experiência própria) mas se a vida ta aí pra viver,vamos vive-la por mais complicada que seja, não vale a pena desistir de ser feliz e cara é com um relacionamento diário com Deus confiando que as coisas vão melhorar,é dificio sim, suar pra burro ou passar constrangimento por causa do rubor mas tem pessoas em situações muito piores do que a nossa, como quem está: tetraplégica,paraplégica,com câncer,aids e tal sinto muito aqueles que ainda sofrem depois da cirurgia....... Fiquem com deus

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia e achei ótima. Não tive nenhum desses efeitos colaterais mencionados, somente um pouco da compensatória, barriga e costas. Não me arrependo nem um pouco e acho que todas as opiniões devem ser respeitadas, e não criticadas.

Mariana disse...

Olá! Fiz a simpatectomia há 14 anos, na época, me lembro da felicidade de acordar com as mãos secas! Mas o suor no pé continuou e quando entrei em contato com meu médico, ele me receitou o retemic, eu usei durante 8 anos sempre muito satisfeita, pois estava tudo "sob controle" no entando, fui relacionando uma série de eventos que aconteciam na minha vida até que finalmente descobri que os medicamentos anticolinérgicos podem prejudicar a função cognitiva (e isso estava acontecendo comigo, com 28 anos!!!!!) Fiquei muito assustada, informei meu médico e parei de tomar.

Desde então tenho buscado outras opções, já importei glycopirrolato para uso tópico em uma farmácia canadense, já tentei driclor, odaban e todos os desodorantes disponíveis, já tentei meditação e nada funcionou! Suo muito nas costas, barriga, pernas, é horrível!

Esse verão foi o mais difícil da minha vida, sofri muito com o calor e... tenho uma notícia que não é boa.... Sinto que a compensatória é cada vez mais forte....
Queria saber se alguém já passou por isso, e como resolveu! Eu não sei mais o que fazer.

Para ser sincera, eu ainda assim prefiro ter feito a simpatectomia, pois antigamente meus pés e mãos ficavam inchados a ponto de não conseguir andar! Mas tudo o que eu mais queria era ser uma pessoa normal! Alguém conhece algum tratamento? Mesmo que experimental?

Anônimo disse...

Olá Fernando!

Bem. Obrigada por compartilhar tão valiosas informações, e espero q tenha se adaptado agora, dps de sua cirurgia.

Hoje, voltei da minha faculdade decidida a iniciar um tratamento contra o rubor facial. No meu caso, não são frequentes, mas quando ocorrem, me sinto muito mal socialmente já que me torno alvo de comentários vexatórios, mesmo que não mal intencionados...

Não sofre de suor excessivo (exceto nas pálpebras, e não entendo o porquê), sou considerada, pela minha turma, uma moça muito bonita, mas o rubor facial me deixa muito insegura, infelizmente..

Graças ao se blog,vou procurar outros tipos de tratamento (homeopáticos,se houverem), para não recorrer a cirurgia..

Obrigada! Você acaba de evitar que uma pessoa passe por essa cirurgia :)

Anônimo disse...

consultei um médico com grande referencia nesse tipo de cirurgia hoje e estou decidida a realizar a cirurgia de hiperidrose axilar, tenho 32 anos e sofro com esta doença ha 20 anos, não tenho vida social sou retraída e insegura, já passei por muitas situações constrangedoras. Alguém conhece o trabalho do Dr Gustavo Ramasco?

Ivan disse...

Como disse, comprei o Driclor manipulado de 100ml, recebi na 2ª feira e comecei a aplicar no mesmo dia. Como sofro de compensatória, estou tendo que aplicar no corpo inteiro, e como coça, coça demais, não arde. No momento da aplicação é refrescante, mas 5 minutos depois começa a pinicar e fica coçando quase que insuportavelmente por umas 3h, até que para de coçar e consigo dormir.

Resultados até agora (em apenas 2 dias de aplicação):

. Tórax, já reduziu o suor em 70%
. Costas, reduziu em 80%
. Barriga, reduziu 95%
. Ombros e nuca, reduziu 99%
. Axilas, reduziu 90%
. Toda a circunferência da cintura, reduziu 80%
. Nádegas, reduziu 50%
. Parte interna das coxas, reduziu 70%
. Parte externa das coxas, reduziu 80%
. Joelho e canela, reduziu 30%
. Sola dos pés, reduziu 50%
. Mãos voltaram a suar, muito de leve e totalmente suportável, vou passar a aplicar um pouquinho nas mãos

Estou por enquanto muito satisfeito com o produto.

Sinto minha pele bem esticada, seca, vou começar a usar hidratante.

Recomendo bastante o uso do Driclor, é muito inconveniente a aplicação, um sofrimento que dura umas 3h, mas o dia seguinte seco compensa.

Quando atingir um nível de 99% seco em todas as áreas, vou começar a aplicar apenas por 2x na semana, e penso em talvez comprar o manipulado de 30% para fazer essa manutenção.

_________________________________
Minhas mensagens originais:

2001, 13 anos atrás, quando tinha 18 anos (estava no momento servindo o quartel) fiz uma cirurgia de Simpatectomia Torácica Bilateral Videotoracoscópica, pois tinha hiperidrose excessiva nas axilas, mãos e pés, principalmente nas axilas e sola dos pés e menos (porém, ainda transpirava anormal) nas palmas das mãos. Desde essa cirurgia, hoje já com 30 para 31 anos, minha sudorese aumentou demais, agora transpiro excessivamente praticamente no corpo todo, principalmente nas costas desde abaixo da linha dos ombros até abaixo da cintura, no tórax, nos joelhos e canela, na sola dos pés, na virilha, nas axilas e na cabeça (na nuca e em volta das orelhas). Andei pesquisando na internet e parece que sofro de Hiperidrose Compensatória. Só uso camisas pretas e calças escuras, pois senão fica tudo muito marcado de suor, é um sofrimento enorme, acreditem em mim. Posso estar no carro ou em casa com o ar-condicionado ligado bem forte que continuo transpirando. Agora no verão o sofrimento aumenta, dá pra notar as bolhas de suor brotando dos meus poros. É constrangedor demais.

Estou pensando em começar a aplicar Driclor nessas regiões (quase que no corpo todo) em uma tentativa de reduzir essa sudorese excessiva, tomara que dê certo.

Não sinto dores nas costelas e nem fiquei com pálpebra caída, apenas transpiro mais do que antes, um inferno na minha vida!

Alguém sugere alguma coisa para o meu caso?

1 de março de 2014 11:22


-------------------------


Comprei 100ml de Driclor manipulado, com a fórmula exata do original, mas ainda tenho a opção de mandar manipular mais forte, com 30% ao invés de 20%. Como nunca usei, vou fazer um teste com o de 20% e ver como vai ser a reação, se for tudo bem, passarei a manipular com 30%, pra secar até pedra de gelo. Vou começar a literalmente "tomar banho" de Driclor, uma vez que vou ter que aplicar quase que no corpo todo. Vamos ver o resultado...

6 de março de 2014 16:32

Ivan disse...

Só uma observação final.

A confiança que isso proporciona é incrível. Já penso em comprar camisas de cores claras, e não ficar só usando a cor preta. Faz mais de 10 anos que não consigo me imaginar usando uma camisa cinza, agora já penso até em comprar uma. Por transpirar menos no pé, meus tênis e sapatos agradecerão, vou economizar muito com desodorantes de sapatos (que são a única alternativa a não deixar o tênis u sapato com o chulé podre). Fora também aquela lama que fica no pé, entre os dedos e nos calcanhares ao usar sandálias havaianas.

Maldita cirurgia, se eu tivesse conhecido o Driclor naquela época, evitaria 2 cicatrizes abaixo das minhas axilas e outras 2 cicatrizes nos meus mamilos, que parecem aqueles cortes para inserção de silicone, só que invertidos, ao invés de serem na parte inferior são na superior. Fora aquele tubo de dreno de uns 50cm enfiado entre as minhas costelas até o pulmão, que para ser retirado foi a maior dor que senti até hoje na minha vida. Usaria o Driclor apenas nas axilas, pés e mãos e sofreria muito menos com a aplicação.

Mas, agora é tarde, pelo menos, ainda bem que está funcionando, mesmo sabendo que vou ter que usar esse produto o resto da vida se não quiser suar exageradamente.

Anônimo disse...

GENTE!!!!!!

POR FAVOR, PROCUREM POR ISSO NO GOOGLES ----->>>>

Iontophoresis for sweaty palms!

acho que encontrei a solucao!!!!
Nao sei porque nunca tinha ouvido falar disso. Vou tentar e postar meu resultado.

Anônimo disse...

Olá! Fazem 2 anos que fiz e não me arrependo de ter feito!! Sofria com este problema nas axilas e não tem constrangimento maior que esse! No meu caso a cirurgia resolveu e o único problema que tive, foi que o suor transferiu-se para as costas e barriga!Dores senti nas 2 primeiras semanas, e nada mais! Para quem pedir minha opinião, eu aconselho!

debora disse...

Sou simpatectomizada há 10 ANOS! não sou médica "infiltrada"..sou advogada e arquiteta. Como vivemos numa democracia me sinto a vontade de falar que para mim foi a melhor coisa que fiz! Me submeti a 2 cirurgias pois a primeira com segmentação do nervo não obteve resultado. Claro que hj tenho compensatórios da cirurgia ( suor em outras regioes do corpo) mas posso usar uma roupa que não preta e branca como antes! Bem acho que tudo na vida tem os prós e contras...nunca tive ILUSÃO que teria uma vida após a cirurgia como uma pessoa que não tem sudorese excessiva...então fiz minha escolha consciente! Inexistir efeitos é no meu intendimento IMPOSSÍVEL, pois a causa excessiva do suor ou do rubror como li de alguns, por si só já não é normal.

debora disse...

Sou simpatectomizada há 10 ANOS! não sou médica "infiltrada"..sou advogada e arquiteta. Como vivemos numa democracia me sinto a vontade de falar que para mim foi a melhor coisa que fiz! Me submeti a 2 cirurgias pois a primeira com segmentação do nervo não obteve resultado. Claro que hj tenho compensatórios da cirurgia ( suor em outras regioes do corpo) mas posso usar uma roupa que não preta e branca como antes! Bem acho que tudo na vida tem os prós e contras...nunca tive ILUSÃO que teria uma vida após a cirurgia como uma pessoa que não tem sudorese excessiva...então fiz minha escolha consciente! Inexistir efeitos é no meu intendimento IMPOSSÍVEL, pois a causa excessiva do suor ou do rubror como li de alguns, por si só já não é normal.

debora disse...

Sou simpatectomizada há 10 ANOS! não sou médica "infiltrada"..sou advogada e arquiteta. Como vivemos numa democracia me sinto a vontade de falar que para mim foi a melhor coisa que fiz! Me submeti a 2 cirurgias pois a primeira com segmentação do nervo não obteve resultado. Claro que hj tenho compensatórios da cirurgia ( suor em outras regioes do corpo) mas posso usar uma roupa que não preta e branca como antes! Bem acho que tudo na vida tem os prós e contras...nunca tive ILUSÃO que teria uma vida após a cirurgia como uma pessoa que não tem sudorese excessiva...então fiz minha escolha consciente! Inexistir efeitos é no meu intendimento IMPOSSÍVEL, pois a causa excessiva do suor ou do rubror como li de alguns, por si só já não é normal.

debora disse...

Sou simpatectomizada há 11 ANOS! Não sou médica "infiltrada"..sou advogada e arquiteta. Como vivemos numa democracia me sinto a vontade de falar que para mim foi a melhor coisa que fiz! Me submeti a 2 cirurgia, na primeira com segmentação do nervo não obtive resultado, já na segunda retirei um pedaço do nervo. Claro que hj tenho compensatórios da cirurgia (suor em outras regioes do corpo, principalmente na barriga, aumentado após minhas 2 gravidez) mas posso usar uma roupa colorida, pois antes de operar só usava preta e branca ou moletom de inverno mesmo no calor e os bancos do meu carro eram marcados pelo suor...! Bem, acho que tudo na vida tem os prós e contras...nunca tive ILUSÃO que teria uma vida após a cirurgia como uma pessoa que não tem sudorese excessiva...então fiz minha escolha consciente! Inexistir efeitos é no meu intendimento IMPOSSÍVEL, pois a causa excessiva do suor ou do rubror como li de alguns, por si só já não é normal. Parabenizo a reportagem por esclarecer as pessoas o diversos sentimentos em relação ao mesmo procedimento!

Anônimo disse...

Debora, desde 21:19h até 21:27h você era operada há 10 anos, porém, 11 minutos depois, às 21:38h, você aumentou para 11 ANOS!


Parabéns por mais 1 ano "simpatectomizada"!


Não acredito em seu relato, me perdoe.

Anônimo disse...

Na minha opinião, após se submeter a uma cirurgia, para que o suor se transfira de um local para outros, não é nada ótimo e muito menos resolve problema algum. Todos tem compensatória, geralmente vai para barriga, peito e costas. Eu prefiro quando suava apenas nas axilas e solas dos pés, resolveria muito mais fácil hoje em dia com o Driclor ou smilares.

Anônimo disse...

Vou me mudar para a Groenlândia ou Alasca para nunca mais transpirar!

Unknown disse...

Bom, dia 22/04/2014 farei a minha cirurgia... sera apenas cauterização do nervo... li, fiquei com medo, mas vou confiar em Deus que tudo dará certo... meu maior problema é meu trabalho...

Anônimo disse...

Daiane, se depois de tudo que já leu aqui ainda quer fazer mesmo a cirurgia, confie muito em Deus mesmo!

Unknown disse...

Olá pessoal! Fui para Curitiba semana passada com a cirurgia marcada para me livrar do rubor facial que tem sido um limitador na minha vida pessoal, social e profissional. Limitador não apenas pela ruborização que nos expoe a ser o centro das atenções mas principalmente pelas descargas adrenergicas associadas que desencadeiam o rubor. Essa adrenalina em excesso noorganismo me cansa me estressa, ansiosa e acredito que me deixa longe da situação da realidade. Gostaria muito de me livrar disso.
Na ultima consulta antes da cirurgia diante de tantos efeitos colaterais acabei desistindo e pesquisando um pouco mais achei este blog. Não descartei completamente a cirurgia ainda pois a outra opção sao medicamentos que tambem tem seus efeitos colaterais..
No caso do rubor quem nunca suou antes pode passar a ter que conviver com esse efeito alem de outros.. é uma escolha dificil além de ser uma loteria pois cada organismo reage de uma particular.

Unknown disse...

Oi Daiane Bartikosky, qual criterio é utilizado para definir por cauterização do nervo? em detrimento a clipagem..corte..

Anônimo disse...

Boa noite a todos!

Antes de tudo, parabéns pelo post Fernando!

Meu nome é John e gostaria de compartilhar minha história. Desde a minha infância sofri com o problema do rubor facial e, conseqüentemente, com o bullyng (palavrinha que na minha época não era tão conhecida como atualmente). Além disso, sofro de TOC (transtorno obsessivo compulsivo), talvez fobia social e deficit de atenção (vou consultar, em breve, para comprovar estas teorias); enfim, sou um conjunto de problemas ambulante!
Pois bem: lá pelas idas de 2002 tive uma recaída grave e fui pela primeira vez a um psiquiatra (descobri com ele o tal de TOC, doença que tinha desde pequeno). Receitou-me alguns remédios, entre eles, um tarja preta para amenizar meu transtorno. Queria voltar a sentir aquela sensação novamente!
MEU RUBOR DESAPARECEU! Sempre me escondia para não ficar em evidência, mas depois desses medicamentos, acabei batendo boca com a professora na frente de toda turma, sem ficar vermelho!!! É, os bons momentos duram pouco...alguns meses depois o efeito colateral positivo acabou do nada...e voltou o rubor.
Anos depois, já formado e ainda com o problema do rubor pairando sobre a minha vida, me submeti à simpatectomia. Seis meses se passaram, e mesmo com a ajuda do Retemic, nada adiantou. Assim, fiz a reversão com o mesmo cirurgião, pois temia sequelas ainda maiores que o suor do rosto, nas costas e no peito que adquiri da primeira cirurgia. Dois anos após estas, ainda sinto o suor abundante sobre meu corpo e continuo a procurar a fórmula mágica para eliminar o rubor.
Obs.: Existem desodorantes que amenizam o suor (comprei e está me ajudando).

É isso! Espero que possamos compartilhar dias melhores...até!

Anônimo disse...

Boa noite a todos!

Antes de tudo, parabéns pelo post, Fernando!

Meu nome é John e gostaria de compartilhar minha história. Desde a minha infância sofri com o problema do rubor facial e, conseqüentemente, com o bullying (palavrinha que na minha época não era tão conhecida como atualmente). Além disso, sofro de TOC (transtorno obsessivo compulsivo), talvez fobia social e deficit de atenção (vou consultar, em breve, para comprovar estas teorias); enfim, sou um conjunto de problemas ambulante!
Pois bem: lá pelas idas de 2002 tive uma recaída grave e fui pela primeira vez a um psiquiatra (descobri com ele o tal de TOC, doença que tinha desde pequeno). Receitou-me alguns remédios, entre eles, um tarja preta para amenizar meu transtorno. Queria voltar a sentir aquela sensação novamente!
MEU RUBOR DESAPARECEU! Sempre me escondia para não ficar em evidência, mas depois desses medicamentos, acabei batendo boca com a professora na frente de toda turma, sem ficar vermelho!!! É, os bons momentos duram pouco...alguns meses depois o efeito colateral positivo acabou do nada...e voltou o rubor.
Anos depois, já formado e ainda com o problema do rubor pairando sobre a minha vida, me submeti à simpatectomia. Seis meses se passaram, e mesmo com a ajuda do Retemic, nada adiantou. Assim, fiz a reversão com o mesmo cirurgião, pois temia sequelas ainda maiores que o suor do rosto, nas costas e no peito que adquiri da primeira cirurgia. Dois anos após estas, ainda sinto o suor abundante sobre meu corpo e continuo a procurar a fórmula mágica para eliminar o rubor.
Obs.: Existem desodorantes especiais que amenizam o suor (comprei e está me ajudando).

É isso! Espero que possamos compartilhar dias melhores...até!

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus, procurem um médico bom que explique todos os efeitos colaterais. Meu médico foi super profissional, explicou que eu poderia ter compensatória, mas que em meu caso seria raro, pois sou mulher, magra e meu problema era na axila. Fiz a cirurgia em dezembro e sou outra pessoa, quando li este site antes de fazer a cirurgia fiquei super apavorada, não é tudo isso. Tem que ser um médico bom que tenha estudado muito sobre o assunto. Peguei um pneumologista e cirurgião torácico, não me arrependo mesmo, não tive compensatória. Comentei sobre os sites que achei falando mal do procedimento e ele me explicou que infelizmente existem médicos que são amadores neste assunto e acabam cortando todos os nervos para que a cirurgia seja mais eficiente e aí se enganam, os pacientes acabam tendo compensatória grave. A lógica é a seguinte, homens, pessoas obesas e que cortam os nervos responsáveis pelo suor da face, mãos e pés tem mais chances de ter compensatória. Comprovado por pesquisas. Sou outra pessoa, só quero deixar registrado que a cirurgia foi uma maravilha para mim, então não desanimem!

Sara disse...

Olá a todos!

Sou Sara, tenho 29 anos e fiz a simpatectomia torácica em 29/07/2011. Foi a pior besteira que já fiz! Tentei eliminar o rubor facial, mas o suor compensatório é bem pior do que qualquer outra coisa...transpiro no corpo todo, é um tremendo martírio, como dizem alguns que comentaram aqui. Além disso, o rubor facial não melhorou em NADA, e a transpiração melhorou apenas nas mãos. Gostaria que alguém entrasse em contato comigo que tenha conseguido algum resultado para o rubor facial com outros tipos de tratamento, e se também conseguiu minimizar o suor compensatório. Obrigada! e-mail: s_mosaico@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Sara, como maneira de minimizar o compensatório, use Driclor ou similares, pode ser manipulado, desde que compre/faça com alguém de confiança. Uma merda essa cirurgia.

Anônimo disse...

Olá Fernando, estava procurando algo que resolvesse a cirurgia que me trouce algo muito ruim e compensatório e vi o seu post, o li inteiro e cheguei a mesma conclusão que você. Minhas mãos suava,minhas axilas e os meus pés também, fiz a cirurgia e foi realmente ótimo parar de suar nas mãos e nas axilas.. mas minha felicidade durou muito pouco, tive o supor compensatório que é nas costas.. sofria por não poder pegar em nada antes e já estar molhado e hoje sofro por não poder usar blusinhas ou qualquer tipo de blusas que elas se molham por inteiro. Tenho 18 anos e isso meche muito com o meu psicológico, vejo todos da minha idade com o suor normal e eu vivendo a vida constrangemente. recomendo a cirurgia para quem quer uma solução para as mãos, mas que saiba que virá um problema a mais para a sua vida.. o famoso suor compensatório nas costas! Isso é terrivél, choro todos os dias ao sair de casa e ao voltar, é um constrangimento sem fim, ainda mais para uma garota de 18 anos.

Unknown disse...

Alguem fez a cirurgia de reconexão do nervo?

Anônimo disse...

Olá, boa tarde!!

Eu fui uma das vitimas da simpatectomia,fiz para rubor facial
e não adiantou nada.Fora que quase morri dei parada cardiorespiratoria e fui parat no CTI, e o médico disse q com duas horas após a cirurgia eu poderia voltar para a casa,quando fico com vergonha fico vermelha do msm jeito NÃO INDICO.

Anônimo disse...

http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/04/rapaz-fica-tetraplegico-apos-cirurgia-e-familia-pede-ajuda-em-anapolis-go.html

Anônimo disse...

Este link do G1 explica o drama do Rogério. Coitado dele e da família. O hospital alega que as complicações foram devido ao uso de emagrecedores. MENTIRA CABELUDA. Com certeza foi erro médico.
Sou simpatectomizado, tenho a compensatória severa, sou angustiado com o constrangimento da roupa molhada, mas FELIZMENTE um mal ainda pior, como este do Rogério, não aconteceu.
Se fosse apenas o risco da compensatória, quem tiver fora do juízo até opera, mas se assistir a matéria, fica difícil se arriscar. PENSEM NISSO SUADINHOS, OU RUBORIZADINHOS. Lembre-se que se está ruim pode piorar.
CUIDADO !!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

DIFERENTE DE ALGUNS CASOS, MINHA CIRURGIA E A DO MEU IRMÃO FORAM UM SUCESSO. FOMOS AVISADOS PREVIAMENTE DE QUE A HIPERIDROSE "NÃO TEM CURA", ELA SÓ MUDA DE LUGAR NO CORPO. MINHAS MÃOS QUE ANTES PINGAVAM, FICARAM SECAS E O SUOR PASSOU PARA MINHA COSTA. ME SINTO BEM MELHOR, DEPENDO DAS MÃOS PARA TRABALHAR, SOU BIOMÉDICA E TÉCNICA DE ENFERMAGEM. APOIO QUEM DESEJA FAZER A CIRURGIA, MAS ESCOLHA MUITO BEM O CIRURGIÃO!

Anônimo disse...

Uma biomédica que diz "minha costa"...?!?!

Anônimo disse...

Olá. Gostaria de saber dos colegas que tomaram PROPRANOLOL se sentiram algum efeito colateral permanente. Tomei por algum tempo(2 meses), esporadicamente e em situações específicas, e o resultado foi muito bom, apenas com efeitos colaterais temporários enquanto dura o efeito da dose. Porém, aproximadamente 10 dias depois da última dose comecei a sentir novamente efeitos colaterais. Basicamente vc fica lerdo, com a coordenação motora levemente prejudicada e um pouco de incomodo nos olhos, embora o rubor também tenha diminuído. Esses efeitos já duram 5 dias. Espero que sejam temporários, mas vou procurar um neurologista. Aconselho a não tomarem o PROPRANOLOL sem receita.

Anônimo disse...

ah, e tenho tido insônia também, a cada noite durmo menos.... Como estou arrependido de ter tomado esse propranolol, era bem melhor ficar vermelho do que estar desse jeito.

Anônimo disse...

Olá Emerson poderia entrar em contato com André Br, conversei com esse médico Dr João Bosco de BH e ele falou que existe 1% de chance de dar compensatória severa.Estou querendo conversar com o andre br para saber em que ano ele fez a cirurgia !

Anônimo disse...

Emerson vc removeu qual glanglio
T1 ou T2 ? Quando vc fez a cirurgia vc estava magro ou gordinho?

Anônimo disse...

Elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro?
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.

Anônimo disse...

Elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro?

O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra?

Salmos 121:1-2

Anônimo disse...

Eu fiz a cirurgia porque suava muito nas axilas, meu efeito colateral foi o suor nas costas, barriga e coxas. Não cheguei a me arrepender de fazer a cirurgia, mas se fosse hoje, eu não faria não. E se eu tivesse lido esses efeitos todos, não teria feito de jeito algum. Eu teria aplicado botox de tempos em tempos, porque me parece uma ótima opção. Li que chegou uma máquina que faz o procedimento sem cortes. Deve atingir os vasos através do laser. Deve diminuir os riscos, mas não os efeitos colaterais. O problema é que quando uma pessoa sua horrores, como eu suava, ela está num grau de desespero que topa fazer a cirurgia sem pensar muito.

Anônimo disse...

Fiz está cirurgia em 2004 para sudorese nas mãos e axilas. Hoje apresento a pele do rosto muito seca;além de que ao mínimo esforço físico ou calor para os outros suportável eu fico com manchas horríveis de suor nas costas,barriga,bumbum,pantorrilhas e os pés... Os pés para mim ficaram terrivelmente piores antes era apenas umidade agora virou PESADELO!!!!!!!

Unknown disse...

Valha, eu fiz a cirurgia e vivo muito bem, minha sudorese compensatória diminuiu com o tempo, já tenho 10 anos de cirurgia e não tenho nenhum desses efeitos colaterais que vc citou, eu tive tudo exatamente como o médico falou. Agora se as pessoas estão fazendo com médico ruim é outra estória. :)

Anônimo disse...

Pó fiz a minha cirurgia a 1 ano pelo excesso de suor e ja tinha feito tratamentos que foram um fracasso gastei muito com isso, e depois da cirurgia tive dor por um mês mais com o tempo ela diminuia hj graças a deus so tenho um pouco de compensatória no abdômen que relativo a antigamente é insignificante.
Bom eu não diria pra todos fazerem pq o resultado varia de cada pessoa se vc tiver confiança vá em frente acredite em Deus que tudo dara certo.

André - SP

Anônimo disse...

Oi eu fiz essa cirurgia há 15 anos, graças a Deus fiquei muito satisfeita, tive alguns efeitos colaterais, mais com o tempo foram amenizando. Que Deus abençoe vocês.

Diego Britto disse...

Eu fiz a cirurgia, e fiz com grampos metálicos. A hiperidrose compensatoria é a pior coisa mesmo. Alem do mais notei que minha respiração mudou. Nao sei se foi a cirurgia ou o cigarro. Voltei a suar nas axilas como antes. Nd mudou. Apenas os 3 primeiros meses que eu achei realmente que tivesse acontecido um milagre. A minha cirurgia é reversível, porém o medico que fui me orientou a nao fazer de novo pq corro risco e tal. Nao indicaria msm cirurgia que fiz. Agora eu quero operar novamente e dessa vez queimar a glândula de vez...

Anônimo disse...

Em 2003 fiz a cirurgia de hiperhidrose ou das maos( como fiquei conhecendo) porque desde crianca sempre transpirei muito nas maos a ponto de me privar de varias coisas e passar praticamente a minha adolescencia inteira em busca de cura ou tratamento. Pra mim foi um sonho realizado acordar da cirurgia e perceber que nao transpirava mais pelas maos,mas o que parecia sonho foi se tranformando em pesadelo com o passar dos anos,pois passei a transpirar cada vez mais na regiao do torax,a chamada transpiracao compensatoria ,o problema maior é que parece que ta aumentando cada vez mais e nao sei mais o que fazer. Isso ta acabando comigo,tenho que levar roupa extra pra onde vou,as vezes ponho uma blusa por baixo da outra pra o suor nao ficar evidente,vejo blusas muito lindas mas dependendo do tecido e da tonalidade nao posso comprar porque sei que quando comecar a suar vai ficar visivel,passei a colocar absorvente no sutiã pois transpiro muito nos seios ,ensopa o sutiã e fica muito aparente,evito fazer muitas coisas inlusive sair com as pessoas, prefiro sempre estar sozinha, ficar em casa,tudo pra evitar o constrangimento que esse suor em excesso me causa,alem de tudo o odor tipo ureia que fica nas roupas e muito forte,tenho que lava-las imediatamente quando tiro e dependendo do tecido nao consigo usa-las muitas vezes por causa do odor que fica mesmo depois de lavadas e tenho que joga-las fora, Enfim estou vivendo um inferno e sinceramente nao sei o que e pior o antes ou depois,por conta disso nao me relaciono com ninguem e ja decidi ficar so a menos q encontre alguem com o mesmo problema porque ai fica mais facil dos dois se entenderem. Ja pensei em aplicacoes de botox,outra cirurgia,odaban etc So Deus sabe o quanto da minha vida ja perdi por conta desse problema. espero de verdade que algum dia encontrem uma solucao definitiva para aliviar todos nos.

Anônimo disse...

quem foi seu medico juliana lopez?

Anônimo disse...

Bom dia!! Como vc esta depois de quase um ano? Pois fiz a cirurgia e continua a 1 mes as dores....

Gabriela disse...

Tenho 24 anos e fiz a cirurgia aos 15 anos (acho, não lembro), para tentar resolver a sudorese axilar excessiva. Não lembro se foi na T2 ou T3, só sei que foi por cauterização. Lembro que nos primeiros dias foi uma beleza, não suava em lugar nenhum, só sentia os pés (que eram gelados), mais quentes e úmidos, mas não molhados. Depois de um tempo, comecei a ter suor em outras partes do corpo, alternando. Nas pernas, depois nas costas, no rosto, barriga, etc.
Até que o corpo se "estabilizou", de maneira que começou a compensar de maneira bem distribuída, na barriga, peito, costas e rosto. Porém, o suor na axila voltou, mas nem perto do que era antes. O problema, como já foi

citado por diversas pessoas, é que o suor compensatório também incomoda, principalmente quando a temperatura é amena e pessoas normais não estão suando. Aí fica aquela marca molhada na barriga, costas, axila e, quando está mais calor, fica aquela marca do suor que escorre das costas para o cofrinho (às vezes deixando a calça molhada).

Além desse suor compensatório, percebi que quando como ou tomo coisas quentes, começa a me dar um suador.
Outra coisa que tenho quase certeza de que é relacionada à cirurgia é o calor excessivo. No meu trabalho e na faculdade, sou conhecida como calorenta. Costumo sentir frio somente quando estou com sono ou quando está MUITO frio. Percebo que a minha pele parece estar com frio, enquanto meu "cérebro" está com calor, pois os pelinhos se arrepiam e eu continuo "de boa" com o frio.
Procurei artigos sobre isso, se tinha outros relatos de calor excessivo, e não achei. Mas li que outras pessoas aqui também sentem mais calor.

Quanto ao suor da axila, apesar de aparecer quando não deve, é menos intenso. Uso desodorantes normais.
Esses tempos usei o Rexona Clinical, que segura bem, mas achei que acabou "compensando" mais ainda para aquelas outras partes do corpo (ou é coisa da minha cabeça).
Sobre o suor compensatório, o que mais me incomoda é o da barriga. Já pensei até em testar o Rexona na barriga pra ver o que acontece, mas ainda não testei.
O que me incomoda é que só posso usar poucas roupas, pretas e brancas, de preferência com estampa para disfarçar a marca de suor.

Vendo alguns dos relatos daqui, acho que até tive sorte, mesmo tendo alguns efeitos colaterais indesejados.

Acho que quem quer fazer a cirurgia deve pesquisar MUITO, se informar ao máximo, antes de se decidir.

Felipe disse...

Boa noite. De início quero parabenizar ao autor do blog pela iniciativa, tendo em vista realmente serem escassas informações em Português sobre o tema na internet.
Por ter a pele bem clara, sempre tive o tom um pouco avermelhado no rosto e suor um pouco acima do normal. Situação que não era estranha pra mim, já que sempre joguei muito futebol e andava bastante pela cidade. Entretanto, de uns 3 anos pra cá, a situação se agravou bastante. No início tinha crises de suor no rosto sem explicação. Em situações em que todos estavam a vontade, alguns até com frio, eu estava lá me derretendo de suor. Após algum tempo veio o rubor extremo. Independente da situação estava eu lá, suado e vermelhíssimo. No calor era pior. Hoje, com 22 anos, em relação à cerca de 08 meses atrás, passei a notar uma coisa interessante...o suor diminuiu bastante. Continuo calorento e suando bastante, mas em situações realmente quentes. Pode não ter relação, mas emagreci cerca de 10 kg no período citado e estou a cerca de 1 ano e meio sem comer carne vermelha...e comendo o mínimo "saudável" de carnes brancas e peixe. Infelizmente o rubor facial continua. Sinto uma queimação muito forte nas bochechas, olhos, pescoço e lábios. Decidi buscar de vez uma solução para isso. Estou com consulta com duas dermatologistas...E pesquisando cogitei a possibilidade de cirurgia. Mas, graças a Deus, vi esse blog antes...muito bom ter tido acesso a esses comentários antes. Me fez pensar bastante e vou antes investir em outros métodos. Não sou fã de tomar remédios fortes a vida toda, mas quero saber o quão agressivos eles são. Se for o caso, irei em um psicólogo, lendo o casos citados, acredito que sendo forte da sim pra combater isso. Hoje sou servidor público, moro em Brasília (quente e seco maior parte do ano) e estou me formando em direito, inclusive já estou com medo do rubor na apresentação da monografia daqui a 6 meses. Mas é isso ai..."meu corpo é meu templo", por hora, essa cirurgia está fora de cogitação. Gostaria de saber quais métodos alternativos vocês já tentaram e os resultados...lógico que só farei o que for recomendado por profissionais, mas gostaria de relatos de quem passa por isso na prática, assim como eu. Obrigado.

Unknown disse...

Olá gente, boa tarde!um tempo atrás eu postei que faria simpatectomia, e assim aconteceu. Dia 22/04/2014 fiz minha cirurgia e até agora não tenho do que me queixar, mãos sequinhas e nada de suor compensatório, o médico não sabe me explicar o pq, mas nem meus pés suam mais. Notei que quando estou em alguma situação de tensão ou muito calor, eu suo na barriga, mas pouco mesmo. Eu fiz a simpatectomia torácica bilateral, cauterizando T2, T3, T4 e T5. Eu tinha muita dificuldade para trabalhar (faço escrita fiscal em um escritório de contabilidade), o serviço não rendia, aqui no RS faz frio de 0°, e eu lá, pingando as mãos e pés, que inferno, e ainda suor GELADO. Eu tbm confesso que estava deses´perada por uma solução, foi onde resolvi me submeter a cirurgia, e até agora, não tenho do que me arrepender. Tive muitas dores nas costas até semana passada e agora está sob controle e sem tomar medicamento. Fico triste quando leio tantos relatos de insatisfação e ver que tem tantas pessoas sofrendo com cirurgias não bem sucedidas, sei que no meu caso ainda é cedo pra cantar vitória, mas creio que tudo deu certo, mais do que o esperado. Sou mãe, e sofria muito para cuidar dos meus filhos quando pequenos, pegar no colo em dia de calor era um calvário, encharcava eles de suor onde pegava...Como trabalho com papel, era bem difícil, tinha dias que minha vontade era de sumir do escritório, pois até no ar condicionado eu escorria as mãos e pés. Mesmo com esse sucesso, se alguém hoje, pedir indicação para a cirurgia, eu não daria, pois lendo tantas coisas, tantos relatos, vejo que é uma loteria, cada corpo reage diferente, é bem complicado isso. Desejo força aos colegas que postaram aí suas frustrações e seus efeitos colaterais indesejados, que a medicina avance logo pra achar uma maneira de reverter ou mesmo amenizar o sofrimentos de vocês. Se alguém quiser trocar e-mails comigo, podem mandar para daiane@nemauro.com.br ** Sou do Rio Grande do Sul e fiz minha cirurgia com o Dr. Fernando Konarzewski no Hospital Unimed em Novo Hamburgo. Um abraço!

Unknown disse...

Olá, não vou repetir o que a grande maioria das pessoas já mencionou, mas tbém sou mais um que passou e passa por tudo isso hoje. Com mais de 10 anos de cirurgia e procurando refazer a cirurgia encontrei seu blog e agora me pergunto se vale mesmo a pena...
De tudo isso o que mais queria é pelo menos diminuir meu suor que antes era apenas nas axilas e hoje no corpo todo, tenho muita dor nas costas que sempre atribui ao desconhecido, mas hoje estou ligando uma coisa a outra e revendo isso... Enfim, você acha que esse remédio RETEMIC ameniza o problema do suor???
Alguém teria mais alguma sugestão?
Abç!

Unknown disse...

Olá, não vou repetir o que a grande maioria das pessoas já mencionou, mas tbém sou mais um que passou e passa por tudo isso hoje. Com mais de 10 anos de cirurgia e procurando refazer a cirurgia encontrei seu blog e agora me pergunto se vale mesmo a pena...
De tudo isso o que mais queria é pelo menos diminuir meu suor que antes era apenas nas axilas e hoje no corpo todo, tenho muita dor nas costas que sempre atribui ao desconhecido, mas hoje estou ligando uma coisa a outra e revendo isso... Enfim, você acha que esse remédio RETEMIC ameniza o problema do suor???
Alguém teria mais alguma sugestão?
Abç!

Anônimo disse...

Vanderlei,
Eu sou simpatectomizado desde 2001 e já relatei meu drama aí pra cima. Convivo com todos os transtornos da com compensatória.
Estou fazendo uso do RETEMIC 5mg há 6 meses. O médico receitou 1 comprimido de 12 em 12, mas estou tomando só 1 por dia, ou seja, tomo pela manhã. Tem me ajudado bastante, reduzindo o suor, e não causa as reações indesejáveis. É bem tolerável. Não sei a longo prazo se será prejudicial. Tomara que não.
Abraço e boa sorte!

Anônimo disse...

Bom galera,eu tambem sofro muito cm isso.transpiro muito na axila e hoje tive no cirurgiao toracico e ele me recomendou esta cirurgia,pq a butolinica nao tem no sus e é cara.,mas depois que acabei de ler aqui sobre
esta cirurgia,eu fiquei com muito medo so que eu preciso desta cirurgia,porque eu passo muita vergonha disto.mas e ai gente me ajude por favor.o que eu devo fazer!

Anônimo disse...

Boa tarde a todos! Parabéns ao Fernando por expor o seu caso e possibilitar essa troca de informações e experiências. Meu filho tem 13 anos e há 15 dias toma o medicamento Retemic 5 mg. Ele diz que o suor das mãos diminuiu,mas em dias de mais ansiedade, volta tudo de novo. Ele tb toma um medicmanto homeopático, com supervisão médica.Ele cogita a possibilidade de fazer a cirurgia, porém, não concordo com ele. Enquanto ele ainda não tem idade para a cirurgia, espero que sua decisão mude. Boa sorte a todos!

Anônimo disse...

Pros sofredores do rubor facial entrem nesse grupo do facebook. Há pessoas com os nossos mesmos problemas e que auxiliam na troca de informaçõea. Abraços a todos e que Deus tenha misericórdia de nós.
https://m.facebook.com/?_rdr#!/profile.php?id=724149857614423&tsid=0.9823422760875995&source=typeahead

Priscila disse...

Olá gente, fui a uma dermatologista, pois soube que o rubor facial também pode ser tratado com tratamento dermatológico. Quando relatei a ela sobre o problema de rubor, comentei que o que mais me deixava incomodada eram as manchas no peito e pescoço que ficam em mim, mesmo depois de ter saído o vermelho do rosto. O aspecto parece ser uma alergia, e demora uns 20 minutos ou mais para sair, dependendo da intensidade do calor. Então ela me indicou um anti-histamínico, para tratar alergia mesmo. Ela me indicou tomar 30 minutos antes do evento que sumirá esses sinais de alergia. Ainda não comecei a tomar, se adiantar, eu posto aqui para vocês que sofrem com rubor, assim como eu. Agora, eu não sei se esse remédio vai ajudar no calor, mas se der uma aliviada no aspecto eu já ficarei contente. Ela disse que é mais efetivo do que propanolol. Vamos ver no que vai dar, rsrsrs.

marcia disse...

márcia.
Bom li todas as postagens e minha conclusão é que a cirurgia para rubor e hiperidrose na axila não teve um bom resultado pelo menos a maioria.Meu problema é nas mão e pés desde que me entendo por gente.tenho 22 anos trabalho na área da saúde.conheci apenas uma pessoa que fez e a mesma até agora achou satisfatório.não da pra viver assim.su do rj se puder alguem me indique medicos para eu ver uma possivel cirurgia.tenho lido muito os casos, e tambem percebi q as cirurgias feitas entre 2012 ate agora e aquelas que somente seccionaram o t4 foram as de melhor resultado.por favor entrem em contato comigo.
email:mduarte9197@gmail.com ou duarte-91@bol.com.br.
grata desde já!!

Violet disse...

Bom dia, tb sofro de rubor facial há mais de 16 anos e minha vida é bem complicada devido a esse problema, mas lendo seu post, realmente creio que seria pior se eu tivesse feito a cirurgia. Há alguns anos atrás, eu me decidi a fazer simpatectomia e procurei o melhor médico cirurgião torácico de São Paulo, lá no hospital Albert Einstein. Eu mal tinha condições de pagar a consulta. Hoje vejo que tive muita sorte ao procurar um profissional sério. Desde a primeira consulta, ele tentou me convencer de todas as formas a desistir da cirurgia... e eu não desistia! Falava que queria fazer de qualquer jeito porque eu já não tinha mais vontade de viver, graças ao rubor, mas o médico não cedeu. Em todas as consultas ele se recusou a fazer simpatectomia e me alertou sobre todos os efeitos colaterais. Depois das várias consultas com ele (detalhe: ele só cobrou a primeira consulta), em que eu ficava tentando convencê-lo a me operar, eu acabei desistindo de fazer a cirurgia. Hoje agradeço muito a ele por ter sido persistente comigo, no sentido de me convencer a mudar de ideia. Apesar de minha vida ser bem difícil com esse rubor patológico, vou levando da maneira que consigo. Bom seria se todos os médicos tivessem a mesma postura do médico que me atendeu.

Patrícia Lopes disse...

Olá, boa noite

Adorei o seu post!!!
Parabéns pela iniciativa!!!
Por sua causa estou me sentindo mais corajosa e ao invés de cirurgia vou apostar em um tratamento com um psicoterapeuta.

Tenho rubor facial que aparece a todo momento em qualquer situação... Do nada meu coração dispara, minha pressão arterial sobe, sinto um calor incrível e pronto... Estou com o rosto e preciso cheios de placas vermelhas, toda manchada.... É horrível!!!

As vezes estou em casa vendo tv e pronto fico vermelha...

Mas, rapidamente esse sintoma passa e eu me sinto bem novamente...

É muito louco!!!!

Vou continuar usando blusas de gola alta, tentando esconder esse problema dos outros, tenho vergonha de ter o rubor facial... Mas o que fazer???

Vou seguir minha vida fazendo pesquisas e tentando uma psicoterapia para que eu consiga não ter una crise na frente dos outros...

Boa sorte a todos nós!!!!!





Anônimo disse...

Oi gente,sofro muito com isso(rubor facial),mais depois de ler o blog do fernando decidi não fazer a cirurgia,gostaria de saber se existe algum tratamento pra amenizar isso,obrigada abraços.

Unknown disse...

bom parece que vai muito do cirurgião! no meu caso fiz no dia 03/06/14 e hoje(06/06/14) já estou trabalhando, sei que é cedo pra falar. Mas, minha vida já mudou. descobri o quanto as mão dos outros é gelada Rs... se eu puder tirar dúvidas segue o meu email: junivea@gigalink.com.br

Unknown disse...

bom parece que vai muito do cirurgião! no meu caso fiz no dia 03/06/14 e hoje(06/06/14) já estou trabalhando, sei que é cedo pra falar. Mas, minha vida já mudou. descobri o quanto as mão dos outros é gelada Rs... se eu puder tirar dúvidas segue o meu email: junivea@gigalink.com.br

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia e foi maravilhoso,mudou minha vida pra melhor. Tinha suor excessivo nas mãos e agora está tudo ótimo.
Recomendo sempre,mas claro que com um profissional excelente.

leo disse...

Fernando, voce fez cirurgia de reconecção do nervo? deu certo? pois tenho suor compensatorio nas costas e barriga em excesso, queria saber se a reconecção tem algum efeito, afinal ela é muito cara. Por favor responda estou desesperado.

Anônimo disse...

Assim como a danielly to pensando em fazer a cirurgia pra rubor com o dr malucielli nao aguento mais sofrer.

fernanda disse...

Uniknown vc fez a cirurgia com o malucielli?

Anônimo disse...

Uniknown entao nao foi com o dr malucielli que vc fez a cirurgia?

Anônimo disse...

Ola pessoal sofro com rubor achei que estava sozinha nessa...to em contato com dr marlucielli em curitiba pra saber sobre a cirurgia.

Unknown disse...

Oi meu nome é Denner e hoje estou escrevendo para agradecer o Fernando por ter feito este post. Estava com a cirurgia marcada para sexta (13-06-2014), mas graças a Deus desmarcaram e então resolvi pesquisar sobre o procedimento e riscos que poderia ocorrer, foi onde encontrei vários depoimentos negativos. Por fim, quero mesmo é agradecer pela atitude de todos vocês por salvarem a vida de outras pessoas. Obrigado e fiquem com Deus.

Anônimo disse...

Olá pessoal, vocês já ouviram falar na CURETAGEM AXILAR

É procedimento para casos selecionados de pacientes com hiperidrose localizada somente na região axilar.

Consiste na curetagem (raspagem) da derme da pele da região axilar, onde estão localizadas as glândulas sudoríparas. Concomitantemente com a retirada parcial das glândulas, a inervação simpática da região é seccionada, potencializando a chance de cura. Alguem já fez este procedimento? Estou pensando em fazer! Abraços

edgar disse...

ola Fernando fiz simpatectomia por causa das mãos. Corréu bem fiquei com as mãos secas, fiz a cirurgia em janeiro de 2014 passados meses estamos em junho, e as minhas costas barriga e pernas, parece que acabam de sair de uma piscina a toda a hora encharco tudo o que é roupa, quando vou trabalhar tenho que levar 3 ou 4 camisas .maldito o dia em que fiz a cirurgia e que o medico não me falou na transpiração compensatória, só falou nos 4000euros que a mesma me custou, vivo pior que antes fugindo de todo o mundo, não recomendo a ninguém ainda mais que é uma coisa irreversível

Anônimo disse...

Bom... tenho 25 anos tenho suor excessivo nas axilas, tem vez que transpiro tanto que faz uma pizza enorme e escorre blusa abaixo e tem vez que não aparece nada (minoria das vezes) porque ate no frio eu transpiro :(
Fui consultar hoje para que o medico me encaminhasse para a cirurgia, massssssss chegando em casa fui pesquisar e achei este Blogger QUE MEDOOOOOOOO ... estou aterrorizada pois o medico nao me disse nada sobre esses efeitos colaterais ... comentou que tem uma taxa minima de pessoas que tem a compensatória. LENDO os depoimentos fiquei com tanto medo

Unknown disse...

PQ VC NAO BOTA A CARA NO MUNDO E MOSTRE QM VC É?POE SUA FOTO NO BLOG COLEGA,QUEREMOS TE CONHECER...QUE DEUS LHE ABENCOE.......

Anônimo disse...

Olha, sinto muito o que aconteceu com você, mas n é motivo para vc criar um blog e ficar amedrontando as pessoas, os efeitos colaterais varia para cada pessoa, eu vou fazer pq n bou ficar nesta situaçao ruim da minha vida!

Anônimo disse...

olá anônima,
Acredito que ninguém nesse blog esta com a intenção de amedrontar. Estamos apenas procurando soluções e mostrar o quanto essa cirurgia pode causar danos se existem pessoas satisfeitas isso é obvio mas são minoria. Se você está certa de que é isso mesmo o que você quer te desejo boa sorte. Mas não venha aqui para criticar o que você não sabe. ass: suellem gomes

Anônimo disse...

Boa noite. Me chamo Bruna, tenho 20 anos e sofro demais, pois além do suor excessivo nas axilas e mãos, em momentos de muita tensão suo demais nas pernas e barriga. Minha cirurgia está marcada. Irei fazer porque acredito que pior do que está não fica. Tomara Deus que dê tudo certo! No final do mês de julho venho contar o resultado. Sorte para todos que irão fazer! Bjs

Anônimo disse...

Fernando,já falaram tudo de ruim dessa maldita cirurgia.Só DEUS para darmos paciência e levarmos nossas vidas. Essa cirurgia é coisa diabólica e os médicos envolvidos nela são demônios.Temos que lutar pelos nossos direitos,pois se não consigo trabalhar, alguém tem que responsabilizar, Não adianta ficarmos lamentando temos que judicialmente banir essa cirurgia e botar os responsáveis na cadeia e se o governo não banir a cirurgia o INSS terá de pagar nossa aposentadoria. Te pergunto para que serve o CRM.Vamos a luta. abraço

tiagosevero disse...

Oi Fernando!!!

Eu fiz a simpatectomia toráccica por causa do rubor facil e melhorou, porém o suor compensatório nas costas, barriga e coxas tá horrível!

Andei lendo sobre o DRICLOR. Será que vale à pena???

Você tem alguma outra recomendação???

Parabéns pelo blog!!

MRRosseto disse...

Olá, saudações a todos,
Hoje, 11/07/2014 fazem 6 anos que fiz a cirurgia para tratar Rubor facial. Fiz a cirurgia em Curitiba com um médico renomado conforme já comentado por outras pessoas no blog e vou relatar meu caso: Hoje tenho 34 anos e sempre sofri pelo rubor facial desde criança. Fotos e vídeos sempre com a mesma aparência e que me causava muito incomodo. Quando decidi fazer a cirurgia foi por ter encontrado na internet a informação como "a solução para meu problema". Praticamente sem saída, optei sim em fazer a cirurgia. Entrei no Centro Cirúrgico com um problema e saí de lá com vários: Mão seca, suor nos pés que me causam mal cheiro e feridas principalmente em meio aos dedos, suor nas costas e o pior, acreditem, o rubor não resolveu. Recentemente fiz um tratamento com luz pulsada que resolveu 10% do meu problema. Enfim, deixo aqui uma dica: Seu problema é Rubor Facial, não faça a cirurgia que não resolve e se seu problema é sudorese, pesquise muito antes de tomar uma decisão cirúrgica.

Anônimo disse...

anonimo, eu fiz a cirurgia e fiquei muito satisfeito, resolveu o meu problema, tive suor compensatorio mas nada comparado a cachoeira das maos e axilas que eu tinha antes.

Unknown disse...

Fiz a cirurgia em 2009. RECOMENDO a todos, não tenho nenhuma reclamação. Tive suor compensatório mais intenso no 1º ano, mas depois normalizou. Claro que procurar BONS médicos é o indicado. Antes da cirurgia suava horrores nos pés e mãos. A mão secou completamente, os pés enquanto mantive o peso da época da cirurgia, o suor deles reduziu 90%, mas hoje estou quase 20 kg acima e ciente, pois meu médico me alertou que a simpatectomia torácica superior é para membros superiores, mas que pode ser reflexiva para pés. Posso dizer que faria tudo novamente, sem pestanejar.

Rodrigo disse...

Gostaria de deixar meu depoimento:

Esse depoimento do Blog não condiz com a realidade que vivo atualmente, após a cirurgia.

Realizei no início do ano e desde lá minha vida mudou. Tive pequenas compensações no início, que chegavam a molhar as costas de nadegas. Hoje só me incomodo com o suor em casos extremos de exercício, fato que pouco me importa.

Quando a vermelhidão não tenho mais, ou pelo menos não a sinto, bem como o aceleramento cardíaco. Não sofro mais do "porque você está vermelho" desde a cirurgia. Passei a interagir melhor com as pessoas em ambiente de trabalho e na vida pessoal.

Anônimo disse...

Olá fernando! Meu nome é Carol e tenho 20 anos. Convivo com o rubor facial desde minha infância, e ter essa doença é um inferno para mim. Venho buscando informações sobre a cirurgia desde então, e estava contente com a ideia de haver uma saída! Porém, sou estudante de medicina, e fiquei pensando que os efeitos colaterais que encontrei na internet eram muito vagos, já que ocorre uma lesão do nervo simpático. Também achei estranho o fato de sugerir o método de clipagem para essa cirurgia, pois, se não há tantos efeitos colaterais assim e os benefícios são tão grandes, porque diabos alguém pensaria em reverter a cirurgia?
Tenho um pouco de hiperidrose palmar, mas nada que me incomode muito. Eu iria realizar a cirurgia mais pelo rubor facial. Mas, também vi que os resultados não eram 100% garantidos, e achei que era muito arriscar por algo incerto! Sobre o síndrome de horner, eu vi em apenas um site X que achei por ai, e estranhei bastante por não ter visto essa informação no site dos cirurgiões! Enfim... todas as minhas dúvidas me levaram a buscar mais informação, e acabei encontrando o seu blogue! Agradeço de coração por todas as dúvidas tiradas, e por compartilhar com nós a sua história! Abraços!

Anônimo disse...

Olá fernando! Meu nome é Carol e tenho 20 anos. Convivo com o rubor facial desde minha infância, e ter essa doença é um inferno para mim. Venho buscando informações sobre a cirurgia desde então, e estava contente com a ideia de haver uma saída! Porém, sou estudante de medicina, e fiquei pensando que os efeitos colaterais que encontrei na internet eram muito vagos, já que ocorre uma lesão do nervo simpático. Também achei estranho o fato de sugerir o método de clipagem para essa cirurgia, pois, se não há tantos efeitos colaterais assim e os benefícios são tão grandes, porque diabos alguém pensaria em reverter a cirurgia?
Tenho um pouco de hiperidrose palmar, mas nada que me incomode muito. Eu iria realizar a cirurgia mais pelo rubor facial. Mas, também vi que os resultados não eram 100% garantidos, e achei que era muito arriscar por algo incerto! Sobre o síndrome de horner, eu vi em apenas um site X que achei por ai, e estranhei bastante por não ter visto essa informação no site dos cirurgiões! Enfim... todas as minhas dúvidas me levaram a buscar mais informação, e acabei encontrando o seu blogue! Agradeço de coração por todas as dúvidas tiradas, e por compartilhar com nós a sua história! Abraços!

Anônimo disse...

Olá, um neurologista me recomendou que eu procurasse saber mais sobre esta cirurgia quando fui fazer uma consulta por outros motivos, acabei consultando uma dermatologista que pode me dar mais informações sobre a cirurgia, na época tinha 16 anos e ela me informou que eu só poderia fazer a cirurgia após os 18 anos e a mesma não me aconselhou a fazer esta cirurgia por considerar um risco desnecessário. Fico muito aliviada em saber que me livrei de algo tão ruim e feliz por saber que consultei a médica certa que me recomendou que eu não realizasse esta cirurgia. Desejo sorte e saúde a todos.

Anônimo disse...

Cara Suellem gomes se eu n soubece eu não estaria criticando e quem te disse que a minoria teve resultados positivos???Vejo que quem não sabe de nada por aqui é vc. E pelo modo como ele fala parece que ele está generalizando,esta foi minha critica. Deveria rever seus argumentos antes de criticar os dos outros.

Unknown disse...

Olá... Quero fazer cirurgia ... Gostei de seus depoimentos ... Tem como entrar contatos com vc sem ser por aqui ? Meu Facebook
Tiago Mariquito

Jamila disse...

Fiz minha simpatectomia em 2006 e nunca me arrependi! Transpirava demais nas axilas, minhas roupas viviam encharcadas e com mau odor, até mesmo no inverno. Depois da cirurgia, minha vida melhorou 100%!! Tenho um pouco de suor compensatório nas costas, mas apenas quando faço exercícios físicos, pois está relacionado ao calor. Acho que cada caso é um caso, não se pode generalizar, pois para mim e para outras pessoas deu super certo. Meu médico se chama Otávio Gastal. Recomendadíssimo! Se alguém tiver alguma dúvida, pode me contatar. Boa sorte a todos!!!

Bruna Trujillo disse...

Fiz a minha simpatectomia há 3 dias e estou incrivelmente satisfeita com o resultado. Além de não suar mais nas mãos, axilas e pés, ainda não notei sudorese compensatória e nem nenhum desses efeitos colaterais que você citou. Com certeza eu indico a cirurgia!

Unknown disse...

Olá pessoal. Há pouco menos de um mês disse aqui que faria a cirurgia e viria contar pra vcs a minha experiência. Me chamo Bruna, tenho 20 anos,e sofro com a hiperidrose desde os 12 nas axilas, mãos, pés e em momentos de muita tensão até mesmo abaixo dos seios e nas costas. Minha experiência com a Simpatectomia está sendo maravilhosa. Meu médico "cortou" apenas o T3 e resolveu gente! Minha mão está sequinha, minhas axilas tb, e já passei por uma situação de muito nervosismo, cheguei a transpirar nas axilas, mas não foi o suficiente nem pra marcar minha camisa jeans! Sofri muito com dor nas costas após 5 dias de cirurgia. O problema se resolveu com uma injeção Beta-30. Estou tão sequinha que estou tendo que hidratar a pele, que por conta do frio está doendo de seca! Estou super satisfeita. Não foi algo absurdo sabe? Ainda suo no calor, em momentos de nervoso. A cirurgia apenas "tirou o excesso". Operei dia 17/07/2014. Um abraço a todos, e boa sorte!

Catharina disse...

Fiz minha cirurgia em 2012. Foi a pior decisão da minha vida!
Realmente não havia nada que falava sobre o assunto, aliás, falava: só bem!


O médico errou jogou sangue entre a parede da minha barriga e meus órgãos, quase morri!
Fiquei internada 1 semana em estado grave, e o médico que me atendeu me deu alta, sabendo que eu estava quase morrendo.
Vomitei muito e tomei corticóide por quase 2 meses... altas doces

(fica a dica meninas) que me fizeram engordar (ou inchar) 20 kg, de 55 eu fui pra mais de 70..

até hj tento superar, a compensatória minha não é muita , mas o que eu passei naquele ano não compensou nada!
Pior dor da minha vida!


Não façam essa burrada.

Catharina disse...

Fiz minha cirurgia em 2012. Foi a pior decisão da minha vida!
Realmente não havia nada que falava sobre o assunto, aliás, falava: só bem!


O médico errou jogou sangue entre a parede da minha barriga e meus órgãos, quase morri!
Fiquei internada 1 semana em estado grave, e o médico que me atendeu me deu alta, sabendo que eu estava quase morrendo.
Vomitei muito e tomei corticóide por quase 2 meses... altas doces

(fica a dica meninas) que me fizeram engordar (ou inchar) 20 kg, de 55 eu fui pra mais de 70..

até hj tento superar, a compensatória minha não é muita , mas o que eu passei naquele ano não compensou nada!
Pior dor da minha vida!


Não façam essa burrada.

Anônimo disse...

Quem não sabe de nada Anônima é você que nem passou pela experiência da cirurgia está criticando quem fez e expõe seus pontos de vista em relação a cirurgia, a verdade é que existem sim pessoas que fizeram e não se arrependeram e são minoria. Estão aqui nesse blog experiências e no meu ponto de vista essa cirurgia não é satisfatória.Te desejo boa sorte.

Anônimo disse...

Tinha hiperidrose severa, fiz a cirurgia a 10 anos e não me arrependi.
Vou tentar ser direta nos resultados obtidos:
Mãos: 100% secas, até demais, tenho que usar cremes em determinadas épocas do ano, mas isso não me incomoda.
Axilas: Melhoraram bastante. Na axila esquerda quase não transpiro, melhora de 100%. Na direita, 60%.
Compensatória: Tive na barriga, costas, coxas, mas APENAS praticando exercícios físicos ou quando está calor.
Outros efeitos: Suor gustativo, muito leve e depende do alimento (não me incomoda), também notei que, apesar de não suar mais, as minhas mãos continuam frias, mas isso também não me incomoda.

Só queria expor o outro lado. Foi a melhor coisa que eu já fiz, foi um divisor de águas na minha vida.
Mas de fato é uma decisão muito difícil de ser tomada. Quando fiz a cirurgia, eu não tinha acesso à essa quantidade de informações que tenho hoje, fiz sem saber as possíveis consequências. Ainda tenho hiperidrose plantar e me incomoda muito, mas não tenho a coragem que tive 10 anos atrás para me submeter a outra cirurgia como essa, continuo procurando tratamentos alternativos para este problema.

Anônimo disse...

FERNANDO
Que bela iniciativa meu caro. Você é uma pessoa maravilhosa, eu tinha muitas duvidas sobre esta cirurgia, mas graças a você tenho certeza de que não farei.
Pois meu Médico fez um marketing que estava quase me convencendo.
Agora lendo seu post aqui no blog e vários relatos, não vou arriscar.
Sorte pra você cara, espero que você possa superar tudo que esta passando. Abraço! Luz

Anônimo disse...

Prezados amigos. Vou mencionar minha experiência da forma mais objetiva possível. Meu problema era e continua sendo o rubor facial. Há 9 anos fiz a simpatectomia que infelizmente não produziu os efeitos desejados. Continuo com o mesmo rubor facial de antes, e ainda ganhei de "brinde" alguns efeitos colaterais que passo a discriminar: 1)Suor compensatório no tórax, costas e axilas, que ficam muito molhados nas épocas de calor; 2) Mãos constantemente secas, e por isso faço uso contínuo de creme hidratante; 3) Meu coração bate 10% mais lento que o normal, e em todos os testes ergométricos que fiz (após a cirurgia), vem a seguinte observação: "Alterações no segmento ST ..." (c/ comentários técnicos ininteligíveis para um leigo). Por este motivo o médico me indicou uma cinecoronariografia, que fiz e que felizmente apresentou resultados normais. Fico muito feliz de saber que em algumas pessoas (poucas, pelo que andei lendo por aqui) a cirurgia apresentou bons resultados. Aproveito a oportunidade para dar uma sugestão às mulheres: Se vocês tem rubor facial, passem alguma maquiagem de cor vermelha no rosto. Isso disfarça o rubor facial e ainda deixa o rostinho feminino muito bonito. Outra coisa: O rubor aparece c/ mais frequência em ambientes fechados. Dificilmente acontece em lugares abertos, ou sob o sol. Se possível, recomendo a todos que evitem a cirurgia. Mas é uma decisão muito pessoal de cada um. Enquanto isso vou vivendo minha vida - eu e meu amigo de sempre, o "rubor facial". E na medida do possível procuro evitar que ele me perturbe. Às vezes posso até me incomodar um pouco, mas não afino pra ele não, porque sou duro na queda. Grande abraço a todos.

Thiara, Campinas-SP disse...

Fiz a 6 anos, em Campinas. Foi a melhor coisa que fiz. Sempre suei no corpo inteiro, mas nos pés e nas mãos são as piores partes. Fiz para a hiperidrose nas mãos, e mesmo me submetendo a anestesia geral, não tenho do que reclamar. Renasci. Minha auto-confiança deu um salto. Ainda tenho o problema nos pés, mesmo assim não sofro de chulé, bolhas, fermientos...nada. Só o incômodo mesmo, mas dá pra levar, só tenho o cuidado de escokher o calçado certo, para a ocasião certa.
Não me arrependo, faria de novo. Fiz com 20 anos de idade.

Thiara disse...

há 6 anos*

pensando melhor agora, até que ajudou na minha ruborizacão

:D

Gabriela disse...

*para quem tem hiperidrose, há um site com várias informações sobre novos produtos para tentar combater a "maldita".
Achei ele por acaso, quando procurava uma solução para hiperidrose compensatória.
Talvez seja útil para alguém:
http://hiperidroticos.com.br/

Anônimo disse...

Ola, eu sofro de rubor facial mui forte, nao posso comer na frente de ninguem. Penso em fazer a cirurgia com dr malucelli, mas diante deste post estou com medo

Anônimo disse...

Fernando, voce foi impecável nas suas colocações, alertar as pessoas desta maneira e' um gesto nobre. Quero dizer que meu filho, 21 anos, ja' fez 2 vezes botox nas axilas para controle da hiperidrose. O resultado e' fantástico, apesar de custar caro (em Curitiba e' em torno de 1.500,00) e durar uns 4 meses; percebe-se, inclusive, uma diminuição do suor das mãos. Obrigada por tirar, definitivamente, dos nossos planos a ideia da cirurgia! Abraco

Anônimo disse...

Oi pessoal, então, fui ao médico nessa semana para marcar minha cirurgia. Ano passado, após receber vários nãos quanto a cura desta doença, já estava perdendo as esperanças. Me sentia sozinha, porque eles podem andar de mãos dadas e eu não, porque eles podem usar chinelo ou calçados abertos e meu pé escorrega e fica parecendo uma lama? Eram coisas fúteis e bobas, que nossa, tinham um grandes significados! Tentava esconder das pessoas, para não olharem para minha cara e dizerem, nossa que nojo! Me sentia deslocada. Até descobrir desta cirurgia, nossa, quanta felicidade! Acabei ficando interessada para saber mais e muito curiosa fui pesquisar. Meu médico já tinha me contado de várias pessoas que tiveram esses problemas, mas quando entrei aqui, deu uma aperto no coração, me encontrei. Já passei muitas situações constrangedoras, mas ver que não estou sozinha, me deixou tão bem, tão em casa, sabe? Bom, sobre a cirurgia vai resolver minha hiperidrose nas axilas e nas mãos mas, infelizmente nos pés, não. Me pergunto até hoje porque eu, porque nós? Não quero que meus filhos passem por isso, meus netos. Também estou muito mal, com esses comentários, da cirurgia causar complicações...

Unknown disse...

Caros, Boa Tarde

Eu Realizei minha cirurgia no dia 13/08/14, pois eu suava muito nas Mãos e Pés me em comodando muito, e trazendo constrangimentos diversos.
Após a cirurgia, percebi que agora estou suando bastante nas costa e na canela; mas claro que em dias de muito calor.No frio não estou suando. Até o momento estou feliz com o resultado.

Eu recomendo a cirurgia.

alexandre disse...

Me chamo Alexandre e fiz a cirurgia ha 13 dias, tinha hiperhidrose nas maos e axilas...apos a cirurgia sai sequinho..mas agora apresento hiperhidrose na barriga e nas pernas...peso 79 kilos, 1,70 m, sou atleta de alto rendimento e estou c uma dor c queimacao terrivel nas costas...ja tomei o medicamento paco(paracetamol+codeina)..e ontem tomei o toragesic...nao resolveu meu pbma das dores c queimacao soment nas costas...se alguem quizer trocar uma ideia cmg...meu email é ale_alft3@yahoo.com.br....preciso de ajuda tb...

Tatiana disse...

Fiz a cirurgia há aproximadamente 8 anos atrás. Não sei se estou arrependida, mas o que mais me incomoda é o suor compensatório na barriga, nas costas e nas coxas. Já desisti de fazer academia 2 vezes, pois o suor nas costas é tão intenso que molha os aparelhos e eu fico bastante constrangida. Passo por esta situação de suor nos momentos de streess e emoção. Por outro lado, minha mão fica sequinha e uma das axilas diminuiu 50%. Acho que se fosse hoje , eu tentaria fazer o botox antes de partir para a cirurgia. Deve ser uma decisão bem pensada. O que normalmente acontece é que nós que sofremos deste problema de hiperhidrose, queremos resolver rápido o nosso problema, e muitas vezes fazemos por impulso.

Vasco Lourenço disse...

Bom dia a todos.
Não li todos os comentários, porque são imensos, mas vou deixar aaqui um resumo da minha história.
Tenho 30 anos. Aos 18 submeti-me a uma simpatectomia torácica. Tinha mãos geladas e hiperidrose palmar, o que parecia ser doença de Raynaud, com mãos muito roxas, suadas e geladas. Quando acordei da operação senti as mãos sequíssimas, como nunca tinha sentido antes. Não senti a compensação do suor noutras partes do corpo. Doze anos depois, nunca mais tive este problema do suor nas mãos. A cor roxa desapareceu, mas no entanto, continuo com as mãos geladas todos os invernos, o que já acontecia antes da operação. No verão, fins de primavera e inícios de outono tenho as mãos normais. Resumindo, a operação foi a melhor coisa que me fizeram para solucionar este problema. Foi feita em Lisboa, no Hospital de Santa Maria. Compreendo que cada pessoa é diferente e que cada caso é um caso. No meu caso, tudo correu bem e estou profundamente grato por isso. Obrigado pela atenção!

Marcia disse...

ola pessoal,meu nome é Marcia,minha filha Viviane passou por essa cirurgia de simpatectomia,por causa de suas mãos que suavam muito.Por muitos anos lutei pra que ela não a fizesse mais depois que resolveu estudar fisioterapia e que nesta profissão usaria muito suas mãos,então ela fez.
Foi feito em um dos melhores hospitais de Campinas com um recomendadíssimo cirurgião toraxico, e seis dias,de muitas dores, apos essa cirurgia minha filha faleceu,aos 19 anos e uma vida toda pela frente.
Hoje 2 meses depois disso com muita dor no coração não aconselho a ninguém a fazer essa cirurgia.

Anônimo disse...

Boa noite galera, essa página me tirou muitas dúvidas e me levou a buscar outras alternativas, enfim , a solução que encontrei foi usar o Rexona Clinical, tem tanto para homens como para mulheres, não digo que melherou 100% mas diminuiu bastante. Serve apenas para quem tem hiperidrose, porém espero ter ajudado. Abraço e boa sorte a todos. Obrigado ao dono da página, embora seja um assunto constrangedor você nos ajudou muito, sem palavras para expressar minha gratidão.

Anônimo disse...

Olá,tenho 20 anos e há muito tempo venho acompanhando esta pagina, pois aqui finalmente encontrei pessoas que passam pelo mesmo problema rs
Sofro de rubor facial, o que sempre me atrapalhou muito. Na escola nunca apresentava de apresentações e nunca fazia perguntas nas aulas. Até ai tudo bem, era só eu evitar situações em que eu pudesse ficar nervosa ou envergonhada.
O tempo passou e comecei a trabalhar e comecei a faculdade! Curso fisioterapia, onde a maioria das aulas são práticas, há muitas apresentações de seminários e ai já imaginam né! e trabalho de recepcionista em um hospital, lido com o público o dia todo.
Tenho a pele bem clara e todos os dias sofria com o rubor, parecia que eu ia explodir!Isso era quando ficava envergonhada, quando eu ficava nervosa então, só piorava.Perdi as contas das vezes que fugi do local e fiquei no banheiro até passar essas "manchas" vermelhas no toráx,pescoço e rosto.Uma coisa horrível que é impossível não reparar.
Enfim, cheguei ao um ponto de desespero total. Tentei muitas coisas, e até pensei em fazer a cirurgia. Mas como não é algo 100%, acho que não vale o risco.
Depois de muito pesquisar, de ler os comentários aqui, descobri uma "solução"! Propranolol 40 mg! Em situações que sei que vou ficar vermelha(apresentações de seminários,reuniões importantes do trabalho)eu procuro tomar 1 ou 2 horas antes e pronto!
Não sou médica e nem estou receitando nada, apenas estou comentando o que finalmente funcionou comigo.Só quem sofre com rubor facial pode entender isso.
É um alívio poder se "expor" e não ficar cheia de manchas vermelhas com as pessoas perguntando se você esta bem,se esta com alguma alergia. grrrr!

Anônimo disse...

**Olá,tenho 20 anos e há muito tempo venho acompanhando esta pagina, pois aqui finalmente encontrei pessoas que passam pelo mesmo problema rs
Sofro de rubor facial, o que sempre me atrapalhou muito. Na escola nunca participava de apresentações e nunca fazia perguntas nas aulas. Até ai tudo bem, era só eu evitar situações em que eu pudesse ficar nervosa ou envergonhada.
O tempo passou e comecei a trabalhar e comecei a faculdade! Curso fisioterapia, onde a maioria das aulas são práticas, há muitas apresentações de seminários e ai já imaginam né! e trabalho de recepcionista em um hospital, lido com o público o dia todo.
Tenho a pele bem clara e todos os dias sofria com o rubor, parecia que eu ia explodir!Isso era quando ficava envergonhada, quando eu ficava nervosa então, só piorava.Perdi as contas das vezes que fugi do local e fiquei no banheiro até passar essas "manchas" vermelhas no toráx,pescoço e rosto.Uma coisa horrível que é impossível não reparar.
Enfim, cheguei ao um ponto de desespero total. Tentei muitas coisas, e até pensei em fazer a cirurgia. Mas como não é algo 100%, acho que não vale o risco.
Depois de muito pesquisar, de ler os comentários aqui, descobri uma "solução"! Propranolol 40 mg! Em situações que sei que vou ficar vermelha(apresentações de seminários,reuniões importantes do trabalho)eu procuro tomar 1 ou 2 horas antes e pronto!
Não sou médica e nem estou receitando nada, apenas estou comentando o que finalmente funcionou comigo.Só quem sofre com rubor facial pode entender isso.
É um alívio poder se "expor" e não ficar cheia de manchas vermelhas com as pessoas perguntando se você esta bem,se esta com alguma alergia. grrrr!

Anônimo disse...

Tenho Distrofia do Nervo Simpático "mão e ombro" e com isso tenho dor crônica 24 horas por dia e 365 dias no ano. Minha mão, braço e ombro ficam inchados, cor diferente, perda de movimentos e temperatura diferente. Fiz vários tratamentos: fisioterapias, acupunturas, hidroterapias, infiltrações no ombro e infiltrações na coluna em centro cirúrgico e até hoje não obtive nenhum resultado. Ouvi falar da cirurgia SIMPATECTOMIA e depois de pesquisar, agradeço pelo Blog e principalmente pela preocupação com as pessoas.

Anônimo disse...

Tenho Distrofia do Nervo Simpático "mão e ombro" e com isso tenho dor crônica 24 horas por dia e 365 dias no ano. Minha mão, braço e ombro ficam inchados, cor diferente, perda de movimentos e temperatura diferente. Fiz vários tratamentos: fisioterapias, acupunturas, hidroterapias, infiltrações no ombro e infiltrações na coluna em centro cirúrgico e até hoje não obtive nenhum resultado. Ouvi falar da cirurgia SIMPATECTOMIA e depois de pesquisar, agradeço pelo Blog e principalmente pela preocupação com as pessoas.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 823   Recentes› Mais recentes»