sábado, 26 de janeiro de 2013

O perigo da Simpatectomia Torácica

Se você chegou até esta página é porque está cogitando cometer algo que pode ser um dos maiores erros da sua vida ou então porque já cometeu e agora está buscando informação de como reverter. Recomendo que leia bem tudo o que está escrito nesta página e nos links externos. Tive o trabalho de sentar e escrever um blog simplesmente para ajudar outras pessoas, porque infelizmente para mim já é tarde.

Antes de começar, o tema aqui abordado será a cirurgia chamada simpatectomia torácica. Muitas pessoas estão recorrendo à esta cirurgia para tratar rubor facial (blushing, vermelhidão no rosto), e / ou como uma cirurgia para redução de suor, para aqueles que sofrem de hiperidrose nas axilas, mãos, etc...

Quando resolvi fazê-la, varri a Internet em busca de informação e encontrei muitas, todas em português. Não encontrei nada de muito grave, nenhum relato e portanto segui em frente. Meses depois, com a cirurgia já feita e me causando problemas inimagináveis, busquei informações também em inglês. Me deparei com um universo de pessoas sofrendo dos mesmos problemas do que eu, vitimas deste mesmo procedimento. Mais do que isso, há sites e mais sites registrados feitos apenas de vítimas da simpatectomia torácica. O nome em inglês é Endoscopic Thoracic Sympathectomy (ETS).

Se você lê bem em inglês e quer pular a minha história, pode ir direto para o rodapé da página e encontrará uma grande lista de sites criados por pessoas ou organizações que hoje se posicionam veementemente contra a cirurgia.


Fatos que você deve saber

- A Simpatectomia Torácica foi banida na Suécia em 2003 e na Escandinávia em 2004;
- A Simpatectomia Torácica foi banida em Taiwan em pacientes com menos de 20 anos em 2004
- A FinOHTA (Finnish Office for Health Technology Assessment) e a ASERNIP-S (The Australian Safety and Efficacy Register of New Interventional Procedures – Surgical) produziram um documento comprovando os efeitos imediatos e a longo prazo da Simpatectomia Torácica.


A minha história

Meu nome é Fernando, tenho 20 e poucos anos. Sempre fui uma pessoa saudável, pratiquei esportes, tive amigos e vida social, razoável sucesso na vida pessoal e profissional.

Porém sofri a vida toda de rubor facial. Qualquer situação de desconforto e constrangimento me fazia explodir de calor na face, avermelhando todo o meu rosto e pescoço.  Durante anos isso foi um problema, mas novamente, no Ambiente corporativo é onde isto é pior. Imagina um profissional de vendas que durante apresentações frequentemente ruborizava? Infelizmente, a insegurança transbordava para fora e uma vez que era visível a todos, meu futuro profissional estava condenado.

Também suava no rosto, axilas e nas mãos abundantemente, e é claro que passei muitas situações constrangedoras por causa disso.

Mas apesar de tudo, segui vivendo a vida. E a ideia de uma solução drástica só surgiu depois do Lançamento dos smartphones. Sempre soube que minha mão suava demais, mas quando inventaram o "touch", a minha vida mudou. Primeiro porque não conseguia manusear os modernos celulares, pois com a mão sempre "molhada", isso era impossível. Segundo, porque frequentemente passava vergonha na frente de outras pessoas, encharcando telas alheias  ou simplesmente num aperto de mão.


A decisão de fazer uma cirurgia que pudesse resolver todos os problemas

Pesquisando na Internet, fui apresentado à simpatectomia torácica. Um moderno procedimento que prometia acabar com rubor facial e ainda por cima com o suor das mãos e do rosto. Parecia ter feito sob medida pra mim!

Comecei a pesquisar mais e ler sobre o assunto, e logo estava empolgado e decidido a me submeter a esta cirurgia. Cai por diversas vezes em sites de cirurgiões, pois é onde se encontra mais informação. Mas este é um ponto delicado, pois o cirurgião vive de cirurgia. Nós esperamos sempre que todos os profissionais de saúde sejam éticos, mas estamos sujeitos a nos deparar com opiniões tendenciosas.

O que me impressiona hoje é o numero de médicos que anuncia no google, e isso só se vê praticamente no Brasil. Estamos muitos próximos de ler anúncios como: "Cirurgia em promoção, feche agora e pague em 12 vezes sem juros". O marketing na medicina é um pouco discutível, não dá muito bem para saber se o médico está defendendo a saúde do paciente ou interesses financeiros particulares. Claro que esperamos sempre ética médica, mas como podemos ter certeza de que ela está sendo praticada?

Mas quando você sofre das condições que citei acima, nada no mundo pode ser pior. E aí você é informado de possíveis efeitos colaterais, mas o que pode ser pior do que o seu problema? Nada. E é assim também que agimos em todas as outras questões da vida, somos incrivelmente egocêntricos, ninguém tem um problema maior e ninguém é melhor que eu. Mas deixa esta parte para um post filosófico depois.


Diferentes métodos de realizar a Simpatectomia Torácica

Pesquisando na internet, você encontrará médicos que dissecam e cortam o nervo simpático. Outros oferecerão um método de clipagem. A diferença básica é que em caso de insatisfação do paciente e desejo de reversão, TEORICAMENTE seria possível e mais simples se a cirurgia tiver sido feita através da clipagem. Mas aqui existe um problema: a reversão não é garantida! Muitas vezes mesmo o clipe é capaz de danificar o nervo para sempre, ou seja, seu corpo nunca mais será o mesmo.


Riscos da cirurgia

Nevralgia intercostal
Em torno de 5% dos pacientes (*) podem desenvolver a nevralgia intercostal, também conhecida como neurite, ou neuralgia. Este problema se dá em função de um trauma na costela, pois não sei você sabe, mas é por meio das suas costelas que irão passar os instrumentos cirúrgicos.
Pois bem, caso você tenha este problema, pode ter uma dor insuportável 24h por dia. Não conseguirá aliviar com medicamentos comuns, e terá de tratar com medicação pesada, geralmente anti-convulsivos. E aí se prepare, pois a sua vida se tornará um inferno. O medicamento mais comum para aliviar esta dor é o Lyrica. Pesquise os efeitos colaterais deste remédio e entenda do que estou falando. E depois pense se vale a pena passar O RESTO DA SUA VIDA sofrendo uma DOR CRÔNICA.

* Desde a publicação deste post, recebi tantos emails de pessoas falando dessas dores que eu passei a questionar esses 5% que os médicos dizem, mas enfim...

Síndrome de Horner
Mais um problema seríssimo. Dizem ter incidência baixa, inferior a 1%, mas o fato é que ainda existe MUITA gente sofrendo deste terrível problema. Você pode pesquisar na internet maiores detalhes, mas vou resumir: Uma de seus pálpebras cai, deixando aparentemente um olho maior do que o outro, além de poder apresentar vermelhidão, entre outros fatores. Certamente é um grande problema estético a ser considerado, ainda mais porque é bem visível na face!

Outros graves problemas podem ocorrer, como sangramento, infecção, dor, parestesia, formação de quelóide ou cicatriz hipertrófica, parestesia, quilotórax. Recomendo que pesquise cada um desses riscos e analise se está disposto a arriscar.


Os efeitos colaterais
Pesquisando nos sites de cirurgiões, todos vão focar o problema em um só efeito colateral: o suor compensatório. Esse por Si só já é um grande problema. Já pensou você faz uma cirurgia para parar de suar na mão e começa a suar o DOBRO no pé?  Mas provavelmente você nunca suou no pé, então como você não sabe o INFERNO que é suar no pé, sofrer de mal cheiro (chulé), de feridas e bolhas que se formam do contato da pele molhada com meias e sapatos, dos fungos e bactérias que se desenvolverão no perfeito cenário de humidade.

Pois fiz o que deveria ter feito antes e traduzo abaixo MUITOS dos efeitos colaterais que esta cirurgia pode trazer. Apenas traduzi artigos das referências citadas no rodapé. Qual desses que eu tive? Quase todos.


- Perda da capacidade de resfriar o corpo da cabeça para cima
O suor, como todas as funções do corpo humano, existe por um sentido. Neste caso, o suor é necessário para resfriar o seu corpo em situações de superaquecimento. Agora imagine se enfrenta uma situação de muito calor, como alta temperatura, ou durante a pratica de esportes, ou ainda se comer algo picante. O seu corpo inteiro vai suar, mas a sua cabeça não. Isso soa bonitinho e higiênico, mas é extremamente perigoso, pois a temperatura da sua cabeça não diminuirá.
E por consequência, prepare-se para se sentir mal ou desmaiar, caso o calor seja realmente intenso.

- Suor compensatório
Cada médico vai te informar um numero, mas a realidade é que quase 100% dos operados sofrem com suor compensatório. Isto é algo obvio, pois o corpo tenta reequilibrar o desequilíbrio que a simpatectomia torácica causou. Mas o pior é que existe uma grande porcentagem de pessoas que passam a suar até mais do que suavam antes! Na barriga, costas, pernas, pés, etc...  Esse suor compensatório pode ser definitivo, para o resto da vida.

- Redução do batimento cardíaco
Alguns cirurgiões estão agora alertando que existe uma possibilidade de redução do batimento cardíaco em até 10%. Para atletas isso pode ser um problema, pois pode diminuir um pouco a sua condição física.

- Suor gustativo
A ingestão de comidas picantes pode trazer à tona muito suor no corpo. Outras pessoas relatam sentir uma coceira incontrolável na face após ingestão de comida picante.

Outros muitos dos efeitos citados por pacientes seguem abaixo:
Tontura, diminuição de libido, depressão, encurtamento da respiração, fadiga crônica, problema de memoria, raciocínio lento, etc...

Um site estrangeiro trouxe à tona um estudo profundo sobre os efeitos colaterais, o qual pode ser visualizado neste link: http://www.truthaboutets.com/Pages/FXBottom.html

Suicídios
Infelizmente algumas pessoas não suportaram conviver com pesados efeitos colaterais e cometeram suicídio depois da cirurgia. Alguns dos relatos podem ser encontrados aqui: http://www.ets-sideeffects.com/ets-surgery/ets-surgery-deaths


Reversão e conclusão

Caros, infelizmente o processo de reversão, assim como a cirurgia, não funcionaram no meu caso (aquela história de reversão até 6 meses funciona é mais uma balela). Terei de conviver para sempre com todos os efeitos colaterais que descrevi aqui. Não há nada na vida com que a gente não se acostume, mas a minha vida antes era realmente bem melhor.
Tudo o que eu queria era voltar a ser uma pessoa normal como era antes, e hoje aprendi que NADA na vida é mais importante do que a saúde. Cuide do seu corpo, porque você só tem um, e se estragá-lo, o erro pode custar caro demais.


Fontes
Recomendo a leitura desses sites em inglês, já que em português há escassez de informação. Repare que não são poucos, visto que são criados por pacientes lesionados. Este blog mesmo é outro exemplo disso. Mas nem todo mundo tem coragem de contar a sua história, ainda mais para pacientes que sofrem de fobia social, se expor é o pior.

Convido inclusive a todos que tenham ou tiveram algum desses problemas a comentar este post. Podemos compartilhar informação para alertar algumas pessoas sobre possíveis riscos da Simpatectomia torácica, e também para descobrir quais são os tratamentos disponíveis para aqueles que ficaram com sequelas permanentes, como eu.

http://www.truthaboutets.com/Pages/FXBottom.html

http://www.no-ets.com/

http://www.ets-sideeffects.com

http://etssideeffects.com/

http://www.myexcessivesweating.com/ets.php




ATENÇÃO!

ATUALIZADO DIA 14/05/2014

Caros, após 1 ano do post, o volume de visitas mensais a este blog é impressionante, toda semana há novos comentários. Há experiências positivas que parecem reais, há experiências positivas estranhas (como se estranhamente houvesse algum interesse em fazer propaganda da cirurgia), e há muitas e muitas experiências negativas.

Algumas pessoas fizeram a cirurgia e uma semana , ou um mês depois, vieram correndo postar no blog o quão bem-sucedida ela tinha sido. Desejo tudo de melhor a todos, de verdade, mas convenhamos, alguns problemas só aparecem depois de um tempo.


Respondendo a algumas perguntas:

- Fiz a cirurgia com um dos médicos mais renomados do país, em Curitiba. Portanto, médico top com escritório em bairro bacana não vai te garantir nenhum sucesso.

- Quem se propõe a investigar bem outros pacientes, verá que a reversão é nada além de marketing.

- Não, a cirurgia não resolve em NADA a questão do rubor.

- Sim, a cirurgia deixa as mãos completamente secas, porém a barriga, costas e penas tornam-se uma cachoeira. Sua camiseta vai encharcar bem rápido, mesmo em um dia frio, e você provavelmente não tem ideia do problema social que isso vai causar.

- Se eu tivesse que tratar o suor, hoje, tentaria botox. Ah, ok, não é definitivo, mas acredite, depois de uma experiência péssima com uma cirurgia você nunca mais vai buscar soluções "definitivas". Dricolor não funciona para mim, para outras pessoas funciona.

- Se eu tivesse de tratar o rubor, tentaria terapia, existem médicos especializados em fobia social, que através de medicação podem controlar alguns sintomas. Ah, ok, você não quer tomar remédio para o resto da vida. Acredite, meu amigo, é melhor tomar um remedinho prescrito pelo terapeuta do que uma bomba pra dor crônica prescrita por um neurologista.


Aliviando efeitos colaterais

Como já disse, estou recebendo contatos diários de outras pessoas que tiveram vários dos sinto mas como eu, e juntos vamos nos ajudando para tratar os nossos novos problemas, que por sinal são infinitamente maiores do que os problemas antigos.

Descobri pessoas que estão tratando o suor compensatório com o Retemic. Ele é um remédio para incontinência urinária, mas o efeito colateral dele é diminuir a transpiração. Pesquisem com o seu médico para entender se vale a pena, pois é claro ele possui outros efeitos colaterais.

Para as dores nas costas, ouvi gente dizer que está tomando o Lyrica e está tendo um resultado razoável. Consultem um médico também, de preferência neurologista ou anestesista para lidar com isso.
Para quem possui dores mais brandas, Salonpas ou Diclofenaco (voltaren) ajudam.

Vou continuar atualizando este POST às vezes, ao invés de criar novos, portanto voltem quando quiser.

823 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   601 – 800 de 823   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Olá Fernando, parabéns pelo blog. Iniciativa fantástica. Operei em 2001 e cortei t2, t3 e t4. Além do suor compensatório insuportável, sinto dores diárias nas costas e pescoço, somente do lado direito. Sinto essa musculatura permanentemente rígida e dolorida. E sinto também certa queimação no local. Gostaria de saber sobre pessoas que sentem essas dores, que remédios tomam e qual o diagnóstico. Hoje em dia vivo atormentado pelo suor compensatório severo, sentindo dores diárias e deprimido tomando rivotril. Acabou com minha vida social. Quem sente algum tipo de dor crônica, gostaria que entrasse em contato comigo pelo e-mail dclandrade@gmail.com.
Quero saber a origem dessas dores, pois nenhum médico me explicou ainda. Já fui a reumatologista, fisiatra, psiquiatra, ortopedista e neuro.
Abraços a todos!

Anônimo disse...

Fiz esta cirurgia em 2011 pois vertia rios de suor pelo rosto ao menor esforço físico ou calor. No meu caso, fiz a clipagem dos gânglios simpáticos na tentativa de resolver ou pelo menos amenizar o problema. Resolveu? Em teoria sim... praticamente o suor do rosto estancou, mas em contrapartida todo o suor que brotava do rosto foi parar nas costas. É o que eles chamam de sudorese compensatória.

Depois de poucos meses, decidi desfazer a cirurgia pois na minha opinião a intervenção cirúrgica piorou ao invés de melhorar. Desfiz a cirurgia e ao fim das contas o suor ficou meio a meio, nas costas e no rosto, nada que atrapalhe consideravelmente minha vida.

Minha preocupação na verdade é outra: essa cirurgia pode ter, de alguma forma, reduzido minha libido. Tenho medo de que alguma coisa possa ter interferido na minha ereção. Embora eu ainda a tenha em situações pontuais (ao acordar, por exemplo), não consigo ter em outras.

Fui até o urologista e ele me explicou que a ereção depende de ter vontade e que isso varia de pessoa para pessoa, mas ainda assim essa dúvida paira na minha mente. Se as coisas se agravarem, penso em fazer uma segunda visita e mencionar essa clipagem.

Enfim... aparentemente nada de errado aconteceu. Essa questão da ereção talvez seja coisa da minha cabeça, já que consigo manter uma ereção em determinados momentos e em outros não. Mas a clipagem não resolveu meu problema, eu diria que simplesmente troquei 6 por meia dúzia.

A quem tiver interesse em fazer essa cirurgia, peço que reflitam. Vai ter um monte de médico querendo operar sem se dar o trabalho de te enviar para um psicólogo ou sem te contar os riscos. Para fazer uma cirurgia dessas, acredito que o apoio de um psicólogo seja fundamental, além de uma análise profunda para saber se realmente o paciente depende da cirurgia para ter uma vida social minimamente estável. Mas quando o que se está em jogo é dinheiro, isso são meros detalhes.

Façam essa cirurgia somente se vossas consciência disserem a vós que vossas vidas sociais tornaram-se INSUPORTÁVEIS por conta da hiperidrose. Do contrário, passe longe. Não vale o risco.

Daniel C. disse...

Sr. Fernando (autor do blog) o intuito de sua postagem foi extremamente solidária, embora muito alarmante. Mas perdoe-me, você é um fanfarrão. Primeiro eu li e reli sua postagem duas ou três vezes, bem como os comentários. Comentários que para infortúnio, uma boa porção era abominar a cirurgia.

Pois bem, tomei curiosidade e pesquisei os "fatos que você precisa saber" no qual você cita:
- A Simpatectomia Torácica foi banida na Suécia em 2003 e na Escandinávia em 2004;
- A Simpatectomia Torácica foi banida em Taiwan em pacientes com menos de 20 anos em 2004
- A FinOHTA (Finnish Office for Health Technology Assessment) e a ASERNIP-S (The Australian Safety and Efficacy Register of New Interventional Procedures – Surgical) produziram um documento comprovando os efeitos imediatos e a longo prazo da Simpatectomia Torácica.


Primeiramente, não sei de quais fontes você tirou as duas primeiras, suponho que tenha sido de uma mídia estrangeira qualquer. Pois procure como primeiro exemplo, a questão da Suécia ter proibido. E isso não é nem um pouco verdade. Eu achei pelo menos três hospitais universitários na Suécia, procurando por "thoraxkirurgi" (Cirurgia Torácica em sueco), que por acaso são hospitais muito por dentro da questão. A Universidade de Lund, por exemplo, é pioneira.
Eis os links:
http://www.med.lu.se/klinvetlund/thoraxkirurgi
http://www.akademiska.se/Verksamheter/Thoraxkirurgi-och--anestesi/
https://utdanning.no/yrker/beskrivelse/thoraxkirurg


Infelizmente, eu acho que seu post, embora com ótimas intenções, foi motivado muito mais pela revolta sentimental, do que a os perigos da cirurgia de fato.
Minha sincera opinião, é a de que como muitos operados dizem, depende muito mais do organismo da pessoa, e deve-se tentar a sorte. Porque infelizmente esta doença é muito pouco pesquisada no meio científico.

marcia disse...

Seu filho teve hiperidrose tbm??

marcia disse...

Qual nervo vc operou? Tbm sou do rj

Maria disse...

Boa noite Fernando, repetir suas palavras é repisar meus sentimentos. Sou simpatectada desde 2001, quando recebi meu diploma de bacharel em direito e fui aprovada na OAB. PENSA!!!como advogar suando bicas nas mãos e pés? Era impossível!!! Fiz a cirurgia radical, suturei o nervo simpático. Arrependimento imediato, compensado geral. Dos seios as unhas do pé �� Ou estou molhada no ar condicionado, ou pingando fora dele. Tenho hoje 45 anos, fiz aplicação de uma aplicação de botox a dous anos pelo corpo, melhorou 7o%. Agora, fiz um frasco inteiro pelo copo todo, simplesmente não tive 1% de resultado, isso mesmo, UM POR CENTO. ESTOU DESESPERADA, a cada ano quempasso tranpiro
Mais, pior, agora também na nuca e cabeça. Busquei literatura, tentarei de tdo, sem sucesso. Minha estima está baixinha, sou descendente de Italiano, gosto desfalcar pegando nas pessoas, abraçando, e estou assim!!derrotada, deprimida, passei a não gostar da profissão, pois não consigo exerce-la sem suar. Se souber de algo que nos salve me avisa. O que fizeram comigo foi um crime.

Anônimo disse...

O meu problema é parecido com a maioria de vocês. Não indico para ninguém essa cirurgia, visto a série de problemas ocasionados pela mesma.

Quando se tem algum problema com transpiração de qualquer área e se quer cessar, a gente não imagina as consequências geradas, só pensa positivo, no entanto, pode piorar sim.

Problemas como dores musculares, dor de cabeça 24 horas por dia, sudorese compensatória pelo corpo, vida social completamente limitada, respiração comprometida, temperatura do corpo elevadíssima, (leigos pensam que o problema é somente o suor, mas essa sensação de "superaquecimento", de não ter um sistema de resfriamento pelo corpo é péssima), etc.

Quando fiz a cirurgia era menor de idade e provavelmente vou levar para o resto da minha as consequência dessa porcaria. Algo que não é fácil de acostumar, fiz há quase 10 anos a cirurgia e desde então, poderia apontar os inúmeros problemas gerados, coisas simples para um ser humano comum, se tornaram complicadíssimas.

NÃO FAÇA A SIMPATECTOMIA! Penso seriamente em tentar a reversão, acho que vale o risco, visto que ultimamente só vejo a vida passar mesmo. Deixo aqui meu depoimento. Um abraço a todos !

Anônimo disse...

Fernando eu gostaria de obter mais informações sobre a cirurgia de reversão. Acha que piorou ? Manteve da mesma forma? Teve algum efeito colateral?

Anônimo disse...

PESSOAL, ATENÇÃO! Todo mundo aqui já falou que a reversão não funciona. Não entrem nessa. Vocês vão passar por uma nova cirurgia, tomar anestesia, correr risco de morte, sentir as dores do pós-operatório e não vão chegar a lugar algum, aumentando ainda mais a frustração. Tem médicos que só pensam no dinheiro e estão vendendo sonhos. E como eles escapam de um processo se não der certo? Simples, eles simplesmente nunca vão falar ao paciente que a chance de sucesso é de 100 p cento, ou seja, se der errado a reversão eles não se responsabilizam por nada, pois avisaram antes q poderia não funcionar e já levaram a grana p casa. Fiquem espertos, a cirurgia "original" já traz prejuízos demais, não se arrisquem novamente.

Unknown disse...

Essa cirurgia e horrível.
destruí minha vida.

Unknown disse...

O que vc Isa pra diminuir o suor?

Unknown disse...

Minha vida virou um inferno depois da cirurgia,maldita simpatectomia.
Espero em Deus q eu volte a ser como era.

Unknown disse...

Boa noite, meu nome é Ricardo, tenho 24 anos, fiz a cirurgia quando tinha uns 13 anos...
Tive o suor compensatório de maneira severa, costas, barriga e pernas são como cachoeiras, constantemente..
Vida social totalmente afetada, não sei o que é uma camiseta cinza, ou qualquer outra cor, apenas brancas ou pretas, mesmo assim, não tem como escapar.
Impossível usar uma calça ou short's de cor mais clara, pois ficarão totalmente enxarcados.
Enfim, sou mais um...
Minhas mãos são totalmente secas, isso é muito bom, pois só quem tem, sabe o constrangimento e sofrimento que é...
Acabei de comprar o Driclor, vou testar, ouço falar muito bem dele, quero que dê certo.
Me mande um e-mail, podemos nos ajudar !!
ricardoabreu10@gmail.com

abraços, fiquem com Deus.
Hiperidrose é apenas um detalhe, somos todos iguais perante ele.
Não liga pra eles não...
Nós somos do bem =]

Unknown disse...

Bem encontrei esse blog muito atrasada, uma pena! Pois hj depois de 14 anos de operada da simpatectomia palmar sofro como acredito a maioria dessas pessoas que aqui vieram expor sua tragédia ou não dessa cirurgia. E acredito que não preciso dizer que me arrependo amargamente. Hoje tenho 32 anos e nem me formar na faculdade eu consegui,ou seja nem minha carreira eu pude seguir e vivo infeliz e tentando sobreviver morando no Rio de Janeiro( agora imagina o que e morar nessa cidade e ter hiperidrose???)
Eu não acredito como ainda ganham dinheiro com essa cirurgia!!
Ao criador do blog, obrigada e parabéns pela iniciativa! Entrarei em contato pelo e mai para receber dicas de como a virar. Rs

Unknown disse...

Oi Ana, nem sei se lerá minha mensagem pois pelo postagem foi feita em 2013 mas vou tentar. E hoje, você ainda faria essa cirurgia? Nada mudou?

Unknown disse...

Jorge espero sinceramente que vc tenha desistido. Hoje fazem uns 11 anos que fiz a simpatc. palmar qie era pra parar de tranpirar nas mãos e depois de uns 4 anos de cirurgia eu comecei a transpirar corpo inteiro, minha roupa fica molhada de dar pra torcer.

Andrey_Munari disse...

Fiz a cirurgia ontem ás 9:30 da amnhã no Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre. Até agora tudo bem hahahahahaha pelo que li, os efeitos colaterais aparecem depois de um bom tempo da cirurgia. Todas as pessoas que eu conheço que fizeram essa cirurgia, seja ontem, seja 20 anos atrás, não tiveram nenhum efeito colateral. Acho que ocorre efeitos colaterais sim, mas a uma taxa pequena de pacientes na verdade. Eu tinha hiperidrose nas mãe, pés e axilas, não no rosto como a maioria das pessoas que eu li os relatos aqui do blog. Enfim, toda cirurgia tem seus riscos, cada corpo reage de uuma forma á cirurgia, espero que todos fiquem bem e tenham sucesso em suas vidas. Abraços!

Unknown disse...

Alguém tem notícias do autor do blog? Ouvi dizer que ele cometeu suicídio :(

Anônimo disse...

Oi, fiz a cirurgia de simpatectomia há 37 anos e sofro com as consequências já conhecidas pelos que tiveram o efeito de compensação. Estava procurando ajuda quando vi essa sua mensagem. Posso mandar um e-mail? Já faz bastante tempo que você escreveu... Mas vale a tentativa. Abraços.

Anônimo disse...

Fiz a simpatectomia há 37 anos e sofro com os efeitos de compensação.
Naquela época, anos 80, não tinha como procurar informações e acreditei que meus problemas de suor nas axilas estaria resolvido. Apesar de alertada pelo médico, à época, sobre a compensação, não acreditei que seria tão agravado. Durante muitos anos, foi uma coisa suportável, porém, depois de entrar na menopausa a situação piorou muito, e o suor se tornou generalizado. Ia procurar um médico, mas pelo que estou lendo aqui, não há o que ser feito. Contudo, estou à procura de pessoas que conseguiram algo para amenizar o suor excessivo. Meu e-mail: silmac75@gmail.com

Unknown disse...

Vc melhorou depois q desfez a cirurgia?

Unknown disse...

Ola, sofro com o problema de hiperidrose nas axilas. Há algum tempo procuro alternativas para tentar minimizar o problema, a maioria foi em vão, pois o meu problema é maior que o que achava ser. Percebi entao que a unica maneira de "me ver livre" desse problema seria a intervenção cirurgica. No entanto quis aprender mais sobre o processo, e me deparei com esse blog, em nenhum outro encontrei criticas ou pontos negativos. Achei estranho, pq quase sempre um bem traz um mal. Gostei bastante da iniciativa de ter abordado este tema, que sem duvidas, me deixou bastante claro o quão idiota estaria sendo, se tivesse tomado a inciativa de optar pela intervençao cirurgica!

Abç, Lucas Quesado.

Anônimo disse...

Me chamo Marcos Toni, tenho 28 anos e moro em Taboão da Serra, SP. Tenho hiperidrose (no corpo inteiro) desde a adolescência. Sempre percebi que sentia um calor demasiado e uma transpiração excessiva. Mas aos 22 anos, comecei um tratamento com ROACUTAN para ACNE e depois de desenvolver depressão profunda, três meses depois, interrompi o tratamento e meses depois notei que a minha transpiração foi intensificada. Antidepressivos também pioraram o meu quadro de hiperidrose, a ponto de eu caminhar na rua igual a uma cachoeira ambulante. Mesmo interrompendo o uso dessas medicações, o quadro se mantém. Não preciso dizer que ainda hoje sofro demasiadamente com isso. Me vejo fugindo de contado social, de situações que causam ansiedade e estresse, me prejudico na vida pessoal e profissional. Vou acumulando perdas e danos. Roupas não duram muito e não possuo uma vida que me permita trocar de camisa e calça três vezes ao dia. A vida é tremendamente triste. Já tentei usar RETEMIC, como muitos indicam, mas os efeitos benéficos só duram 2 dias e param com o tempo, além disso, os efeitos colaterais são muito intensos e alguns bem graves (incluindo dores no peito e riscos de doenças no coração e na próstata). Enfim, o que posso dizer, além de expor a minha indignação com a minha falta de sorte. Acho que quem tem casos na família, deveria evitar ter filhos. Tenho dois irmãos mais velhos e nenhum deles transpira uma gota de suor. A minha esperança é de os cientistas desenvolverem uma cura ou controle da hiperidrose realmente eficazes. Espero que ainda nesta vida, para que possamos, todos nós, sentirmos como é viver de verdade.

Unknown disse...

Cara deixa seu email preciso muito for cm vc.

Anônimo disse...

Boa tarde

Sou Andréia eu fiz e não recomendo, o medico durante o procedimento furou meu pulmão e olha que é o renomado da cidade. A
cabei ficando na uti 5 dias com drenos e quase morri....e hoje transpiro nas costas barriga e pernas...um colchão por ano.
NÃO FAÇAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sempre pensei que meu "suor" excessivo fosse devido ao calor, mas comecei a notar que mesmo quando não estava tão calor eu estava lá suando. Isso me trouxe (como muitos relatos) situações constrangedoras. Em 2014 comecei uma pesquisa a respeito do "meu problema" e acabei marcando uma consulta com um médico da cidade de Presidente Prudente SP. Cheguei na consulta prestes a marcar a cirurgia. O médico muito calmamente disse: Eduardo existem outros métodos além da cirurgia, vamos começar com um medicamento chamado Retemic 5mg, me explicou sobre o medicamento e seus efeitos colaterais. No começo meu corpo "sofreu um pouco" (sou um pouco cético) e uma semana meus "suores" estavam controlados, digo que estava suando como pessoa dita normal (como disse acima comecei em 2014 mais precisamente em maio) apesar do mês que estava.
Ainda penso sobre a cirurgia de clipagem, mas por enquanto estou satisfeito comigo.

Unknown disse...

Por tudo joia? Fiz minha cirurgia com 10 anos de idade com o melhor cirurgião da minha cidade não sei dizer se estou melhor ou não tenho uma filha com hiper e sei q a cirurgia nela eu nao deixo fazer!nasci com Hiper e me acostumei a viver com ela fico feliz de ter chegado ao seu blog pq conheci várias pessoas e indicava a cirurgia e hj sei q a melhor coisa é cada um se informar primeiro e melhoras viu sempre é muito obrigada por compartilhar

Unknown disse...

Fiz a cirurgia a 11 anos atras, suava muito nas maos,pés e axilas. Não me arrependo de ter feito, hj transpiro pouquissimo nas costas e barriga, mas não tem nem comparaçao a vergonha que eu passava sempre que ia comprimentar alguem. Nas axilas entao???. nossa nem gosto de lembrar, só usava roupa branca e preta, para que ninguem ficasse olhando. Como ja disse, não me arrependo de ter feito, mas conheco pessoas que fizeram e não tiveram nenhum resultado, simplesmente foi " a toa ". Se vai dar certo ou não, depende muito de cada corpo.

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia, minhas mãos pararam de suar só que tbm ficaram secas a ponto de descamar e doer. Alguém passou por isso? Se soubesse que ficaria assim não tinha feito a cirurgia.

Meus Interesses disse...

Tenho rubor facial , e nao tem outro metodo de resolver isso, sofro bastante com isso , e olha que só tenho 18 anos, a cirurgia que voces fizeram , qual foi o valor? Se alguem tiver disponivel depois para conversar sobre o assunto do rosto. ME CHAME NO WPP 34991724367

Anônimo disse...

Oláa,

Gostei muito de ver os relatos e descrição das experiências com a cirurgia.

Tenho 22 anos e no ano passado 2017 realizei esse procedimento, por que em toda minha vida tive que conviver com o suor nas mãos, axilas e pés. Resolvi fazer a cirurgia pq ja havia tentado e testado de tudo, eu não conseguia mexer no celular mais, perdia muitos sapatos, só vestia roupa preta ou branca e ainda caia muito na rua. Até chegar ao ponto que eu desidratava e tinha que ir para o hospital tomar soro pelo menos 1 vez ao mês.

Até então minha experiência com a cirurgia esta sendo muito positiva, mas confesso que com os relatos estou receiosa em ter algum efeito colateral, além do suor compensatório (que ja era claro para mim que eu iria ter).

De toda forma, acredito que são casos e casos em relação a esta cirurgia.

Sucesso ao blog!

Unknown disse...

Olá, amigos
Infelizmente, como qualquer outra cirurgia, os resultados podem não ser bons. Fiz a simpatectomia torácica em minha cidade (Chapecó - SC) e dois anos depois a simpatectomia lombar, com o renomado cirurgião de Curitiba (Dr. Malucelli), a quem devo o conforto e a satisfação de ter pés secos e quentes. O suor compensatório existe, mas nada se compara ao constrangimento de ter mãos suadas e pés banhados em chulé. Me organizo para cirurgiar minha filha (08 anos) porque ela também sofre muito com a sudorese palmar e plantar. A compensatória em mim é nas costas, abdomem, virilhas. Já aprendi a lidar com isso. Em dias muito quentes prefiro usar calça jeans escura, pois disfarça bastante a umidade nas virilhas. Quanto ao suor nas costas e blusas, em menor quantidade, não me importo. Só quem teve pés e mãos escorrendo é que sabe o bem que é ter apenas a sudorese compensatória. Forte abraço a todos!

Unknown disse...

Concluindo, a simpatectomia toracica fiz no ano de 2006 e a lombar no ano de 2008. Uma benção..

Unknown disse...

Apenas como sugestão, quem sofre muito com o suor nas axilas pode usar o Perspirex. É muito eficaz.Elimina completamente o cheiro das axilas e pés. Caso queiram trocar informações sobre a cirurgia, podem fazer contato pelo e-mail: lea_ib@hotmail.com
Boa sorte a todos!

Unknown disse...

Olá, meu nome é Bárbara e estava pensando seriamente em fazer a cirurgia simpatectomia. Tenho 19 anos e sofro muito suando nas mãos e na axila, molha o caderno ao escrever, cumprimentar as pessoas é um pesadelo e até dar a mão para meu namorado não consigo. Falei hoje pros meus pais que a cirurgia seria meu sonho e to prestes a marcar uma consulta, mas agora fiquei preocupada...
Gostaria que, se você ja fez a cirurgia ou também pensa em fazer, me mandasse seu resultado e sua opinião pro meu email: barbarayss@yahoo.com.br para discutirmos sobre.
Obrigada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Cuidado com os comentários aqui no blog de médicos disfarçados com perfl fake que só pensam no dinheiro. O suor compensatório é grave. mesmo se alimentando bem ou estando com peso adequado você vai ter problemas sérios. A cirurgia já está proibida em varios países como Austrália Taiwan e Suécia. não acreditem em quem diz q a cirurgia é a salvacao p tudo e sem efeitos colaterais sérios. A vida q vai ser destruída é a do paciente e não do cirurgiao.

Unknown disse...

Boa noite. Meu relato abaixo; e não recomendo a ninguém fazer essa farça de cirurgia. Fiz a cirurgia em 2000 com 25 anos, com o objetivo de reduzir o suor nas axilas que era gigante ao ponto de ter de trocar de camisa durante o expediente de trabalho. Antes da cirurgia usava camisetas de malha sob a roupa de trabalho e ainda assim precisava troca-las (a de baixo) durante o expediente devido somente à sudorese nas axilas. Nao tive problemas operatórios porém dois meses após a cirurgia virei um chafariz de suor. Meu torax, abdomem e pernas passaram a suar tanto (muuuuuito mais que antes) que precisei usar roupas pretas ou escuras para ocultar a transpiração. O famoso medico da usp que me operou, recomedou eu tomar retemic 5mg duas vezes ao dia para minimizar esse efeito colateral que segundo ele atingiria somente 2% dos pacientes (balela - todos 100% dos homens terão). O retemic funciona para a redução da compensatória, mas cobra um preço caro por uso em longo prazo. Este remedio reduz a vontade de ir ao banheiro, com isso a beixiga sobrecarrega a função da próstata trazendo o serio problema de hiperplasia prostatica (listado como efeito colateral na bula do retemic) e o pior "não tem cura" (a hiperplasia), gerando dores cronicas na prostata. Hoje (2017) com 42 anos suo igual um bica por todo corpo, menos na cabeça e com problemas colateriais trazidos por um medicamento que ameniza o efeito da sudorese compensatoria mas custa um preço caro para a prostata. Nao recomendo. A cirurgia nao traz solucao do problema para homens e quem lêr este relato e puder informar a algum conhecido que tenha interesse em fazer a cirurgia mentirosa por favor leia para ele. Não façam ssamerda.

Unknown disse...

Fiz a simpatectomia em fevereiro de 2012,na minha última consulta com o cirurgião fui alertada de todos os riscos desta cirurgia, passados 5 anos o único sintoma negativo foi o suor compensatório nas costas e barriga, porém é brando...minha cirurgia foi um sucesso deixei de suar as maos e pés... Posso ser a minoria mas pra mim a cirurgia valeu muito a pena

Unknown disse...

Fiz a simpatectomia em fevereiro de 2012,na minha última consulta com o cirurgião fui alertada de todos os riscos desta cirurgia, passados 5 anos o único sintoma negativo foi o suor compensatório nas costas e barriga, porém é brando...minha cirurgia foi um sucesso deixei de suar as maos e pés... Posso ser a minoria mas pra mim a cirurgia valeu muito a pena

Unknown disse...

Fiz a simpatectomia em fevereiro de 2012,na minha última consulta com o cirurgião fui alertada de todos os riscos desta cirurgia, passados 5 anos o único sintoma negativo foi o suor compensatório nas costas e barriga, porém é brando...minha cirurgia foi um sucesso deixei de suar as maos e pés... Posso ser a minoria mas pra mim a cirurgia valeu muito a pena

Anônimo disse...

Olá Fernando, parabéns pela iniciativa, gostaria de expor aqui minha frustração e arrependimento de ter feito a cirurgia de simpatectómica torácica.
Realizei a cirurgia de Hiperidrose torácica no final de 2014, há 2 anos e meio atrás e até hoje sofro com as consequências.
Sempre suei excessivamente nas axilas, desde criança, após várias situações de desconforto e constrangimento ao longo da minha vida, resolvi aos 32 anos realizar a cirurgia.
Infelizmente após a cirurgia não sinto mais parte do meu tórax esquerdo(seio esquerdo, região abaixo da axila e parte posterior das costas), fiquei arrasada após a cirurgia, pois para mulher é super complicado essa questão de não sentir a mama, além de estar constantemente me machucando pois não sinto mais toda parte esquerda do Torax .
Já fui em vários médicos, psicólogos, fisioterapia, acupuntura, exercícios físicos com acompanhamento de profissional, tentando entender o que havia acontecido e buscando uma forma de aliviar meu sofrimento e entender tudo isso.
Me arrependo profundamente por ter realizado a cirurgia, além dos sintomas em que vc relatou no seu poste, ainda passei a não sentir uma parte do meu corpo.
Realizei no ano passado um exame chamado Termografia Cutânea do Corpo Todo, onde foi constatado no laudo do exame alteração na mama e axila esquerda envolvendo os nervos T 2 e T4 neuropáticos vasomotor simpático, ou seja o médico cirurgião na hora de realizar a cirurgia do lado esquerdo lesou 2 nervos simpáticos do meu corpo e hoje não sinto mais meu seio, axila e parte das costas esquerda.
Hoje faço tratamento com acupuntura para controla as dores e monitoro com acompanhamento de uma médica especialista em dor a flacidez e paralização muscular ocorrida na região, além de tratamento com psicóloga, a fim de melhorar a autoestima por se tratar de uma lesão em parte tão importante do corpo para a mulher (seios).

Unknown disse...

Não faça!

Anônimo disse...

Olá!
Acho que é a primeira vez que comento num blog.
Queria só agradecer ter perdido o seu tempo em reunir toda esta informação.
Estava decidida a fazer esta cirurgia mas só de ler isso "o suor já foi".

Muito obrigada!

Quem é você? disse...

Apesar de suar no corpo inteiro, faço botox nas axilas e o resultado é excelente. Só suo quando estou na academia e, mesmo assim, muito pouco. A aplicação dura, em média, de 6 a 8 meses. E o melhor é que não tem risco algum. Quem dera que meu problema fosse só nas axilas.

Quem é você? disse...

Barbara, suo no corpo inteiro e penso sempre em fazer a cirurgia, mas esses relatos negativos me deixam com muito medo. Uso botox nas axilas e o resultado é excelente, durante de 6 a 8 meses. E o melhor, sem risco. Pelo que sei, essa aplicação também pode ser feita nas mãos, mas a dor é considerável nessa região. Boa sorte!

Anônimo disse...

Resolvi comentar devido alguns relatos assustadores, tenho rubor facial severo desde que nasci, meu apelido na escola era ROSADO até hoje amigos de infância me chamam assim. Claro que perdi algumas garotas, alguns empregos, vários desconfortos sociais, hoje com 42 anos tiro de letra, falo que quero minha cota na universidade já que existe cota para negros, quero a cota para os vermelhos. A sociedade julga infelizmente pela cor, peso, posição social, religião e etc...Amigos os riscos são evidentes, cirurgia é perigosa, várias inervações, a cirurgia é ao lado da artéria aorta se o cirurgião espirrar na hora Adeus.

Aprendam a viver com isso, você pode ter uma vida normal, um obeso, um negro, pq um vermelho não pode?.

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia em 2002. Sofria de hiper hidrose palmar e plantar. Estou 100% satisfeita com o resultado da mão e, consequentemente, o suor do pé reduziu bastante, mas lógico que não acabou, pois a cirurgia foi só para a mão. O único efeito colateral que tenho, mas que me incomoda infinitamente menos que o suor das mãos é o suor compensatório da barriga, costas e pernas, que só acontece em dias de muito calor ou em situações de absoluto estresse, mas fora isso recomendo muito.

Minha primeira consulta foi no Hospital Albert Einstein com os médicos José Ribas e Paulo Kauffman depois realizei a cirurgia no Hospital do Fundão.

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia a 10 anos, minhas mãos pararam de suar, mais fiquei com sequelas, como suor no tórax, nas costas, virilha e pernas, senti q os meus pés passaram a suar mais tbm.
Tenho um inchaço nos pés q tem o mesmo tempo da cirurgia, os médicos não descobriram o que é e acho q tbm seja sequela da cirurgia.
Conviver com isto é muito difícil! Sofro por antecipação, qdo sei q vou precisar me expor em alguma situação. Já abri mão de fazer muitas coisas.
Deus tem sido meu refúgio, creio q Ele vai operar um milagre em minha vida.
Fiquei muito preocupada com Davi, q sofre c isso tbm e tem tentado suportar c a bebida e uma outra pessoa q não se identificou e disse q iria se matar por não aguentar mais.
Vcs precisam se apegar a Deus entregar este problema nas mãos Dele, q tudo pode resolver e Ele é o refrigério p nossas almas.

Unknown disse...

Olá consegui fazer uma complicada reversão com nervo sural apenas do lado direito, e agora em agosto provavelmente farei do lado esquerdo, utilizando nervo intercostal... resumindo um pesadelo tudo isso, fujam dessa desgraça maldita de cirurgia, e se apeguem mesmo a Jesus, pois só ele pode nos ajudar, a cagada foi nossa porém Deus pode operar um milagre!!!

Unknown disse...

Oi PessoaL, eu aprovei a cirurgia SIMPATECTOMIA (rubor facial), deixei de ser o centro das atenções como referência que me incomodava (vermelha, pimentão, Red, PinK, Rosa, Camarão), para ser observada pelas minhas atitudes, consegui me formar, falar em público, tirei mais fotos, vivo melhor........ não me arrependo... acredito muito em Deus, mas passei 40 anos me escondendo e conversando com Deus para resolver, mas isso era da minha natureza e eu não consegui mudar, nem com livros, nem terapia e nem com o passar dos anos me adaptar...... Hoje ainda fico rosada, mas com moderação e de forma natural aceita por todos ......Tenho os efeitos colaterais que nem se comparam ao que eu passei com o rubor facial, suaria o triplo ou até 10 x vezes mais, tudo era menos incomodo que a vermelhidão facial....... UNICO lugar do mundo que eu não fui questionada pelas bochechas vermelhas foi quando trabalhei na Alemanha, mas eu queria morar no Brasil e não lá...... precisava me sentir bem no Brasil..... Entendo que fazer a cirurgia para reversão foi necessária para a maioria.... Porém, eu posso afirmar que não me arrependo e agradeço a Deus por ter me direcionado e permitido fazer essa cirurgia que foi para mim a vitória!!
Entendo a todos, mas para o meu problema foi a melhor escolha que FIZ em toda minha vida, gostaria que fosse assim para todos que fizeram.... mas cada caso é único e alertar é nosso dever, quem decidir deve colocar na balança se compensa.......
Obrigada pela oportunidade e atenção
Cris Lariessa

Unknown disse...

beleza pra quem fez e deu certo maravilha, porém vejo aqui e em vários outros sites que desgraçaram a vida das pessoas, eu mesmo tentei a REVERSÃO, e depois de um ano é que comecei a ver algumas melhoras ex: quando fiz a cirurgia meus batimentos CAIRAM para 40 a 45 bpm horrível um verdadeiro zumbi sem reações nenhuma; depois da reversão voltaram para 70 a 90 como eram! e teve também uma leve diminuição do suor, pra mim tá indo bem!!! abç.

Anônimo disse...

Sofro de rubor facial intenso... meu rosto fica muito quente e, as vezes, sem motivo nenhum... estava pensando em fazer essa cirurgia por recomendação da minha dermato... até hoje estávamos tratando a vermelhidão como rosácea. Mas depois de ver uma foto de como meu rosto fica ela sugeriu essa cirurgia. Até pq já tentei todo tipo de remédio... isso me incomoda muito... saber que existia essa saída me animou bastante, mas agora vendo todos esses comentários já não sei se vou fazer...

Unknown disse...

Não Façam! Só funciona para mulheres e que suam pouco. A compensatória é muito muito muito pior que o problema que levam à cirurgia.

Unknown disse...

NÃO FAÇAM DE JEITO NENHUM!!! como o amigo comentou pra mulheres que já soam menos que o homem pode até resolver; mas para homem pula FORA!!! fiz um ano de revertido, começei agora a ter o suor no braço voltando, batimentos cardíacos voltaram também, e terei de esperar pelos próximos 2 anos para ter uma melhora resolutiva é mole! o calorão também sumiu, então pra mim a reversão tá dando certo, me trazendo alguma esperança de volta; porém nem perto do que eu era e isso me consome a cada dia, gostaria de saber se tem alguém aqui que tenha feito REVERSÃO também.ah! esqueci o suor na cabeça também está retornando bastante principalmente quando me exercito e é isso abraço a todos!!!

Anônimo disse...

Quero saber se alguém que fez a cirurgia sente dores musculares nas costas ou em outro lugar.
Eu sinto dores diárias na parte superior das costas.
Não estou falando de dores do pós-operatório e sim de dores crônicas e permanentes.
E se sentem as dores, gostaria de saber quais remédios tomam.
E alguém aqui depois da cirurgia começou a tomar remédios psiquiátricos como Rivotril ou antidepressivos?
E atenção: quem ainda não fez a cirurgia, NÃO FAÇA!!!!
Abraço a todos e tenham fé, não se desesperem, não desistam, tudo tem um propósito!

Unknown disse...

Olá fiz a cirurgia no dia 08/08/2017 e n me arrependo eu suava muito nas axilas e um pouco nas mãos e hoje estou sem suar 100% nas mãos e 90% nas axilas estou super feliz e mesmo vendo diversos comentários negativos e arrisquei e a cirurgia q foi um sucesdo! Desejo muita saúde à vc :*

Unknown disse...

Olá fiz a cirurgia faz duas semanas e estou muito feliz vi muitos comentários negativos mas mesmo assim arrisquei e deu super certo fiz para mãos e axilas cortei definitivo pois o meu medico disse q o clip m tem muita eficaz e q é difícil reverter mesmo utilizando o clips então devido e cortar mesmo, suor compensatório só percebi durante a noite q acordo com as pernas um pouco molhadas mas logo passa durante o dia nada de compensatória mãos e axilas secas, já vi muita gente falar que a cirurgia n vale a pena para homens eu tbm acredito nisso acho q a maioria que comentou negativamente são homens então vale a pela pensar muito bem antes.

Unknown disse...

Eu tive e tenho todos efeitos colaterais dessa cirurgia,disse todos, imaginem viver com isso todos os dias.

Unknown disse...

Tive e tenho todos os efeitos colaterais dessa cirurgia,disse todos,imaginem o que é conviver com isso pra sempre.

Sou de bh disse...

Obrigada pelas informações já estava com todos exames prontos pra cirurgia tenho suor nas mãos e pés e conversando com uma amiga ela me disse que estava tomando um medicamento que resolveu o problema prescrito pelo médico dela que disse pra ela desistir pelo fato de está acima do peso poderia suar as costas e vestidos ficar uma roda de suor nas nádegas aí que surgiu a dúvida tomar remédio pro resto da vida ou optar por cirurgia aí parei aqui e vi todos esses depoimento e vi que é pior do que os efeitos colaterais do oxibutinina cloridrato 5mg vou tomar esse remédio por enquanto.

Unknown disse...

quanta bobagem... fiz essa cirurgia há 15 anos e posso dizer que foi a melhor coisa que já fiz na vida. Não escreve que ela é perigosa, escreva que as pessoas devam consultar um profissional. Desta forma, está tirando o sonho de muita gente. Seja mais prudente. Você pode atrasar a felicidade de muitas pessoas.

jackinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RICARDO disse...

OLÁ como disse mais acima fiz essa merda e também fiquei horrível; porém fiz a reversão com enxerto de nervo sural e agora depois de um ano e meio de reversão é que estou melhorando, tomem cuidado NÃO FAÇAM!!! até.

Unknown disse...

Pessoal, faz alguns anos que fiz a cirurgia....... Fiz muitas postagens na GloBo pedindo reportagem deste assunto, com nossos depoimentos, com esclarecimentos de profissionais experientes..... porém, nunca tive retorno... Peço por gentileza que todos façam esta solicitação, quem sabe a gente consiga com muitos solicitando... Eu pedi para FATIMA BERNARDES, SAÚDE E BEM ESTAR, etc.... e nada........Vamos esclarecer, divulgar, resolver....... quem topa, pode acessar o link a seguir http://especiais.g1.globo.com/bemestar/vc-no-bem-estar/?form=http://plataformacolaborativa.globo.com/campaign/62
ObriGaDa! Crisengmecanica@hotmail.com

Anônimo disse...

Alguém pode me explicar porque meu corpo só fica gelado após a simpatectomia? De verdade, a simpatectomia destruiu a minha vida, meu suor compensatorio é gelado, não gosto que as pessoas encostem em mim, não gosto do verão, um inferno a minha vida agora.

Unknown disse...

Pior coisa que fiz na vida. Piorou consideravelmente minha vida.
Fiz a cirurgia em 2007 com o mesmo cirurgião de Curitiba.

Unknown disse...

Teoricamente desfiz a cirurgia, mas não mudou nada. Continua sendo a pior coisa que fiz na vida.
O tal médico ainda deixou um clipe cair na minha caixa toráxica e está aqui até hoje.

Vivendo com Metas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa disse...

Boa noite, e se eu digo Boa noite e pq estou escrevendo as 04:37 pq não consigo dorir com tanta dor...Fiz a cirurgia a 11 dias e vou dizer que nem a minha cesarea (que foi de gêmeos) havia sido pra mim traumatizante. Sinto dores no tórax e costas, dores que tenho vontade de gritar, no sétimo dia precisei ficar internada tomando morfina e agora preciso infelizmente tomar Tylex para amenizar -não acabar totalmente- com a dor. Meu problema era somente a axila, acabou e minhas mãos estao complemente secas, a compensatória está nas costas, pés e viilhas, mas realmente o que mais incomoda eh a dor insuportável.Pesquisei antes de fazer, mas não encontrei esse post, não teria feito jamais, não vale a pena.

RICARDO disse...

REVERSÃO graças ao bom DEUS fiz minha reversão do lado esquerdo com nervo intercostal; indescritível muito boa a cirurgia e olha que teve de por dreno hein! não adianta quando JESUS prepara a porta ninguém fecha. Só tenho a dizer que valeu muito a pena mesmo ano passado havia feito o lado direito usando nervo sural, após esse tempo de espera melhorou muito, por isso decidi fazer o outro lado; enfim vale a pena o médico usa uma técnica com cola fibrina e envolve o enxerto como se fosse uma pessoa enrolada num edredon, sendo assim o enxerto não sai do lugar. MELHORIAS:calorão sumiu, compensatória diminuiu e muito, voltou suor no braço e cabeça, batimentos cardiacos de 45 voltou pra 72 e a vida voltando de volta vale a pena sim pra quem quiser fica aí a dica dr. RICARDO KALAFI MUSSI atendi unimed e outros convenios é de campinas corram atrás ABRAÇOS!!!

RICARDO disse...

Se o nervo é colado certinho e voce faz uma suplementação com citoneurin injetável (vitamina b1,b2 e b12)funciona sim a questão é que regeneração de nervos é algo lento mas com paciencia se consegue, pra destruir é rápido; porém para consertar dá trabalho eu arrisquei, acreditei na reversão e deu certo, só lembrando que é só na itália e usa que é feita essa cirurgia, pois bem DEUS preparou aqui no brasil em campinas um anjo desse pra nos ajudar; eu fui a cobaia, o primeiro e deu certo então é isso minha vida voltando nem acredito nisso GLÓRIA A DEUS!!!!

Anônimo disse...

Alguém com relatos recentes ?

Anônimo disse...

Sou de Portugal, vivo em Lisboa e fiz uma simpatectomia bilateral videoassistida em 2015 por hiperhidrose no Hospital de Santa Marta em Lisboa, no serviço de Cirurgia Cardiotorácica. Transpirava abundantemente de todos os poros do meu corpo, literalmente. Durante 32 anos a minha vida social foi afectada a todos os níveis por causa da hiperhidrose, e sabendo de alguns perigos inerentes à cirurgia (nunca os que tenho agora), decidi então fazê-la de uma vez por todas. Após ser operado em Dezembro de 2015 tive dores excruciantes, dores que nunca tinha tido na vida. Hiperstesia na parte frontal do torax e dores absurdas nas costas, nunca em lado algum específico. Apenas nas costas. Dores mudam de facadas, para socos, queimaduras, vidros, dormência definitiva na omoplata direita, etc etc. Ora bem, sendo uma pessoa bastante disciplinada, cientista e aguentei até abril de 2016, altura em que iniciei outra vez o meu trabalho, pois já não conseguia pagar contas com a miséria que nos pagam estando de baixa em casa. Não sei exactamente o que se passou ou o que fiz, mas as dores passaram, pelo menos as piores. A sudação nas mãos desapareceu quase completamente, a facial também. A sudação compensatória era e continua a ser irrelevante para mim pois o pior era mesmo a cara e as mãos, no entanto transpiro das costas e do peito como se tivesse debaixo de uma cascata. Sempre pratiquei artes marciais em toda a minha vida, e neste verão voltei a fazê.lo. Emagreci quase 30 kgs (tinha 112kgs quando fiz a operação - cheguei aos 82kgs). Voltei a ganhar músculo e estava contente. Sou físico amador, adepto da ciência desde que me lembro. Fiz questão de nunca ler nem tentar perceber o que se estava a passar, mesmo a própria medicação que me davam para as dores, etc. Tinha medo da sugestão. Continuando. Dirigi-me claro ao serviço onde fui operado, onde não fizeram quaisquer exames, chamando ao que sentia como dores neuropáticas. Como cientista claro que sabia o que é neuropatia, mas nunca pensei que pudesse ainda continuar com dores passado tanto tempo. Voilá, dores neuropáticas crónicas até ao fim da vida. Depois de me dizerem, e cito "Não temos mais mézinhas para ti. Temos de te enviar para a consulta da DOR". Sim, porque já me queriam dar morfina sem primeiro fazerem qualquer tipo de exame. Fui à consulta da DOR, onde me "diagnosticaram" com dores neuropáticas crónicas. Não vou entrar em grandes pormenores sobre a medicação. Nada tem resultado, e tenho recusado tudo o que tenha ópio, tirando o tramal. Tenho crises de dor que me incapacitam tanto fisicamente, como psicologicamente. Como referi, sou bastante disciplinado, e consigo, ou melhor, tento trabalhar mesmo com dores absurdas nas costas e no tórax. A vida social foi afectada, principalmente com a minha mulher. Não é fácil explicar estas dores, pareço um maluco quando tento falar com alguém sobre o que sinto. E a impaciência, irritabilidade e incapacidade de existir depois de um turno de trabalho na urgência é algo mau. Este último médico foi quem mais esperança me deu, pelo menos num controlo maior da dor. Apareceram novos sintomas também, como calafrios/frios constantes, dormência, parestesia e hiperstesia que vem e aparece do nada. As dores continuam e não são poucas. São de chorar. Enfurecem-me. Dão cabo de mim. Mas continuo. Continuo porque não tenho outra hipótese. Enfim, as dores são muito más, mas temos de nos disciplinar no fim do dia.

mail - gondorle@gmail.com

Anônimo disse...

O mesmo que fez o comentário acima (gondorle@gmail.com)

Um post que fiz no reddit há pouco tempo:

https://www.reddit.com/r/ChronicPain/comments/758exb/chronic_neuropathic_pain_going_nuts/

Suicídio não! O facto de existirmos, de sermos humanos e aqui passados 4.5 biliões de anos desde que a terra "apareceu", é por si só um "milagre". A dor é mesmo muito má. Alucinante. Dá vontade de desaparecer, mas quem cá fica vai sofrer, e nós vamos somente juntar-mo-nos ao cosmos. Disciplina é essencial, e medicação certa também.

Falei com estrangeiros, nomeadamente americanos, que dizem que até metadona tomam, opiácios etc. Eu não farei nada disto até não haver outra solução.

O post que fiz acima está confuso pois este raio deste site não permite posts muito longos.

Contactem-me. Preciso de falar com outras pessoas que tenham esta dor. Que sofram de dor crónica neuropática, ainda mais depois da simpatectomia.

gondorle@gmail.com

REVERSÃO disse...

Olá galera, sem fazer pressão; mas o que eu estou vivendo é real meu corpo está retornando mesmo!!! fiz minha reversão do lado esquerdo com nervo intercostal dia 17/10/17 e estou muito melhor, já disse mais acima os benefícios que está me trazendo. Então sem dúvida vale a pena, melhor do que viver escorrendo suor o dia inteiro, o tempo todo e perdendo a vida. Vou deixar o fone do dr. (19) 2127 2900 day hospital campinas, e eu também duvidava um pouco disso; mas não funciona mesmo porém é demorado, é preciso ter paciência. quem quiser mais detalhes mando até foto, e o vídeo da minha reversão. DEUS ABENÇOE A TODOS!!!

Anônimo disse...

Olá Fernando, tenho 16 anos e sofro bastante com o suor excessivo estava pesquisando e encontrei informações sobre a simpatectomia torácica, mas depois do que li quero distância desta cirurgia.Mas não aguento mais toda que tenho que sair e começo a suar bastante as pessoas começam a me olhar, julgando isso me traz muito constrangimento, você sabe outra de diminuir esse suor excessivo

Unknown disse...

LEIAM POR FAVOR

Oi, meu nome é Adriana tenho 32 anos, casada com um filho de 15 anos.
Graças a Deus tenho eles.
Vou fazer um resumo, e espero ajudar.
Realizei a simpatectomia torácica em 2012 e tudo certo, tive suor compensatório mas axilas e mãos secas.
Em 2014, resolvi fazer a simpatectomia lombar, e foi ai que tudo começou, ou acabou, depende do ponto de vista!
Resumindo, fui acometida de um grave erro médico, ao invez de ser feito simpatectomia lombar por corte, foi realizada a simpatectomia lombar química (com fenol, que aliás é cancerígeno)eram seis furos na região das costas próximo a lombar, nesses furos eram para ter sido injetado em cada furo 0,6ml de fenol, e foi colocado 6.0ml em cada buraquinho, ou seja, 10x mais fenol, ocasionando assim o rompimento da glândula, é o fenol se espalhando pelo corpo, causando uma queimadura interna grave, ou seja;
Perdi sensibilidade na perna esquerda, foram destruídos, nervos, veias, gordura, músculo, tendões e etc..
Acabou comigo, foquei quatro meses sem andar, tendo derrames articulares doloridissimos, câimbras horríveis,dor crônica insuportável, e efeito rebote mais uma vez, o suor foi literalmente da cabeça aos pés!
Não consegui processar o médico pois é muito difícil um médico acusar outro de erro, ética médica, então desisti de processar, no entanto não se realiza mais essa cirurgia no hospital em q eu fiz, acredito até que fui uma cobaia, e q acabou dando errado.
Como eu havia dito, fiquei com sequelas horríveis, ando com bengala, pois perdi tb a força nas pernas, preciso de ajuda o tempo todo, o que fez meu esposo ter de sair do trabalho para cuidar de mim, fiquei com dor crônica, tomando remédios fortíssimos, que inclusive já tive crise grave de dependência de morfina.
Como nada me melhorava, resolvi tentar um estimulador medular, por um neurologista de confiança, que disse que este poderia me ajudar com a dor, mas seria um tiro no escuro e um tratamento paliativo, ou seja,poderia não acalmar as dores, e foi exatamente oq aconteceu, em 2015 fiz a cirurgia, esperando melhorar, mas infelizmente não pelo médico,e sim pelo meu organismo, relaxa mas não tira a dor.
Hoje, em tratamento no horário das clínicas em São Paulo, sou assistida pela neurologia da dor, que me cuidam muito bem por sinal.
Porém fiquei com sequelas neurológicas horríveis, sem chance de cura, somente tentam aliviar o quadro de dor.
Gente, eu quase morri por ter feito a simpatectomia lombar química, não recomendo e vcs entendem o motivo, né.
Pensem bem, eu hoje sofro além da hiperidrose total, com dores excruciantes e infinitas que em escala muitas vezes de zero a dez "é 10"
E ainda tem mais, como hj sou considerada deficiente física, estou em outra briga com o INSS, pois estou afastada do trabalho e solicitando aposentadoria por invalidez, mas vcs sabem q Brasil,INSS e justiça são muito ruins, então dependo de Deus mesmo.
Já pensei em suicídio, mas não vale a pena quando se tem pessoas maravilhosas do nosso lado, então não queremos magoar ninguém, não é mesmo!
Pensem mil vezes antes de realizar qq procedimento cirúrgico, pois um erro te custará caro, além de não ter volta.
Realmente hj estou viva por Deus e conto isso incansavelmente, para ajudar pessoas a não destruírem Susana vidas, sei o quão constrangedor e incômodo é a hiperidrose, mas eu preferia a minha hiperidrose na mão e pé, do que estar hj como estou, pena q não podemos voltar atrás, por isso pense muito antes de qq coisa.
Quem quiser saber mais ou desabafar sobre isso meu e-mail é ninaps26@hotmail.com, posso ajudar e conversar para evitar o pior, uma conversa é sempre boa para pensarmos,não acha?
Desculpem ter escrito tanto, mais é por uma causa grande.
Agradeço a paciência de terem lido, abraço no coração, e fiquem com Deus!

Unknown disse...

Precisamos nos unir e fazermos com que a hiperidrose entre no Cid (Código de doenças reconhecidas) , para garantirmos que pessoas acometidas de erros médico, ou de transtornos graves relacionados a doença tenham Amparo do governo, como um auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.

Gente hiperidrose é grave, quando cirurgicamente tratada e errada causa milhares de suicídios!
Vamos nos unir!!

Lembro tb, que como eu sofri por um erro médico, e sofro com sequelas graves, que talvez conviver com hiperidrose seja melhor do que ser acometido por um erro médico e viver com deficiência,dor e rebote de hiperidrose pro resto da vida!

Se vc pensa em fazer besteira, se é que vc entendeu, entre em contato comigo pelo e-mail ninaps26@hotmail.com de alguma maneira posso ajudar vc, e vc pode me ajudar!

Abraço

Unknown disse...

Oi, meu nome é Adriana, e sofri um erro médico em uma simpatectomia lombar química.
De alguma forma seu estado de dor melhorou?
Me trato no hospital das clínicas em São Paulo, mas se tiver dicas ou alguma maneira de ajudar a melhorar essas dores eu agradeço muito.
Meu e-mail é ninaps26@hotmail.com
Se possível ajude-me

Unknown disse...

Pessoal, será que sou somente eu a cobaia de simpatectomia lombar química com fenol?
Sofri de erro médico e me trato no hospital das clínicas em São Paulo.
Se alguém passou por essa simpatectomia e ocorreu algum erro ou alguma esperança de melhora entre em contato comigo pelo e-mail por favor preciso de uma luz para essas dores da hiperidrose!!
ninaps26@hoymail.com
Vamos trocar experiências e nos ajudar!!

Anônimo disse...

Boa noite, fiz a cirurgia em virtude de rubor facial em 2007 aqui em curitiba, na época tinha 26 anos. Me arrependo apenas de não ter feito antes, pois melhorou a minha vida de forma radical. Cada um sabe o peso que esse trauma causa na sua vida. Hj estou livre deste problema que tolheu momentos incríveis que deixei viver. Quem tem, sabe do que estou falando. A decisão é apenas sua, mas se pudesse deixar um recado deixaria: " Se vc tem disposição para correr o risco, a vista do outro lado é espetacular "

Unknown disse...

Qro expor também meu desconforto e desprazer com a cirurgia
Nao endico a ninguém fazer pois depois de ter feito sinto na pele os efeitos colaterais

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se alguém que fez a simpatectomia sofre com as mãos secas e quao isso o incomoda? Alguem sabe de um hidratante bom para maos extrasseca?

Anônimo disse...

Fiz minha cirurgia com 17 anos hj tenho 33 e foi a melhor escolha que tive. Meu pai e meu irmão tb fizeram pois todos tínhamos o mesmo problema, o suor compensatório nem de perto incomoda como o suor nas axilas que eu tinha! Procurem um médico de confiança que sem dúvida serão bem sucedidos

Anderson Stanisoski disse...

Boa noite, alguma notícia atualizada sobre o problema em questão?

Anônimo disse...

vc ja tentou tomar pregabalina? Para mik funcionou para dor neuropatica apos a simpatectomia.

Unknown disse...

Tenho rubor facial e estou desesperado

Adriana disse...

Não faça isso, calma!!
Eu sofro com o problema de hiperidrose é mesmo depois da cirurgia tive hiperidrose compensatória.. mas estou tratando agora com Oxibutinina, e está ajudando muito, tomo dois comprimidos ao dia, deixa a boca seca mais melhorou bastante a hiperidrose, pelo menos tente, não acabe com sua vida assim, mesmo que seja difícil existem maneiras, tente e peça a Deus pra te ajudar, procure tb um psiquiatra, ajuda muito tb, pq quando estamos com o psicológico abalado,ficamos suando mais, estão mesmo que os outros julguem q psiquiatria é coisa pra louco, não é, tente vale apena... Se quiser conversar meu e-mail é ninaps26@hotmail.com... boa sorte!!

Anônimo disse...

Eu fiz essa cirurgia em 2001 para sudorese axilar. Meu nervo t2 t3 e t4 foram cortados. O médico é professor da universidade federal da Bahia . Logo depois da cirurgia me mudei para os eua pois já não aguentava o calor. Depois da cirurgia parei de suar em mais da metade do corpo e isso causou um grande problema termo regulatório . Fiz a reversão em Los Angeles com Dr Reisfeld. De nada adiantou . Fiz varias consultas com médicos da Harvard. Reversão é balela. Fazem 14 anos que fiz a cirurgia e minha vida virou de ponta pra baixo. Fadiga , suor compensatório e muito calor se tornaram minha rotina . Ainda vivo nos eua , como se fosse um exílio. E-mail pra contato : edu.itacare@hormail.com

Anônimo disse...

Não façam !!! Por favor. Fiz a simoatectomia e a reversão . As duas um desastre - e-mail pra contato : edu. Itacare@hotmail.com

Unknown disse...

ola,pessoal sou mais vitima desta cirurgia.fiz em abril de 2017,senti também muita dores na costela e peito que mal podia respirar,mais passou e muito bom ver suas mão e pes seca..porem como disse sou vitima também,piorou do pescoço pra baixo so agua todo tempo..ate debaixo do chuveiro vc sua.kkkkkk
Procurei por em sites e comentários,mas nunca igual a este blog, com relatos onde todos passamos pela mesma angustia,maior sensação e ficar sem camisa hj não posso.
oq eu fui fazer? todos agem por impulso devida a todas as situação e constrangimentos sofro desde meus 8 anos de idade.
Enfim...não faz esta cirurgia..agora cade as promoção de botox..aplicar na costa..alguem ja fez?

Unknown disse...

Fiz minha simpatectomia em 2009 com método de clipagem. Além da compensatório nenhum das outras possíveis sequelas me foram informadas.
Dentre elas tive a compensatório que creio ocorrer em todas as pessoas, no meu caso foi para o tórax. E tenho encurtamento respiratório. Mas estou ultra satisfeita, suar na mão era insuportável. E com tanta satisfação independente do preço, estou me preparando para simpatectomia lombar por ablação, adeus suor nos pés. Que no caso já tinha é que na torácica não reduz. Portanto pra mim. Foi a melhor escolha que pude fazer.

Anônimo disse...

Para hiperidrose experimente utilizar o driclor na axila. Se caso for em outro local deve ser utilizado de forma cuidadosa com aplicação em algodão e depois na pele. Fiz dessa forma e deu certo.

Anônimo disse...

Amigao vc pode utilizar o driclor ou manipulado que sai mais barato na barriga e nas costas, alivia bem, mas tem que passar a noite e retirar pela manhã.

Unknown disse...

oi oque mais você sente fora o suor?

Unknown disse...

Oi meu nome é Samara fiz a cirurgia em 2012 e foi um alívio imediato, sai dá cirurgia com as mãos secas. Suava demais nas mãos.
Só que em 2014 o suor voltou nas mãos em 70%, tive que refazer a cirurgia, e graças a Deus não voltou mais, meus batimentos cardíacos diminuíram sim, mas estou muito satisfeita com o resultado, não aguentava mais suar nas mãos, claro que suo em outras partes costas e barriga, mas tudo moderadamente.
Só tenho a agradecer a essa cirurgia, pois minha qualidade de vida mudou muito.

Anônimo disse...

Olá, boa noite! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por sua iniciativa. Lamento pelo resultado da sua cirurgia e te admiro por expor seu problema evitando que muitas outras pessoas passem pelo mesmo. Eu por exemplo, fui impactada pelo seu post e não poderia fechar a página sem antes agradecer pelo bem que me fez. Tenho 20 anos de idade e sofro com hiperidrose nas mãos e pés. Estava decidida a fazer a cirurgia mesmo sabendo da possibilidade do suor compensatório. Afinal, existe aquela esperança de fazer parte daquela pequena porcentagem onde não há sor compensatório e todos os problemas estão solucionados. Mas a realidade é outra... Hoje conversei com uma pessoa que fez a cirurgia e me relatou ter deixado o suor nas mãos para vivenciar um suor dobrado nos pés e como se não bastasse, costas, barriga e pernas também. Ainda não convencida, encontrei o seu post e foi então quando aboli completamente a ideia de fazer a cirurgia. MUITÍSSIMO OBRIGADA! E desejo que um dia você ainda possa reverter esse problema, ou então, encontrar uma solução que elimine pelo menos alguns de seus sintomas.

Unknown disse...

Que bom ver histórias como a sua, eu fiz a cirurgia em 2014 ( suava nas mãos e rosto) e a pouco mais de 1 ano venho percebendo o aumento significativo e hoje em dia não consigo mais sair de casa tranquilamente, pois, as roupas ficam todas molhadas ( Costa, barriga, pernas) me arrependo muito.

Unknown disse...

Nossa, eu achava q eu era a única a sofrer d rubor facial. Não sabia nem q existia isso de fobia social. Achei q era uma defeito meu, da minha cabeça. Mas descobri q é apenas uma característica do meu corpo, q deve ser aceita e respeitada.
Assim q vi q existe cirurgia para "curar" esse "problema", logo pensei em fazer. Mas lendo vários relatos, inclusive esse, me deixou chocada. E ja tirei essa ideia da minha cabeça. Bom saber q não estou sozinha nisso. E uma pena né que temos q passar por tudo isso q passamos (tem tem rubor facial sabe bem, não preciso nem cometar mais nada).

Unknown disse...

Eu faço exatamente isso. Tenho esse problema desde os 20 anos. Sou professora, agora imagina como é estar vermelha de frente de para uma sala de aula? Terrível. Mesmo assim, eu decidi me expor. Encaro o problema de frente. Com a cara e a coragem. Percebi que fico vermelha umas quatro vezes, depois passa. Se alguém pergunta, digo que tenho alergia e mudo o rumo da conversa. Aprendi que não posso deixar esse problema parar a minha vida. Talvez por isso eu nunca tenha procurado ajuda. Agora vou procurar. Mas correr o risco de uma cirurgia; isso nunca.

Victor Savieto disse...

Fiz a minha há 30 dias e senti a compensatória, mas ela não é constante, vai e volta. Dos sintomas que li no artigo não senti nenhum ainda e espero não sentir. Sinto minhas mãos muito ressecadas e tenho que passar hidratante o tempo todo, pois, as coisas deslizam o tempo todo das minhas mãos. Minhas costas, barriga e pernas transpiram mais, mas, não o tempo todo. Me sinto moderadamente satisfeito pois meu problema maior era o cheiro das axilas e como trabalho com a cliente embaixo das axilas era muito constangedor. Meu médico foi muito claro quanto a tudo, me disse como seria feito o procedimento, os contras da cirurgia. Estou fazendo um acompanhamento para ver os efeitos da cirurgia no decorrer dos meses. Minha recuperação foi rápida. Sinto um arrepio como um tipo de calafrio que vai do mamilo até o meio das costas mas, não é incomodo. Vamos aguardar para ver o que acontecerá futuramente. Muito legal a ideia do blog para juntar depoimentos e informar os futuros pacientes que almejam fazer a simpateco.

Unknown disse...

Olá, Sua cirurgia foi feita por vídeo?

Impressão Sonora disse...

Até hoje tenho dores na toracica, costas...e dificuldade respiratória resultado da cirurgia, pois, acredito, não tomaram alguns cuidados comigo.

Anônimo disse...

PERGUNTA PARA IMPRESSÃO SONORA:

QUE TIPOS DE DORES VOCÊ SENTE NAS COSTAS?

EU SINTO DORES NO ALTO DAS COSTAS E PESCOÇO...

Roberto disse...

Como eram suas dores?

Anônimo disse...

Fiz a minha no dia 13/08 e nada de efeitos colaterais. Tudo ocorreu bem e nada de pingar pelas mãos, pés, axilas e aquele rubor facial terrível que eu tinha antes. Cirurgia foi um sucesso e estou livre da hiperidrose(Só quem tem sabe a sensação de pânico ao estar em ambiente de trabalho ou ao ter contato com outras pessoas. Recomendo a Simpatectomia torácica como meio de cura total pra hiperidrose. Antes de qualquer dúvida, pergunte a quem já fez. Eu fiz e a minha vida mudou da noite pro dia. Se não tivesse dado certo existe meios para reversão(Enxerto de nervos ou desclipagem...) Abraços de um ex escorre mãos e adeus pizza debaixo dos braços. Minha vida se encheu de esperanças e me sinto realizado novamente!

Anônimo disse...

Tomara a Deus que não tenha arrependimento futuro, infelizmente acabou a simpatctomia lombar química acabou com a minha vida,depois do fenol ser injetado em excesso e estourar minhas glândulas sudoríparas o fenol escorreu da lombar pra baixo derretendo tudo, exatamente tudo, como se fosse uma queimadura com fogo, pedem por dentro do corpo, onde não tenho a menor chance de cura e de me recuperar, além do mais o suor ficou compensatório e além de dores horríveis crônica e de perder tanto as forças quanto a sensibilidade perdi também uma chance de ter uma vida normal, enquanto o médico conceituado e de confiança nem me dá atenção e ainda tentouanipular o perito judicial do inss! Gente pelo amor de Deus, pensem bem antes de fazer pois o que pra um pode ser o grande sonho realizado, pra outros pode ser o pior pesadelo iniciado.
Sorte a todos e saúde!
Obs: Retemic da mesma maneira que ajuda tem tantos efeitos colaterais que não vale apena, aconselho a passar na pele um antihidral como perspirex encontrado em farmácias e vende sem receita, esse líquido inibi que o suor volte até por uma semana, eu uso no corpo todo e vale muito mais que muita coisa por aí.. cuidado com remédios eles acabam com nossos órgãos, por experiência própria!
Abraço e saúde a todos!!!

Unknown disse...

Já fiz simpatectomia lombar química e quase morri.

(Acredito que eu tenha sido cobaia pois não conheço outra pessoa que tenha feito este procedimento com ácido fenol)

Deus abençoe quem fez e ficou bem com a cirurgia, já relatei meu caso aqui e com muito pesar, minha saúde e minha vida se transformaram em muita tristeza e dificuldade, dependendo de pessoas ao meu lado e de ajuda do governo, que como todos sabem as vezes falta.

Tomara a Deus que quem tenha feito,não tenha arrependimento futuro, infelizmente a simpatctomia lombar química acabou com a minha vida,depois do fenol ser injetado em excesso e estourar minhas glândulas sudoríparas o fenol escorreu da lombar pra baixo derretendo tudo, exatamente tudo, como se fosse uma queimadura com fogo, pedem por dentro do corpo, onde não tenho a menor chance de cura e de me recuperar, além do mais o suor ficou compensatório e além de dores horríveis crônica e de perder tanto as forças quanto a sensibilidade perdi também uma chance de ter uma vida normal, enquanto o médico conceituado e de confiança nem me dá atenção e ainda tentouanipular o perito judicial do inss! Gente pelo amor de Deus, pensem bem antes de fazer pois o que pra um pode ser o grande sonho realizado, pra outros pode ser o pior pesadelo iniciado.
Sorte a todos e saúde!
Obs: Retemic da mesma maneira que ajuda tem tantos efeitos colaterais que não vale apena, aconselho a passar na pele um antihidral como perspirex encontrado em farmácias e vende sem receita, esse líquido inibi que o suor volte até por uma semana, eu uso no corpo todo e vale muito mais que muita coisa por aí.. cuidado com remédios eles acabam com nossos órgãos, por experiência própria!

Abraço e saúde a todos!!!

Leninha eshe disse...

Bom dia! Vou fazer a cirurgia de reversão hoje pela manhã .sei que é uma tentativa.mais tudo de ruim que dá em uma cirurgia deu em mim então assim que eu terminar conto resultados .gostar go que fosse me enviado contatos de algum grupo

Anônimo disse...

Leninha,
Por favor conte como foi sua reversão, e em qual circunstâncias da pra fazer? Preciso de uma ajuda pra tentar melhorar de alguma maneira, me trato nas clínicas e minha próxima consulta será em breve, então se tiver algo q possa compartilhar, agradeço de coração.
Boa sorte, desejo que tenha ocorrido tudo muito bem!
Abraço.

Le disse...

Assim que vc tiver alguma resposta me passa tô querendo reversão ainda não consegui na hora do bloco cirúrgico tive broncoespasmo e foi cancelado imediatamente

Erica disse...

Em Fevereiro de 2016 Minha filha fez a simpatectomia torácica pois tinha sour excessivo nas mãos.Ela, embora nova com 15 anos incompleto,era completamente saudável e livre de qualquer doença, então o médico disse que não corria riscos para a realização da cirurgia e explicou do risco do suor compensatório. A cirurgia foi realizada e em seguida muita dor que não passava, e ali começou nosso sofrimento sem fim .Para resumir,essa cirurgia foi a pior coisa de nossas vidas. Ela tem dor neuropatica 24 horas por dia a mais de dois anos e meio. Vivemos dias de tristeza e angústia por não conseguir tratamento. Já fomos a vários médicos mas sem resultados.Começamos com tratamento com amipritilina onde não tirava a dor e tinha efeitos colaterais horríveis com ter pesadelos e insônia constantes atrapalhando completamente sua vida, sem conseguir ir p escola e até seu aniversário de 15 anos passou trancada no quarto chorando de dor e efeitos do remédio. Os médicos foram mudando os remédios mas sem resultados. A vitamina B(Citoneurim)tirou um pouco as dores mas logo parou de fazer efeito . Ela foi encaminhada para clínica da dor, onde foram feitas aplicações locais com agulhas imensas e trauma para ela , e novamente sem resultado nenhum.Foi encaminhada para tratar com um fisiatra, que receitou óleo de arnica, gel trasdermico e mais vitaminas B, Infelizmente não tivemos nenhuma melhora. Todo esse estresse, angústia, dor,sofrimento para ela, toda uma família e para essa mãe que nunca mais deitou e dormiu tranqüila.Essa cirurgia foi a pior coisa de nossas vidas e as mãos voltaram a suar e ainda o suor compensatório nas coxas atrapalham ainda mais sua rotina. Infelizmente essa foi nossa realidade pos simpatectomia torácica. Peço que se alguém puder me dar alguma dica para aliviar ou tratar essa dor me avise, pois pelo que parece não tem cura. Somos da cidade de Campinas e a cirurgia foi feita em Valinhos. ericahbmoreira@gmail.com
Parabenizo o Fernando pela iniciativa, pois todos os seus relatos são infelizmente os mesmos de Minha filha. Pena que não pesquisei antes, assim certamente todo esse pesadelo teria sido evitado. Abraços.

Raquel Lang disse...

Olá.
Meu problema também é só rubor. Mas nao é pouco. Esta atrapalhando minha vida profissional, cada vez mais. Não ligo muito para a social, porque eu falo dessa condição, mas não dá para ficar falando sobre isso em cada apresentação profissional. Da um ar de amadorismo pelo rubor ser considerado constrangimento, mentira, etc.
Com exceção dessa dor,como eu nao suo excessivamente em lugar nenhum (tenho mãos e pes muuuito secos), talvez seja o único senão para pensar nessa cirurgia.
Vou pesquisar mais os sucessos nela e os tipos de técnicas para excluir ou não.
Mas o blog está de parabéns.

Raquel Lang disse...

Olá. Estava pensando em fazer para a mesma situação. Fico até arroxeada. De onde é esse medico? Pelos relatos, a cirurgia nao dá muito certo para hiperidrose, mas parece, parece que para vermelhão é eficiente.
Se puder me adicionar nas redes para conversarmos, adoraria.
Raquel Lang

Anônimo disse...

Olá, existe algum grupo de whats ou face pra quem ja fez a simpatectomia? Seria muito util para trocarmos informações sobre as experiencias e efeitos colaterais e ate beneficios da cirurgia. Realizei a simpatectomia ha 1 ano para rubor facial e hiperidrose e tambem sofro com os efeitos colaterais. Se puderem me passar os telefones por email posso criar um grupo no whats para trocarmos informações e relatos. Meu email é jpcentenario@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde, eu tenho rubor facial em excesso, mas é extremamente em excesso, ao ponto de até minha pálpebra ficar vermelha quando ocorre os episódios que são várias vezes ao dia! Para controlar estou me medicando com Propranolol 160 mg/dia. Estou correndo atrás de médicos para realizar a Simpatectomia e preciso de ajuda de quem já fez a cirurgia para a questão do rubor.

Por favor entre em contato comigo.
Meu e-mail é: luciano.zagretti95@gmail.com

RICARDO disse...

Olá a todos fiz minha reversão com nervo sural e intercostal a quase dois anos, já mencionei neste mesmo fórum a um tempo atrás e sou prova viva de uma grande melhora;toda a maldita compensatória diminuiu, quase tudo, voltei a suar nas mãos quando corro ou fico nervoso. Bem! como a leninha disse; comigo também tudo de ruim já me tinham acontecido, e resolvi tentar, e GRAÇAS A DEUS deu certo,estou vivendo muito bem com minha esposa e meus filhos, então para mim deu CERTO, e ainda tenho que esperar mais uns 3 ou 4 anos ainda, pois nervos demora muito para se regenerar. melhora a todos.

RICARDO disse...

Olá! para quem quiser fazer reversão,fiz com dr. Ricardo kalaf mussi é de campinas e atendi unimed e outros convênios, eu fui o primeiro paciente dele; e ele fez outras também,é só uma dica para quem está desesperado como eu estava, e porém consegui; e confesso que foi muito difícil de ele aceitar fazer, não queria de jeito nenhum, mas depois de muitas e várias consulta consegui.abraço a todos!

Anônimo disse...

Amigo ricardo, em todas as postagens suas voce nao deixou nenhum contato seu como email para entrarmos em contato com voce para tirar duvidas. meu email del.fatima@hotmail.com Fiz tambem e foi uma das piores decisoes que tomei na vida.

Unknown disse...

Olá desculpem pra quem quiser conversar o email é: ricardobonvicine@gmail.com e o zap (19) 98943-7166.

Unknown disse...

Boa noite amigos. De fato e um assunto pra la de importante. Tenho 37 anos, desde de que me conheco, transpirava muito nas axilas, tão somente. Tinha muita vergonha da famosa "pizza". Resolvi conhecer um pouco mais sobre essa tao famosa cirurgia que prometia sanar de uma vez o meu problema. Há 1 e meio submeti ao maior erro que eu poderia cometer, tendo em vista que eu transpirava apenas nas axilas. Após a cirurgia, de fato nos primeiros 10 dias , não correu uma gota, fora realizada inverno. Após 3 meses, compensou para as costas, barriga e os pés. Sei que qualquer friagem, ar condicionado, já é um motivo para gripar. Algo que não me acometia, sendo hj frequentemente resfriado e com uma sinusite fortíssima. Em menos de 4 meses após a cirurgia, tive pneumonia, hoje obviamente tratada. Em suma, me arrependi demais. ABS

Le disse...

Bruno se vc obter respostas de reversão me passa pq eu fui fazer o enxerto mais tive broncoespasmo no bloco cirúrgico e foi cancelado agora oedico não faz mais.poderemos pesquisar fora do Brasil

Le disse...

Eu vou fazer um bloqueio anestésico pra minha dor

Le disse...

Anda o e-mail para juntos tentarmos outros métodos .eu estou com uma ação judicial

Unknown disse...

Olá pessoal!
Marquei minha cirurgia para o dia 19/10/2018. O meu problema é o rubor facial em excesso!

Depois da cirurgia retorno com novidades boas ou ruins.

Meu médico é o Dr. Miguel Lia Tedde, estou mas maos dele ����

Unknown disse...

leninha deixa seu email para entrarmos em contato com voce,o meu e del.fatima@hotmail.com

Anônimo disse...

NÃO FAÇAM A CIRURGIA DE JEITO NENHUM! NÃO FAÇAM A SIMPATECTOMIA! EU OPEREI E MINHA QUALIDADE DE VIDA PIOROU MUITO. MUITAS PESSOAS ESTÃO ARREPENDIDAS. NÃO ACREDITEM EM TODOS OS MÉDICOS, ELES NÃO FALAM TODA A VERDADE, POIS GANHAM MUITO DINHEIRO COM AS CIRURGIAS. A MAIORIA OMITE FATOS. OU DIZEM QUE O SUOR COMPENSATÓRIO PODE OCORRER - OU NÃO. ASSIM, CASO OCORRA, ELES DIZEM Q AVISARAM AO PACIENTE E DESSA MANEIRA SE EXIMEM DE CULPA. O SUOR COMPENSATÓRIO É INTENSO E HORRÍVEL, VAI ATRAPALHAR A VIDA DE VCS, VAI ATRAPALHAR IR AO TRABALHO, FACULDADE, FESTAS, COISAS SIMPLES DA VIDA. E SE VC FOR A UMA ACADEMIA OU CORRER VAI FICAR ENCHARCADO E VAI TER Q SE HIDRATAR MTO DEPOIS. JA FIQUEI GRIPADO E COM INFECÇÕES (SINUSITE, FARINGITE) VARIAS VEZES POR PERDER NUTRIENTES IMPORTANTES PELO SUOR, POIS PRATICO MTO ESPORTE E O A QUANTIDADE DE SUOR É ABSURDA. QUEM NÃO OPEROU NÃO TEM NOÇÃO.

Anônimo disse...

QUE TIPO DE DOR VOCÊ SENTE, LENINHA ESHE?

Anônimo disse...

QUEM FEZ A CIRURGIA E SENTE ALGUM TIPO DE DOR NAS COSTAS OU OMBROS, FALE AQUI COMO É.
EXPLIQUEM SUAS DORES E QUE REMÉDIOS TOMAM PARA QUE POSSAMOS ENTENDER MELHOR O PROBLEMA E ASSIM NOS AJUDAR.

Unknown disse...

Fiz a cirurgia de simpatectomia. Estou sofrendo com dores intensas nas costas entre a escapula e a coluna. Ainda não fiz o retorno ao médico. Se tornou muito difícil respirar, dói 24h por dia. Se tiverem dúvidas, sugestões, esse é o meu e-mail 2feliperibeiroaraujo@gmail.com, Wpp(62)981517522

Anônimo disse...

Luciano zagretti! Por favor meu amigo não faça isso; você vai acabar com sua vida, serio mesmo, como simpatectomizado também cai nessa maldita cilada, então escapa por tua vida, foge disso; porquê depois não adianta chorar é só ler os comentários de como essa cirurgia destrói. Fique ligado não faça!!!

Unknown disse...

Meu amigo estou seriamente pensando em fazer a segunda cirurgia, fiz a primeira para amenizar a das mãos, pois eu tinha nas mãos é pés, a da mão resolveu em uma porcentagem de 85 a 90% porém tive o compensatório, costas, peito,pernas e pés, um suor exagerado, quero tentar mais uma vez.

Unknown disse...

Fiz em 2015 é até agora não tive melhoras no compensatório, estou em fazer a segunda.

Unknown disse...

Eu fiz minha já tem uns 4 anos .. depois de 1 ano que obtive resultado .. mais tenho compensatória nas costa de peito .. em uma axila eu não transpiro já na outra transpiro 60% ... No frio não estou transpirando .. fiz aqui em Cataguases MG dr.Jose Newton filho .

Anônimo disse...

Amigo nao faça a segunda,um amigo com quem converso fez o que voce pretende fazer e a qualidade de vida dele piorou muito em relaçao a primeira simpatectomia,ele sente calor num clima de 3 graus, agora imagina num calor de 30 graus e pode estar o frio que for que ele continua suando.Nao faça.

Anônimo disse...

Bom, fiz a cirurgia de simpatectomia a exatamente um ano. No meu caso, foi exclusivamente para as mãos, acredito q não suava muita, mas mesmo assim incomodava e resolvi fazer o procedimento. Do dia 1 até o 3 mês, foi um pesadelo de suor, nas costas, barriga, pernas,virilha e pé. tive mundo medo e ficar para sempre daquele jeito, mas a partir do 3 mês até completar 1 ano, a intensidade do suor foi caindo. (mesmo assim tenho certeza, não compensou trocar o suor das mãos por suar em todo o resto do corpo.) E ainda mais, na cabeça, envolta dos olhos e pálpebras tudo está extremamente seco, muito mesmo chegando ao ponto de ficar manchas pretas. sempre aparentei ter uma idade mais nova do que tenho, mais depois dessa cirurgia acho q a aparência do meu rosto aumentou pelo menos 3 a mais da idade que tenho.

Hoje em dia, me sinto muito cansaço, por meses só tive vontade de ficar na cama, deitado,
antigamente eu saia em lugares muito quentes e não suava, nada, agora isso mudou, bastante.
antes da cirurgia nunca usei meia para calçar um sapato, agora meus pés suam o dobro do suava nas mãos, e agora convivo com o famoso "chulé".
suo bastante nas costas, barriga, pernas, virilha e pé. resumindo, meu corpo todo teve um aumento na transpiração e o lugar onde mais me incomoda com certeza é a virilha. se soubesse o quanto seria incomodo, nunca, mas nunca realizaria o procedimento.
convivo também com a insonia. sou jovem, tenho 23 anos e sempre dormi mais de 10 horas por noite agora não consigo dormi o tanto que queria. virilha e a cabeça extremamente seca são ruins mais o pior dessa cirurgia de simpatectomia foi a sensação de calor q hoje tenho, acho q o mundo teve um aumento na temperatura de no mínimo 3 graus, onde a consequência disso, suor num nível bem elevado.

fiz um experimento, fui para 3 festas de formaturas durante esse período, na mesma casa de festa, que era toda climatizada e analisei o nível de suor e desconforto. na primeira festa com exatos 3 meses de cirurgia, minha camisa ficou ensopada e a calça do meu terno também isso sem fazer qualquer esforço. na segunda festa com 6 meses suei muito menos, acho q a metade da primeira festa. na ultima festa, também suei menos q na anterior, num nível "normal" eu acr

meu conselho para quem pensa em fazer essa cirurgia é que pense bastante nas consequências, pq dificilmente elas não vão aparecer. hoje tendo a experiencia, posso falar com só aconselho fazer esse procedimento quem esteja suando muito, muito, muito, mas muito mesmo num local para que o suor compensatório se balancei com o grau de transpiração atual do seu corpo. na época q decidir fazer a cirurgia minha vida era resumida a faculdade e mais nada acredito q minha escolha foi feita por negligencia e falta certeza. por isso digo, só faça a cirurgia se tiver 100% de certeza de que precisa.

Unknown disse...

Olha essa cirurgia salvou minha vida!
Eu tinha rubor facial, e fiz com o Dr samir el haje em SC, ótimo profissional, até estranhei tudo que foi falado, pois comigo a única coisa que aconteceu, e que o Dr me falou que eu iria suar em algumas partes do corpo.

Unknown disse...

Olá pessoal Alem desses comentários de 2013 não vi ninguém reclamando da cirurgia estou querendo fazer hoje vejo que a maioria dos problemas eram devido a erros médicos

Unknown disse...

Quando vc fez

Unknown disse...

E aí fez a cirurgia

Unknown disse...

Mas porque

Joaquim Barbosa disse...

Pessoal,
Não façam essa cirurgia, eu fiz para o rubor facial em 2013 e hoje, apenas 5 anos depois já venho sofrendo com os colaterais que tem se agravado com o passar do tempo.

Fiz a climpagem em T2 e T4. Como colateral mãos, braços e a linha acima das axilas totalmente secas. O rosto e pescoço não suam 1 gota que seja, o que deixou minha pele extremamente seca. Isso tem causado rugas, marcas de expressão e manchas na pele do rosto devido ao ressecamento, apesar de todos os cremes hidratantes que já usei.
O suor é absurdo, nas costas, peito, pernas, impossível fazer qualquer esforço ao ar livre, como corre, praticar um esporte. E o suor compensatório piora muito se você ganhar alguns quilos. Eu ganhei 10 kg nesse período e o suor copensatório piorou 10x.

Além disso, não sabemos as consequências de se viver num lugar muito quente como o Rio de Janeiro e a área crâneo-facial não ter capacidade de resfriamento.





Unknown disse...

ESSA CIRURGIA É UMA PORCARIA. POUQUÍSSIMAS PESSOAS SE DÃO BEM COM ELA.

Anônimo disse...

Pessoal não fassam, eu fiz a dez anos e todos dias eu penso em me matar,pois não tem cura nem reversão e uma coisa sem controle vc sua demais e uma das coisas que leva a entrar em depressão como meu caso além de perder o emprego.

Unknown disse...

Fiz a cirurgia a alguns anos e me arrependo demaissss. Tenho a compensatória na barriga e nas costas, meu Deus como é horrível. Nos ponstos embaixo dos seios escorre suor, gente é serio, escorre muito. E qndo me vejo suando perto das pessoas o suor aumentaa... é horrível principalmente no serviço que tenho q usar babylook azul claro, levo 2 pois toda hr eu tenho q trocar. Muito constrangedor.
Nao aconselho ninguém a fazer.

Vera Amélia Ferraz disse...

Olá! Fiz essa maldita cirurgia no início dos anos 2000 e foi o maior arrependimento da minha vida!!!!!! Não façam jamais!!!!

Anônimo disse...

Foi o maior arrependimento,hoje não gosto nem de entrar em lojas,muita roupa bonita mas não posso levar,tenho que fazer manobras e observar muito bem se a roupa vai camuflar o suor.Essa cirurgia é um crime que tem que acabar,cortar uma passagem importantissima do nosso sistema nervoso.Alguns se dão bem e outros é só arrependimento.
Cada dia é uma luta,é um dia vencido.A depressão bate,no momento não vejo alegria em nada,uma pessoa feliz contempla o amanhecer,o sol,o frio,o entardesser,não tenho mais alegria.Penso bobagens todos os dias,passo pensando nisso 24 hrs por dia e não vejo nenhuma solução.

Anônimo disse...

Pessoal ouvi dizer que Deus cura,mas até agora não vi nem uma pessoa que realize a cura por intermédio de deus,parece que não existem mais profetas como antigamente que orava e Jesus curava. Eu oro todos os dias mas o milagre não vem.

Anônimo disse...

Com qual médico vc fez Ricardo?

Unknown disse...

Vc já fez a reversão ? Deu certo? Fiz a simpatectomia torácica e estou pensando na reversão, já pesquisei e o único médico que faz e o Malucelli, responde aí se deu certo.

Unknown disse...

O malucMalu atende por plano de saúde, e particular. Só entrar em contato, porém particular nao é barato, passa dos 5 mil reais

Unknown disse...

Davi se o seu problema eso na axila, te indico procurar um especialista pra aplicação de botox, fiz esse procedimento e te garanto você vai melhorar e além disso não tem o suor compensatório. Dura em torno de seis a sete meses, vale a pena.

Unknown disse...

E aí vc fez a reservao deu certo, estou querendo fazer tambet e queria saber quais os resultados.

Unknown disse...

Davi no caso das axilas te recomendo o uso de botox, conversa com um cirurgião plástico e tenta vale a pena e dura em torno de seis meses. Me responde se for fazer . Já fiz e deu certo outa vida.

Unknown disse...

Oi posso te dizer que o botox foi a melhor opção que fiz e realmente funciona, lógico tem um trtemde duração mais resolve sim , sua vida vai ser muito melhor.

Unknown disse...

Pra quem ai em cima ta procurando as informações,o Ricardo fez em Campinas com o dr RICARDO KALAF MUSSI.

Unknown disse...

Fernando como foi o procedimento que vc fez para tentar reverter a cirurgia de simpatectomia.?

Anônimo disse...

aqui no blog ele comenta que a reversão não funcionou,ele não menciona se ele retirou os clipes ou fez cirurgia com enxerto.
Ele nunca mais atualizou o blog,a boatos que ele pode não estar mais entre nos.
Tenho o contato de um rapaz revertido se quiser pode me mandar um email
del.fatima@hotmail.com

RICARDO disse...

Boa tarde povo de Deus!!! realmente fiz a reversão usando enxerto de nervos sural e intercostal,melhorei até agora uns 50%, que para mim já é muito; porém é muito sofrimento tudo isso. Tudo o que passei para chegar até aqui...até problemas sérios no intestino eu tive devido ao estresse. hoje consigo suportar o sol, já que trabalho nele né! sou carteiro.Consigo suportar melhor lugares fechados e abafados, mas compensatória ainda existe, mas bem menos! minhas pernas suam menos também agora, a bunda, as costas e barriga, também diminuiu bem! o suor voltou na cabeça de forma moderada mas voltou!!! e como é bom sentir isso...mas é isso aí fujam dessa desgraça de simpatectomia e quem quiser reversão pode fazer! eu fiz e aprovei, mas tudo é muito sofrido, gera traumas, não tem como! fiz aqui em campinas com dr. ricardo kalafi mussi pelo convênio.Fiquem com DEUS.

Unknown disse...

Pessoal alguém já fez a reversão e deu certo. Responde aí galera.

Unknown disse...

E aí como está hoje a pós cirúrgia, melhorou? Dá noticnot

Simpactomia tô fora disse...

O gente boa tarde sou vítima desta cirurgia,venho acompanhando sempre os comentários e ao analisar vejo que tem bastante gente que comenta nesta plataforma,mas o blog aqui e de 2013,o certo era transferir esse blog para um atualizado neste ano vcs não concordam será que tem alguem que sabe fazer isso ?
Claro que não podemos acabar com esse aliás temos que preservar a memoria do rapaz que fez este,não sei se está vivo,mas se estiver porque não atualizou mais ?isso aqui esses comentários sao histórias verdadeiras e querendo ou não vai repercutir muito.se queremos ver as coisas andar temos que fazer alguma coisa.Outra coisa venho observando há vídeos que ficam na primeira posição das pesquisas onlines que só relatam o bem dessa cirurgia,temos que mostrar a verdade e acabar com essa farça.

obrigado.

Diego disse...

Ricardo,
Você pode me passar seu e-mail, tenho umas perguntas sobre a reversão, se não se importar em responder.
Estou buscando a reversão pois minha compensatória é severa.
Obrigado.

Anônimo disse...

lê seu post e muitos dos comentários tenho esse problema da hiperidrose desde muito novinha hoje tenho 33 anos já fiz aplicação do Botox não resolveu já usei milhões de desodorantes que tiveram efeito de uma semana formulas manipuladas caseiras já perdi as contas do quanto já gastei em vão eu fui em um especialista que me disse da cirurgia a uns 10 anos atras não tive coragem de fazer porem hoje estou querendo arriscar mas quando lê esses posts confesso que o medo de fazer tomou conta de mim novamente
Tem algum remédio que algum de vocês tomam ou tomaram que aliviou a sudorese sem necessariamente ser preciso fazer a cirurgia?

Anônimo disse...

Amiga não faça a cirurgia,não vale o risco.Muitos usam a oxibutinina,compra sem receita mas para mim não funcionou.
Existe a lipoaspiração das glândulas sudoríparas e dizem sem efeitos colaterais e tambem o Miradry que é um aparelho com microondas que acabam com as glândulas. Pelo que vi este tratamento esta disponível na clinica Liege em são paulo e rio de janeiro.

Anônimo disse...

As técnicas de cirurgia axilar incluem: excisão, curetagem e lipoaspiração. Durante a excisão, as glândulas sudoríparas podem ser cortadas. Da mesma forma, durante a curetagem eles podem ser raspados. Durante a lipoaspiração eles podem ser removidos por sucção. Podem ser utilizadas combinações de curetagem e excisão central, ou de curetagem e lipoaspiração, além de combinações de lipoaspiração e tratamentos a laser . Dermatologistas geralmente apresentam bons resultados com essas técnicas. Cada um desses procedimentos pode ser feito sob anestesia local (o que significa que o paciente não está completamente "fora") e em um consultório (em oposição a um ambiente hospitalar).

Anônimo disse...

Todas as técnicas mencionadas acima têm o mesmo objetivo: remover ou ferir as glândulas sudoríparas de modo que não possam mais produzir transpiração. As glândulas sudoríparas estão localizadas logo abaixo da pele (onde a pele e a gordura subjacente se encontram) e são, portanto, acessíveis para esses tipos de intervenções. Nas axilas, as glândulas sudoríparas também são bastante localizadas, tornando a cirurgia uma opção viável. Por uma série de razões (incluindo a dispersão de glândulas sudoríparas e cicatrizes), as cirurgias locais não são feitas para hiperidrose palmar (sudorese excessiva das mãos), hiperidrose plantar (sudorese excessiva dos pés) ou sudorese facial . Outros tratamentos, como iontoforese e Botox são melhores escolhas para essas áreas corporais não axilares.

Ednardo disse...

Ainda bem que hoje em dia existe a cirurgia de enxerto ou reconstrução da cadeia de nervo simpática, outros tratamentos incluem células tronco e nanotecnologia...
Fiz a simpatectomia torácica a 3 anos e não aguentava mais ter um mar nas costas e um rio na barriga, além das pernas e dos pés completamente encharcados.
Fiz a cirurgia de reconstrução de nervo em um hospital em Fortaleza e graças a Deus deu tudo certo e eu consegui ter minha vida estabelecida novamente...
Engraçado que os médicos sempre falam que vai resolver, que alivia e que é minimamente invasiva, eles ocultam tudo, incluindo a capacidade cardiorrespiratória que diminui consideravelmente e a temperatura interna que aumenta bastante, sem falar no compensatório(Apenas transfere o problema). Ainda bem que fiz a religação da cadeia de nervo simpática nos níveis T3 e T4, hoje existem métodos eficazes para reconstruir os nervos afetados/suturados.
Sou advogado e depois dessa cirurgia,a qualidade da minha vida diminuiu consideravelmente, mas graças a Deus que pude reviver novamente, e agora, suando normalmente, apenas quando faço exercícios físicos e menos até do que suava antes de fazer a simpatectomia.
Não se desesperem, existe cura. Tudo o que Deus faz é perfeito, essa cadeia de nervo simpática tem a sua função no organismo e só quem perdeu a sensibilidade em parte dela e depois sentiu o bem que ela faz, pra saber a sua importância. Hoje, se pudesse voltar atrás, não faria de jeito nenhum, mas estou aqui pra falar que tem cura sim.

Anônimo disse...

Edinaldo, por favor deixa seu contato e-mail ou zap para pegarmos informações a respeito da sua reversão. Participo de um grupo onde tem pessoas em situações muito graves e também tenho muito suor nas costas.

Anônimo disse...

o meu é 12997364102 e mail del.fatima@hotmail.com

tiagosevero disse...

Que grupo eh esse?
Me add tbm
(11) 99395-8258
tisevero@gmail.com

Anônimo disse...

Tem grupo de whatsapp? Estou querendo saber mais sobre a reversão. Fiz a cirurgia em 2001 e o meu compensatório é absurdo. Quero ser adicionado ao grupo. Avisem e passo meu numero.

Anônimo disse...

chama nesse 12997364102

Diego Rocha disse...

Bom dia Ricardo, pode me passar seu email pra gente conversar.
Preciso fazer esta reversão estou desesperado.
Te agradeço grandemente.

Renato Braz disse...

Fiz a cirurgia em 2005 na cidade do Recife, transpirava excessivamente apenas nas axilas e minhas mãos sempre estavam geladas. Essa situação sempre me incomodou bastante. Após ver uma entrevista no jornal com este médico que me operou marquei a consulta e fui, achei a consulta muito superficial e a insistência dele em me operar era explícita, não se importando com outros fatores, eu por outro lado ansioso por acabar de vez com o suor nas axilas, não tive dúvidas e fui para cirurgia. Tive algumas complicações logo após a rápida cirurgia, feita através de laparoscopia, meus pés começaram a suar excessivamente e meu peito ficou muito inchado, o que me fez recorrer de imediato ao consultório do médico, que desta vez me ignorou por completo e disse que os pés era um compensatório e que o inchaço devia ser porque entrou ar durante o procedimento.
Resumindo tudo após 14 anos, minha qualidade de vida só piorou, os pés realmente voltaram ao normal mas o suor agora é constante nas pernas, costas, barriga e AXILAS, na verdade tudo piorou , onde eu transpirava voltou em dose dupla e outros lugares que eu não transpirava começaram a ter excesso de suor.
Vivo nas alternativas de esconder suor, camisa sempre dentro de outra camisa, nada muito de cor, maior tempo dentro de ar condicionado e muitas coisas que não faço para não ficar constrangido. Verão é a pior época para mim, dias quentes demais me fazem ficar irritado e chateado, mas é isso, somos nós e nossas escolhas, vida que segue.
Espero ter alertado aos que pensam em fazer, pode ser um caminho sem volta.

luis ricardo disse...

eai deu certo ?

Leticia Moresco disse...

Olá...fiz a cirurgia a aproximadamente 13 dias apenas para hiperidrose nas mãos...desde que saí da sala de cirurgia minhas maos nao suaram mais nem 1%...Em compensaçao senti um aumento do suor na barriga e nas costas, mas nada que me incomode. A unica coisa que está me deixndo aflita é o fato de que eu fiquei totalmente bem uma semana depos da cirurgia mas hoje, ao fazer esforço físico, estou sofrendo com dores lacinantes no peito ao respirar...nao consigo espirrar de tanta dor...meus dois peitps estao super inchados e doloridos também...minha pele das costas está queimando no lugar do pulmao, e muito sensível também, está doendo. Será que vou sentir isso pra sempre? Espero que nao pois o médico nao me disse nada...Esse é meu relato...

Unknown disse...

Olá, fiz a cirurgia a 11 dias, para a Hiperidrose nas axilas, suava muito e me incomodava, principalmente na vida profissional,mesmo no frio minhas axilas suava que pingava.

Resolvi fazer a Cirurgia, e no mesmo dia não suei nada nas axilas, não tive tanto suor compensatório, apenas um aumento pouco nas costas, que não chega a incomodar.

Minha recuperação foi horrível,tive que ficar 5 dias com o dreno,mesmo com a cirurgia, estou suando no rosto e nao sinto mais dores, quanto a atividade física, meu cirurgião só recomendou após 15 dias, no mais não me arrependo, acredito que os efeitos da simpatectomia afeta mais na clipagem do ganglios T2 ou T3, no meu caso a clipagem foi no 4°Ganglio, e o meu cirurgião relatou que não realiza o procedimento para clipagem de 2 glanios pois os efeitos sao maiores.

Anônimo disse...

Olá Boa noite a todos,

Alguem aqui que já realizou a simpatectomia sofre com as maos ressecadas que chega a incomodar bastante?
Desde que realizei a cirurgia para rubor facial, sofro com as mãos secas e tenho que passar hidratante muitas vezes ao dia. Tive tambem outros efeitos colaterais após a cirurgia, mas que foram se resolvendo com o tempo. Hoje o que mais incomoda mesmo são minhas mãos que ficam secas em excesso.

Le disse...

Ola! Vc fez a reversão? Eu fiz estou muito feliz com o resultado . Nasci de novo

Le disse...

Olá Bruno eu fiz a reversão com sucesso há quatro meses .até aqui o resultado foi satisfatório .estou feliz nasci de novo🥰

Le disse...

Pesquise sobre neoropatia do nervo intercostal.noeu caso também fiquei com dores do lado direito e foi diagnosticado neoropatia pós cirurgia simpatectomia . abraço

Le disse...

Eu fiz a reversão deu super certo .espero que TDS consigam

Le disse...

Olá a TDS eu fiz a reversão e deu super certo .estou satisfeita . Que TDS consigam .pois os meus relatos a qui no blog foi muito sofrimento agora estou feliz de novo.ja estou a 5 meses revertida

Impressão Sonora disse...

Le, vc fez a sua reversão quanto tempo depois da cirurgia? A sua simpatec foi o clipse ou o corte? Obrigada.

Le disse...

Na época foi adiado. Curitiba desculpa não responder antes só consegui esse ano com o mesmo médico que operou o Ricardo tem comentários aí do Ricardo .já faz 5 meses da reversão foi incrível nasci de novo

Le disse...

Foi feita por corte cauterização não sei o certo a técnica usada .mais fiz a reversão com o mesmo médico que fez no Ricardo .a 5 meses da reversão já estou bem . Deixe seu contato caso precise tirar mais duvidas .o médico Dr. RICARDO KALAF

Le disse...

Na costela entre t4t5 mais já recebi laudo do médico que diz exatamente que foi pela simpatec. Fiz um exame thermografia que fala sobre a dor e agora vou fazer uma ressonância pra visualizar melhor . quaisquer deixe o contato.uso pregabalina não tem jeito não viu .doi

SUELI FRANCO disse...

bom dia, hoje é 31/07/2020, fiz a simpatectomia em 2004, após a cirurgia senti dores nas costas por 2 meses, as dores eram realmente incapacitantes, no terceiro mês as dores desaparecem, não por completo, ainda sinto dor ao toque em um determinado local das costas,
desenvolvi suor compensatorio nas costas e barriga, nada que me incomode tanto e tambem tenho encurtamento da respiração.
O problema mesmo veio 7 anos depois, queimação insuportável nas mãos e pés, principalmente ao dormir, por 5 anos procurei diagnostico sem sucesso, a pouco mais de 5 anos me trato com antidepressivos (amitriptilina ) e anticonvulsivo ( carbamazepina ) tive uma melhora de 80% na queimação, recentemente, a sensação de queimor que é uma ferroada a cada batida do meu coração tem piorado, preciso voltar ao médico mas com a Pandemia, está dificil.
Alguem mais sente essa queimação?? contato suelifranco.virtual@hotmail.com

Impressão Sonora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SUELI FRANCO disse...

Ola, quem tem queimação nas mãos e pés e fizeram a termografia por favor podem me dar maiores detalhes,
obrigada


suelifranco.virtual@hotmail.com

Unknown disse...

Novidades no tratamento do suor compensatório?

Anônimo disse...

Comparando hoje com alguns anos atrás quando realizou a reversão, você acha que houve melhoras significativas?

SUELI FRANCO disse...

bom dia, eu não fiz a reversão

Natália disse...

Eu acredito que essa cirurgia seja mais viável pra quem sofre de hiperidrose severa, eu suava de forma exacerbada nas mãos e nos pés, e realmente, era assustador! Pingava, meu colchão pra se ter uma ideia, chegav a ficar úmido. Por longos anos eu me vi constrangida, muitas vezes evitava até o meio social.
Então eu não tinha nada a perder, já que eu literalmente pingava, e nenhum medicamento trouxe melhora. Portanto, acredito que a cirurgia é um caso a se pensar para quem sofre da sudorese muito intensa. Caso contrário, há chances de arrependimento

Unknown disse...

Gente por favor não faça essa cirurgia pesquisem ai no g1.globo.com tem o video da história do rogerio de goias que ficou tetraplégico por causa dessa cirurgia simpatectomia meu deus fiquei com muita pena,Eu ia fazer essa cirurgia mais pesquisando sobre o assunto descobri que é a maior burrada da sua vida não vou fazer fiquei muito triste com a história do Rogério não faça essa cirurgia!!!!

Le disse...

Olá Rodrigo me conte vc fez a cirurgia como está no momento? Abraço p ti

Gondorle disse...

Sou a mesma pessoa que fez aquele comentário em 2017 (gondorle@gmail.com)

Estamos em 2022 e posso dizer que não tenho uma crise de dor neuropática há quase 2 anos, e ainda que sinta sempre algo, e que tenha o lado direito dormente, nada se aproxima da miséria que vivi pós simpatectomia.

Não transpiro das mãos, mas a sudação compensatória no peito, nas axilas e na cara, são demais. Tenho quase a certeza de que transpiro mais da sudação compensatória, do que transpirava antes de ser operado, mas tudo bem. Jamais me irei submeter a outra intervenção cirúrgica deste calibre, e o facto de ter as mãos secas já é o suficiente para eu me manter são mentalmente.

A todos aqueles que pretendem fazer esta cirurgia: Façam-na mas não antes de solicitarem todos os eventos e sintomas secundários que podem surgir no entretanto. Não a façam, pensando que é algo facílimo, e que poucas coisas podem acontecer. Façam-na sabendo que pode dar merda para vocês a curto e médio prazo. Façam-na, conscientes de que terão de ser imensamente disciplinados, caso as coisas não corram da melhor maneira.

Conheci um rapaz que fez esta cirurgia num Hospital Privado, e ficou muito bem. Deixou de suar tanto, com sudação compensatória nas pernas e nas costas, e não teve dores nem nada que se parecesse. Na minha consulta da Dor também conheci outra pessoa como eu, que tinha sido operada e que tinha ficado com dor crónica...

Tudo pode acontecer, é quase um 50/50...Façam a cirurgia, mas preparem-se!

gondorle@gmail.com

Unknown disse...

Fiz a mi ha primeira cirurgia em 2008 ... Suava muito nas mãos , pés e axilas, isso me deixava super constrangida perto das pessoas, pois o suor na axila chegava ate a cintura, das mãos e pés pingavam, fui pesquisar na internet e vi sobre a cirurgia! Pronto, achei que seria minha salvação, mas infelizmente não foi, passei a suor o triplo, nos seios, axilas, barriga, face, costas, bumbum, virilhas.... isso acabou comigo, pois passei a usar apenas o preto durante anos , mecheu completamente com meu psicológico. Hoje em 2022 tentei novamente fazer a cirurgia, fiz e pelo jeito também não correu muito bem, ainda estou suando axilas, virilhas, face ... vou esperar para ver o restante e digo aqui a vocês, pois ainda é bem recente... uma dica que dou a vocês, tentem outras formas de acabar com isso, sei que nos desesperamos para acabar com o suor, mas as vezes pode acabar piorando a nossa situação. Temos hoje a toxina botulinica, temos um lazer que atua em várias partes do corpo... ai vc me pergunta, porque fiz novamente? Porque ja não tinha quase nada a perder, pois passei a suar em tudo em excesso... enfiiim, pensem um pouco antes!
Obrigada!!!

«Mais antigas ‹Antigas   601 – 800 de 823   Recentes› Mais recentes»