sábado, 26 de janeiro de 2013

O perigo da Simpatectomia Torácica

Se você chegou até esta página é porque está cogitando cometer algo que pode ser um dos maiores erros da sua vida ou então porque já cometeu e agora está buscando informação de como reverter. Recomendo que leia bem tudo o que está escrito nesta página e nos links externos. Tive o trabalho de sentar e escrever um blog simplesmente para ajudar outras pessoas, porque infelizmente para mim já é tarde.

Antes de começar, o tema aqui abordado será a cirurgia chamada simpatectomia torácica. Muitas pessoas estão recorrendo à esta cirurgia para tratar rubor facial (blushing, vermelhidão no rosto), e / ou como uma cirurgia para redução de suor, para aqueles que sofrem de hiperidrose nas axilas, mãos, etc...

Quando resolvi fazê-la, varri a Internet em busca de informação e encontrei muitas, todas em português. Não encontrei nada de muito grave, nenhum relato e portanto segui em frente. Meses depois, com a cirurgia já feita e me causando problemas inimagináveis, busquei informações também em inglês. Me deparei com um universo de pessoas sofrendo dos mesmos problemas do que eu, vitimas deste mesmo procedimento. Mais do que isso, há sites e mais sites registrados feitos apenas de vítimas da simpatectomia torácica. O nome em inglês é Endoscopic Thoracic Sympathectomy (ETS).

Se você lê bem em inglês e quer pular a minha história, pode ir direto para o rodapé da página e encontrará uma grande lista de sites criados por pessoas ou organizações que hoje se posicionam veementemente contra a cirurgia.


Fatos que você deve saber

- A Simpatectomia Torácica foi banida na Suécia em 2003 e na Escandinávia em 2004;
- A Simpatectomia Torácica foi banida em Taiwan em pacientes com menos de 20 anos em 2004
- A FinOHTA (Finnish Office for Health Technology Assessment) e a ASERNIP-S (The Australian Safety and Efficacy Register of New Interventional Procedures – Surgical) produziram um documento comprovando os efeitos imediatos e a longo prazo da Simpatectomia Torácica.


A minha história

Meu nome é Fernando, tenho 20 e poucos anos. Sempre fui uma pessoa saudável, pratiquei esportes, tive amigos e vida social, razoável sucesso na vida pessoal e profissional.

Porém sofri a vida toda de rubor facial. Qualquer situação de desconforto e constrangimento me fazia explodir de calor na face, avermelhando todo o meu rosto e pescoço.  Durante anos isso foi um problema, mas novamente, no Ambiente corporativo é onde isto é pior. Imagina um profissional de vendas que durante apresentações frequentemente ruborizava? Infelizmente, a insegurança transbordava para fora e uma vez que era visível a todos, meu futuro profissional estava condenado.

Também suava no rosto, axilas e nas mãos abundantemente, e é claro que passei muitas situações constrangedoras por causa disso.

Mas apesar de tudo, segui vivendo a vida. E a ideia de uma solução drástica só surgiu depois do Lançamento dos smartphones. Sempre soube que minha mão suava demais, mas quando inventaram o "touch", a minha vida mudou. Primeiro porque não conseguia manusear os modernos celulares, pois com a mão sempre "molhada", isso era impossível. Segundo, porque frequentemente passava vergonha na frente de outras pessoas, encharcando telas alheias  ou simplesmente num aperto de mão.


A decisão de fazer uma cirurgia que pudesse resolver todos os problemas

Pesquisando na Internet, fui apresentado à simpatectomia torácica. Um moderno procedimento que prometia acabar com rubor facial e ainda por cima com o suor das mãos e do rosto. Parecia ter feito sob medida pra mim!

Comecei a pesquisar mais e ler sobre o assunto, e logo estava empolgado e decidido a me submeter a esta cirurgia. Cai por diversas vezes em sites de cirurgiões, pois é onde se encontra mais informação. Mas este é um ponto delicado, pois o cirurgião vive de cirurgia. Nós esperamos sempre que todos os profissionais de saúde sejam éticos, mas estamos sujeitos a nos deparar com opiniões tendenciosas.

O que me impressiona hoje é o numero de médicos que anuncia no google, e isso só se vê praticamente no Brasil. Estamos muitos próximos de ler anúncios como: "Cirurgia em promoção, feche agora e pague em 12 vezes sem juros". O marketing na medicina é um pouco discutível, não dá muito bem para saber se o médico está defendendo a saúde do paciente ou interesses financeiros particulares. Claro que esperamos sempre ética médica, mas como podemos ter certeza de que ela está sendo praticada?

Mas quando você sofre das condições que citei acima, nada no mundo pode ser pior. E aí você é informado de possíveis efeitos colaterais, mas o que pode ser pior do que o seu problema? Nada. E é assim também que agimos em todas as outras questões da vida, somos incrivelmente egocêntricos, ninguém tem um problema maior e ninguém é melhor que eu. Mas deixa esta parte para um post filosófico depois.


Diferentes métodos de realizar a Simpatectomia Torácica

Pesquisando na internet, você encontrará médicos que dissecam e cortam o nervo simpático. Outros oferecerão um método de clipagem. A diferença básica é que em caso de insatisfação do paciente e desejo de reversão, TEORICAMENTE seria possível e mais simples se a cirurgia tiver sido feita através da clipagem. Mas aqui existe um problema: a reversão não é garantida! Muitas vezes mesmo o clipe é capaz de danificar o nervo para sempre, ou seja, seu corpo nunca mais será o mesmo.


Riscos da cirurgia

Nevralgia intercostal
Em torno de 5% dos pacientes (*) podem desenvolver a nevralgia intercostal, também conhecida como neurite, ou neuralgia. Este problema se dá em função de um trauma na costela, pois não sei você sabe, mas é por meio das suas costelas que irão passar os instrumentos cirúrgicos.
Pois bem, caso você tenha este problema, pode ter uma dor insuportável 24h por dia. Não conseguirá aliviar com medicamentos comuns, e terá de tratar com medicação pesada, geralmente anti-convulsivos. E aí se prepare, pois a sua vida se tornará um inferno. O medicamento mais comum para aliviar esta dor é o Lyrica. Pesquise os efeitos colaterais deste remédio e entenda do que estou falando. E depois pense se vale a pena passar O RESTO DA SUA VIDA sofrendo uma DOR CRÔNICA.

* Desde a publicação deste post, recebi tantos emails de pessoas falando dessas dores que eu passei a questionar esses 5% que os médicos dizem, mas enfim...

Síndrome de Horner
Mais um problema seríssimo. Dizem ter incidência baixa, inferior a 1%, mas o fato é que ainda existe MUITA gente sofrendo deste terrível problema. Você pode pesquisar na internet maiores detalhes, mas vou resumir: Uma de seus pálpebras cai, deixando aparentemente um olho maior do que o outro, além de poder apresentar vermelhidão, entre outros fatores. Certamente é um grande problema estético a ser considerado, ainda mais porque é bem visível na face!

Outros graves problemas podem ocorrer, como sangramento, infecção, dor, parestesia, formação de quelóide ou cicatriz hipertrófica, parestesia, quilotórax. Recomendo que pesquise cada um desses riscos e analise se está disposto a arriscar.


Os efeitos colaterais
Pesquisando nos sites de cirurgiões, todos vão focar o problema em um só efeito colateral: o suor compensatório. Esse por Si só já é um grande problema. Já pensou você faz uma cirurgia para parar de suar na mão e começa a suar o DOBRO no pé?  Mas provavelmente você nunca suou no pé, então como você não sabe o INFERNO que é suar no pé, sofrer de mal cheiro (chulé), de feridas e bolhas que se formam do contato da pele molhada com meias e sapatos, dos fungos e bactérias que se desenvolverão no perfeito cenário de humidade.

Pois fiz o que deveria ter feito antes e traduzo abaixo MUITOS dos efeitos colaterais que esta cirurgia pode trazer. Apenas traduzi artigos das referências citadas no rodapé. Qual desses que eu tive? Quase todos.


- Perda da capacidade de resfriar o corpo da cabeça para cima
O suor, como todas as funções do corpo humano, existe por um sentido. Neste caso, o suor é necessário para resfriar o seu corpo em situações de superaquecimento. Agora imagine se enfrenta uma situação de muito calor, como alta temperatura, ou durante a pratica de esportes, ou ainda se comer algo picante. O seu corpo inteiro vai suar, mas a sua cabeça não. Isso soa bonitinho e higiênico, mas é extremamente perigoso, pois a temperatura da sua cabeça não diminuirá.
E por consequência, prepare-se para se sentir mal ou desmaiar, caso o calor seja realmente intenso.

- Suor compensatório
Cada médico vai te informar um numero, mas a realidade é que quase 100% dos operados sofrem com suor compensatório. Isto é algo obvio, pois o corpo tenta reequilibrar o desequilíbrio que a simpatectomia torácica causou. Mas o pior é que existe uma grande porcentagem de pessoas que passam a suar até mais do que suavam antes! Na barriga, costas, pernas, pés, etc...  Esse suor compensatório pode ser definitivo, para o resto da vida.

- Redução do batimento cardíaco
Alguns cirurgiões estão agora alertando que existe uma possibilidade de redução do batimento cardíaco em até 10%. Para atletas isso pode ser um problema, pois pode diminuir um pouco a sua condição física.

- Suor gustativo
A ingestão de comidas picantes pode trazer à tona muito suor no corpo. Outras pessoas relatam sentir uma coceira incontrolável na face após ingestão de comida picante.

Outros muitos dos efeitos citados por pacientes seguem abaixo:
Tontura, diminuição de libido, depressão, encurtamento da respiração, fadiga crônica, problema de memoria, raciocínio lento, etc...

Um site estrangeiro trouxe à tona um estudo profundo sobre os efeitos colaterais, o qual pode ser visualizado neste link: http://www.truthaboutets.com/Pages/FXBottom.html

Suicídios
Infelizmente algumas pessoas não suportaram conviver com pesados efeitos colaterais e cometeram suicídio depois da cirurgia. Alguns dos relatos podem ser encontrados aqui: http://www.ets-sideeffects.com/ets-surgery/ets-surgery-deaths


Reversão e conclusão

Caros, infelizmente o processo de reversão, assim como a cirurgia, não funcionaram no meu caso (aquela história de reversão até 6 meses funciona é mais uma balela). Terei de conviver para sempre com todos os efeitos colaterais que descrevi aqui. Não há nada na vida com que a gente não se acostume, mas a minha vida antes era realmente bem melhor.
Tudo o que eu queria era voltar a ser uma pessoa normal como era antes, e hoje aprendi que NADA na vida é mais importante do que a saúde. Cuide do seu corpo, porque você só tem um, e se estragá-lo, o erro pode custar caro demais.


Fontes
Recomendo a leitura desses sites em inglês, já que em português há escassez de informação. Repare que não são poucos, visto que são criados por pacientes lesionados. Este blog mesmo é outro exemplo disso. Mas nem todo mundo tem coragem de contar a sua história, ainda mais para pacientes que sofrem de fobia social, se expor é o pior.

Convido inclusive a todos que tenham ou tiveram algum desses problemas a comentar este post. Podemos compartilhar informação para alertar algumas pessoas sobre possíveis riscos da Simpatectomia torácica, e também para descobrir quais são os tratamentos disponíveis para aqueles que ficaram com sequelas permanentes, como eu.

http://www.truthaboutets.com/Pages/FXBottom.html

http://www.no-ets.com/

http://www.ets-sideeffects.com

http://etssideeffects.com/

http://www.myexcessivesweating.com/ets.php




ATENÇÃO!

ATUALIZADO DIA 14/05/2014

Caros, após 1 ano do post, o volume de visitas mensais a este blog é impressionante, toda semana há novos comentários. Há experiências positivas que parecem reais, há experiências positivas estranhas (como se estranhamente houvesse algum interesse em fazer propaganda da cirurgia), e há muitas e muitas experiências negativas.

Algumas pessoas fizeram a cirurgia e uma semana , ou um mês depois, vieram correndo postar no blog o quão bem-sucedida ela tinha sido. Desejo tudo de melhor a todos, de verdade, mas convenhamos, alguns problemas só aparecem depois de um tempo.


Respondendo a algumas perguntas:

- Fiz a cirurgia com um dos médicos mais renomados do país, em Curitiba. Portanto, médico top com escritório em bairro bacana não vai te garantir nenhum sucesso.

- Quem se propõe a investigar bem outros pacientes, verá que a reversão é nada além de marketing.

- Não, a cirurgia não resolve em NADA a questão do rubor.

- Sim, a cirurgia deixa as mãos completamente secas, porém a barriga, costas e penas tornam-se uma cachoeira. Sua camiseta vai encharcar bem rápido, mesmo em um dia frio, e você provavelmente não tem ideia do problema social que isso vai causar.

- Se eu tivesse que tratar o suor, hoje, tentaria botox. Ah, ok, não é definitivo, mas acredite, depois de uma experiência péssima com uma cirurgia você nunca mais vai buscar soluções "definitivas". Dricolor não funciona para mim, para outras pessoas funciona.

- Se eu tivesse de tratar o rubor, tentaria terapia, existem médicos especializados em fobia social, que através de medicação podem controlar alguns sintomas. Ah, ok, você não quer tomar remédio para o resto da vida. Acredite, meu amigo, é melhor tomar um remedinho prescrito pelo terapeuta do que uma bomba pra dor crônica prescrita por um neurologista.


Aliviando efeitos colaterais

Como já disse, estou recebendo contatos diários de outras pessoas que tiveram vários dos sinto mas como eu, e juntos vamos nos ajudando para tratar os nossos novos problemas, que por sinal são infinitamente maiores do que os problemas antigos.

Descobri pessoas que estão tratando o suor compensatório com o Retemic. Ele é um remédio para incontinência urinária, mas o efeito colateral dele é diminuir a transpiração. Pesquisem com o seu médico para entender se vale a pena, pois é claro ele possui outros efeitos colaterais.

Para as dores nas costas, ouvi gente dizer que está tomando o Lyrica e está tendo um resultado razoável. Consultem um médico também, de preferência neurologista ou anestesista para lidar com isso.
Para quem possui dores mais brandas, Salonpas ou Diclofenaco (voltaren) ajudam.

Vou continuar atualizando este POST às vezes, ao invés de criar novos, portanto voltem quando quiser.

823 comentários:

1 – 200 de 823   Recentes›   Mais recentes»
Unknown disse...

Olá, Fernando. Parabéns pela iniciativa de expor sua frustração (justificada) em relação à simpatectomia. Eu também me considero profundamente desconfortável com essa cirurgia, à qual me submeti há OITO anos atrás. Desde então, minha vida piorou muito de qualidade. Mas agora, passado tanto tempo, resolvi externar publicamente esse incômodo. Para tanto, estou planejando entrevistar pessoas que, assim como você e eu, se submeteram à simpatectomia e acabaram por sentir literalmente na pele os efeitos colaterais. Se você tiver interesse em me contar mais detalhes da sua relação com a simpatectomia, por favor me responda. Podemos trocar e-mails ou até mesmo conversar pessoalmente. Grato!, Abraço!

Paulo Costa disse...

Me sinto tremendamente arrependido de ter feito esta maldita cirurgia. Além do fato de eu ter tido pneumotórax, o que era apenas um suor incômodo nas axilas, pela compensatória, se tornou um martirio diaŕio, pois agora transpiro horrores nas costas, barriga, virilha e pernas. Basta eu tomar um banho, sentar na frente do PC e começar a "derreter" como agorinha mesmo. Constrangimento total, nada de academia,roupas mais justas etc. Sem contar a preocupação de não transpirar do pescoço para cima, sem saber que tipo de problemas isto pode me acarretar. Fiz a cirurgia há cerca de 09 anos. Hoje estou com 42 anos, e super arrependido. Se pudesse voltar ao passado uma das cagadas (desculpem o termo) que eu tentaria desfazer seria esta cirurgia.

bruno disse...

Fernando, qdo puder informe o resultado da sua reversão. também tenho interesse em reverte-la. Att.
bruno

Eduardo disse...

olá tenho mesmo problema que vcs , fiz a cirugia em 1989, e venho convivendo com as sequelas, estou sempre em busca de informações sobre a reversão, entre em contato com Dr. Malluceli de curitiba, e ainda busco mais informações a respeito, vc fez a cirurgia com clipes, e com que médico está olhando a reversão, ja´tem data marcada, desde já agradeço. Eduardo. meu email eduardobruno@pop.com.br

Anônimo disse...

Olá Fernando.
Gostaria de saber o nome do médico que realizou a sua cirurgia. Caso não queira expor, poderia dizer a Cidade?
Você já fez a reversão? Deu certo?
Você tinha os sintomas adrenérgicos - queimação, calor no rosto, afobamento, taquicardia, falta de ar e vontade de sumir - crises de ansiedade? Os sintomas desapareceram?

Anônimo disse...

Puxa, ia fazer essa cirurgia agora em maio para rubor facial mas estava com muitas dúvidas, quase desistindo de medo do que estava por vir, dos efeitos colaterais. Mas agora, lendo os depoimentos, tenho certeza de que não farei. Agradeço a todos e a vc Fernando, pela grande ajuda que vcs estão oferecendo para as pessoas que pensam em fazer essa cirurgia ou buscam a reversão. Obg mesmo!!!

Anônimo disse...

Dizem que para a reversão ser bem sucedida, deve ser feita no máximo até 4 a 6 meses após a cirurgia. Será que é verdade?

Fernando disse...

Amigos, como disse, a reversão foi um fracasso. Para quem ainda não fez, não recomendo mesmo a cirurgia.
Procure outros tratamentos para os problemas que você tem e salve o seu corpo de decisões radicais.
Abs

Anônimo disse...

Fernando, como entro em contato com vc por email? Fiz esta cirurgia à 8 anos. Passei anos de martirio total, um sofrimento que nao desejo pros inimigos. Mas ao longo do tempo fui achando soluçoes engenhosas que literalmente me curaram.

Vc pode pensar "como curar, nao tem cura. Ele deve estar falando de coisas como religiao, ou truques de disfarce do dia a dia". Te digo que não é nada disso. Provavelmente é algo que vc ja viu, até já pode ter tentado, mas nao da maneira correta. Alem de 8 anos de experiencia como simpatectomizado, sou medico. Então talvez isso possa ter me ajudado a pensar nas soluçoes que achei com mais clareza.

Tem alguns anos já que este assunto nao era mais importante em minha vida, mas hj estava a procura de algo no google, e vi o link desta pagina. Por curiosidade, comecei a ler, e todos os depoimentos me fizeram lembrar de todo o martirio que passei, e que muitas pessoas ainda passam e pessoas que irão passar, muitas vezes por afobaçao, informaçoes distorcidas do cirurgiao q irá realizar o procedimento (eu ouvi do meu cirurgiao que SÓ 2% tinham algum efeito colateral, e a maioria eram leves e temporarios... Aham, com certeza...), otimismo (comigo não vai acontecer! Ahaha vai sim...), e tantas outras coisas....

Enfim, meu email é cazze_ba@hotmail.com; Entre em contato comigo, e tenho certeza q, de alguma forma, poderei te ajudar, mostrar caminhos. É isso. Abraço

Anônimo disse...

Fernando, como entro em contato com vc por email? Fiz esta cirurgia à 8 anos. Passei anos de martirio total, um sofrimento que nao desejo pros inimigos. Mas ao longo do tempo fui achando soluçoes engenhosas que literalmente me curaram.

Vc pode pensar "como curar, nao tem cura. Ele deve estar falando de coisas como religiao, ou truques de disfarce do dia a dia". Te digo que não é nada disso. Provavelmente é algo que vc ja viu, até já pode ter tentado, mas nao da maneira correta. Alem de 8 anos de experiencia como simpatectomizado, sou medico. Então talvez isso possa ter me ajudado a pensar nas soluçoes que achei com mais clareza.

Tem alguns anos já que este assunto nao era mais importante em minha vida, mas hj estava a procura de algo no google, e vi o link desta pagina. Por curiosidade, comecei a ler, e todos os depoimentos me fizeram lembrar de todo o martirio que passei, e que muitas pessoas ainda passam e pessoas que irão passar, muitas vezes por afobaçao, informaçoes distorcidas do cirurgiao q irá realizar o procedimento (eu ouvi do meu cirurgiao que SÓ 2% tinham algum efeito colateral, e a maioria eram leves e temporarios... Aham, com certeza...), otimismo (comigo não vai acontecer! Ahaha vai sim...), e tantas outras coisas....

Enfim, meu email é cazze_ba@hotmail.com; Entre em contato comigo, e tenho certeza q, de alguma forma, poderei te ajudar, mostrar caminhos. É isso. Abraço

Anônimo disse...

E só ratificando, esta cirurgia é um crime... Literalmente enterra a vida, sonhos, felicidade de muitos operados... É muito triste que muitos cirurgioes sao coniventes com este crime. Como disse, sou medico, e até hj tenho asco do cidadao que me operou. Há 8 anos eu era um jovem de 17 anos, convencido por um papo mentiroso e sedutor do cirurgiao escroto, que caiu como uma luva na minha mente adolescente, que é o ser mais inseguro que existe. O cenario da grande maioria é esse ai! Adolescentes inseguros, e confortados com palavras seguras do grande cirurgiao que irá "salvar sua vida".

Anônimo disse...

acabou o seu rubor facial com a cirurgia?

Anônimo disse...

Olà Fernando, por favor fale mais a respeito da cirurgia de reversão que vc fez, primeiramente foi utilizado clipes ou outro metodo, e se teve alguma melhora, aonde vc fez, gostaria de mais detalhes. Obrigado.

Anônimo disse...

Bom Fernando, realmente essa cirurgia é muito boa quando se dá certo!
Fiz a minha em Dezembro de 2012 e desde então estou com dores fortes nas costas e que não passam, retornei no meu cirurgião e ele não me passa pra fazer exames pois diz ser normal essas dores e que vão desaparecer.
Enfim já se fazem 5 meses e até hoje sofro com as dores, não posso fazer nenhum tipo de esforço fisico e por menor que seja o peso carregado eu já sinto as terriveis dores!
Vou ao ortopedista verificar a possibilidade dessa Nevralgia intercostal.
E outro detalhe foi que fiz a cirurgia e ainda continuo suando as mãos e tendo compensatoria em lugares que não suava!
Obrigado fernando por compartilhar suas experiencias!

Anônimo disse...

Por diversas vezes eu pensei em fazer a simpaectomia, a primeira descobri q estava grávida e não fiz, na segunda, recentemente, o médixo me deu todas as guias para autorizr e exames para fazer, e pediu para q eu pesquisasse muito a respeito e só fizesse com certeza, me explicou sobre todos os riscos. Vcs q têm esse problema imaginam o qto. eu sofro por suas mãos, pés, face, couro cabeludo, é terrível. Terrível, mas vivi até hj e decidi não fazer a simpatectomia, não quero correr esse risco, eu sei q pior do q está pode ficar, então não farei e agradeço a vc por no contar sua experiência e espero de odo coração q vc fique bom, ou pelo menos aprenda viver melhor com isso. Fique com Deus, tudo vai dar certo. E a quem pretende fazer, pelo amor de Deus, pensem bem.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu post, pena que no universo de pesquisas sobre a cirurgia só tem esse alertando para os efeitos colaterais... é o que você falou: a gente acha vários sites de cirurgiões dizendo que é ótimo e só citam a sudorese compensatória como efeito colateral...
Fiz a cirurgia há 2 anos, e além de não ter dado nenhum resultado esperado - continuo transpirando horrores na cabeça e no tronco - o suor da barriga e das costas piorou, e o dos membros inferiores também.
Mas o que mais me incomoda é a dor torácica. No pós operatório foi mais de um mês à base de Tylex. Por uns 3 meses mal conseguia ficar 15 minutos sentada, de tanta dor. Tinha que deitar.
Hoje há um ponto entre as costelas das costas do lado esquerdo, que dó muito. Não sei se no local há um nódulo ou um buraco, mas é um ponto que dói quando é apertado. Além dele, as costelas nas costas e na frente doem muito, o externo também. É realmente muito ruim. Mesmo fazendo exercício físico de fortalecimento muscular - abdomem e costas - a dor ainda é constante.
Eu, sinceramente, só aconselho a fazer a cirurgia para alguém que se sente impossibilitado de fazer suas atividades por causa do suor.
O meu médico já havia me alertado para a possível ineficiência da cirurgia, mas não sobre todos esses efeitos colaterais...
É melhor suar do que sentir dor...

Anônimo disse...

Bom pessoal… Sempre sofri mto com o suor nas axilas e maos… Tentei varias alternativas e nada resolvia. Pesquisei mto sobre simpatectomia inclusive aqui e acabei ficando com mais medo de fazer por conta da compensatoria, mas decidi fazer. Bom fiz a cirurgia ontem dia 20/05/2013 e posso dizer pelo meno por enquanto q foi a melhor coisa que ja fiz na vida!!! Estou apenas com um pouco de dor ao respirar, mas nada demais e por enquanto nada de compensatoria. Uma dica para aqueles q estao pensando na cirurgia eh q conversem com seus medicos para cauterizarem apenas um nervo assim evitando o risco maior de compensatoria. No meu caso foi cauterizado apenas o T4 que resolveu meu problema da axila e maos. Boa sorte a todos.

Anônimo disse...

Antonio, você não citou em qual nervo vc fez, bom pelo que li se vc corta o nervo T1 ou T2 os efeitos colaterais sao bem mais forte, no caso do rubor facial deve cortar o T3
Vou fazer a minha cirurgia pelo convenio em julho!
Depois conto o resultado,vou fazer por causa do rubor facial.

Ana disse...

Boa noite gente, eu fiz a simpatectomia há um ano(sofria de hiperidrose nas mãos) e graças a Deus deu tudo certo. O suor compensatório não é um problema para mim, quando esta muito calor minha barriga e costas suam mais, mas nada se compara ao constrangimento que eu setia ao pegar na mão de alguém. Mas deixo a minha opinião a todos: Depois de ler tantos prós e contras em diversos sites, acredito que essa cirurgia é uma loteria. Não tem como vc saber se o suor compensatório será pior ou não, por isso é complicado recomendar ou não para outras pessoas..No meu caso eu arrisquei, e foi a melhor escolha que fiz, mas o organismo de cada pessoa reage de uma forma..Desejo boa sorte a todos que forem fazer a cirurgia! Abraços..

Karine disse...

Boa tarde a todos!! Fiz minha cirugia há 7 anos e não tenho do que me arrepender, a sudorese compensatória é fato!! Vc já sente na sala de recuperação, mas como a Ana do comentário anterior citou, nada se compara ao prazer de cumprimentar alguém sem ter a cara de nojo pra você (pessoas leigas), poder conversar por horas ao telefone/celular e não ficar pigando literalmente.......não me arrependo de forma alguma e hoje não sinto quase nada da sudarese compensatória, tenho que tá muito nervosa e acontecer algo fora do normal para que costas, barriga e pés começem a suar...enfim é algo complicado de se indicar, realmente é ganhar na loteria e pelo menos essa eu levei, não tem preço. É uma decisão somente sua. Lembro na época que descobri que existia cirugia pra quem sofria de hiperidrose eu estava tão cega pra me "livrar" do problema que eu acho que mesmo que se eu tivesse lido um post semelhante a este aqui não teria me impedido de realizar o procedimento cirúrgico. E olhe que senti dores infernais do meu pós-cirúrgico a qual eu tive que me afastar do trabalho por 2 semanas......entrei de cabeça sem saber de consequência alguma, sem grilos e sem medo, me joguei e hoje sou muito feliz por ter feito essa cirurgia. Boa sorte a todos.

Rodrigo disse...

Vou fazer a minha cirurgia na sexta-feira. Não sofro "apenas" de um vermelhinho no rosto, é muito pior, perder oportunidades por medo de ficar vermelho é muito constrangedor. Além disso, estou perto dos 30 anos e nunca namorei por não conseguir olhar no olho da menina e não ficar vermelho, marcar alguma coisa com alguma garota é muito complicado, só se for em lugares mais escuros ou que eu tenha certeza de que ela não irá ver se eu ficar vermelho. Posto meus comentários após a cirurgia.

SUELLEM disse...

Rodrigo, pelo amor de Deus desista dessa cirurgia.Eu garanto para vc que pode ficar pior do que esta,o seu rubor facial pode ser algum tipo de fobia ansiedade pode ser somente psicologico, tente um tratamento com um psiquiatra primeiro e se não tiver resultados tente a cirurgia. A SIMPATECTOMIA DEVE SER EM ÚLTIMO CASO TE FALO ISSO POR EXPERIÊNCIA PROPRIA.
ass. Suellem GOIÂNIA GO

SUELLEM GOMES disse...

Essa cirurgia é uma aberração deveria ser proíbida, assim como varios colegas achei que resolveria o meu grande problema. Hoje sinto uma imensa saudade de quando eu suava somente as axilas e que molhava todo o meu jaleco,pois agora suo costas, barriga, virilha o rubor que antes eu sentia no rosto eu sinto nas costas. Tive que tomar antidepressivos devido a este transtorno. Hoje tento levar uma vida "normal", ,mas sinceramente é muito difícil. Desejo a todos força para superar isso. bjos.Quem quiser desabafar sobre o assunto meu imail:suelzinhagomes@hotmail.com

anonimo disse...

Esta cirurgia é um PESADELO!

Jorge Henrique disse...

Sou de SP mas atualmente moro e trabalho no Sertão Pernambucano, onde faz 40 graus na sombra.Sempre tive suour excessivo na axilas, daqueles de molhar o a jaqueta e o moleton que esta por baixo(muito constrangedor isso) e ontem passei pelo médico para tirar algumas duvidas sobre o assunto.Na pequena conversa que tivemos ele logo de primeira, sem mesmo me pedir para tirar a camiseta que já estava ensopada, me recomendou a tal cirurgia.Disse que era rápida, o pós operatório tranquilo e só tinha 5% de probabilidade de eu ter suor compensatório, pois , segundo o Dr, a sudorese é o problema mais simples de se tratar...já comecei a fazer os exames, mas agora vendo a opinião de vcs já estou pensando em voltar atrás...Alguém que já faz a tal cirurgia por causa de suor excessivo nas axilas poderia me dar algumas dicas e/ou conselhos?

anonimo disse...

Jorge:
Não faça NUNCA esta cirurgai!Além de ser irreversível vc terá sérios danos emocionais e psicológicos!O suor com os anos pode voltar tbm!Eu tenho um desodorante aqui em casa para hiperidrose axilar:DRICLOR.Se vc interessar ele está +/- 95% da sua totalidade.Se qser posso vender p/ vc!Tente este desodorante ,ele é importado da Irlanda!Pesquise o preço e eu vendo bem + barato p/ vc!.Meu facebook é:Emerson Gontijo Andrade ou e-mail:emersongontijoandrade@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, gente, meu nome é Danielly Pacheco, tenho 23 e quero dizer que NADA do que está escrito aqui realmente aconteceu comigo.

Fiz a cirurgia porque eu tinha mto rubor facial...agora que fiz, eu tenho suor compensatório nas costas...

Somente isso, nada mais na minha vida mudou.

Acho que , é claro, isso depende de cada um, de cada corpo...

Comigo graças a Deus correu td bnem

Lembrem-se...TODA CIRURGIA TEM RISCOS...Toda mesmo..eu prefiri correr todos esses riscos do que continuar ficando roxa por nada.


Eu recomendo a cirurgia.

O cirurgião que eu fz, DR. Malucelli, disse que nunca aconteceu nada de grave com os pacientes dele...ok, sei que eleé cirurgiao e tb nao ia querer me perder como paciente..mas eu confiei nele..afinal, era a PALAVRA DELE.

Eu faria cirurgia novamente, pq melhor correr esses riscos , do que saber q vai ficar a vida toda roxo e sendo alvo de piadas e constrangimento por causa disso.

Anônimo disse...

Ola, fiz essa cirurgia em 2004 estava com 21 anos, eu transpirava muito as mãos e sofria muito com isso, tive uma leve compensatória nas costas mas ocorre somente quando está muito calor ou quando me exercito. Fiz essa cirurgia aqui em Goiania, procurei um peneumologista (tem neurologistas que fazem mas como é uma cirurgia que mexe muito com pulmões fui orientada a fazer com um médico apto a resolver algum problema caso houvesse...) fiz a 1º consulta e o médico chegou a tirar foto das minhas mãos pois o suor escorria até o cotovelo, depois voltei a 2º consulta com os exames e já a 3º vez que vi o médico foi na sala de cirurgia, tamanha era minha vontade de ficar livre daquele sofrimento. Pra mim, digo que foi uma das melhores coisas que fiz na vida, graças a Deus deu tudo certo!
Confesso que não fiz nenhuma pesquisa sobre essa cirurgia quando fiz a minha, talvez se fosse hoje ao ler esses depoimentos teria medo de fazer, mas acredito que depende mesmo de cada pessoa e organismo e também do tipo de procedimento que o cirurgião irá fazer. Ouvi dizer que antigamente era uma cirugia com grandes cortes, a minha foi feito um corte de 1cm embaixo do peito onde foi introduzido uma camera e outro de 1cm nas axilas, senti dores no peito e falta de ar no pos operatório e com 15 dias estava trabalhando normalmente...

Meu médico foi o Dr. Fabiano Macedo de Souza.

Anônimo disse...

As pessoas que tiveram sucesso nesse procedimento foram uma minoria.

Anônimo disse...

Fiz essa cirurgia a exatamente uma semana e o suor nas axilias desapareceu! O que eu não gostei muito é a dor na região do tórax, 7 dias depois da cirurgia ainda estou com dores nas costas... Mas acredito que logo vai passar.

Anônimo disse...

Fernando, continua com rubor facial? não refere isso no blog.
não existe nada pior que o rubor facial, a minha vida está limitada por isso.
Rodrigo, chegou a fazer a cirurgia?

anonimo disse...

Danielly:

Gostaria que vc me explicasse a "gravidade"(rs)do rubor facial!O que isso provoca?Vermelhidão no rosto?
Se uma cirurgia desta magnitude privilegia a minoria para destruir a maioria esmagadora não significa que ela seja um procedimento lícito e legal.Se pra vc foi benéfica,que bom!Agora pesquise no orkut e em outros sites e dê sua opinião por lá que garanto a vc que seu comentário será no mínimo banido!Esta cirurgia tem consequências irreversíveis!Não tem nada a ver com Deus se vc obteve êxito.Seu problema era outro e simples com efeitos colaterais mínimos.Vc disse que toda cirurgia tem riscos,pois bem risco é uma coisa que qualquer ato cirúrgico tem e resultado é outra!O suor reflexo não é risco e sim um FATO!

anonimo disse...

Meu cirurgião tbm me garantiu que os efeitos seriam mínimos!Hoje em dia os médicos querem status e dinheiro!Pra eles somos apenas cobaias e nada mais!!!Nos congressos que eles participam seu nome,o meu e de todos aqui viram apenas uma estatística,uma porcentagem e números,só isso!

Anônimo disse...

Oi Emerson! Eu sei que pra outras pessoas, o rubor facial parece ridículo demais para se arriscar uma cirurgia por causa dele, mas para quem sofre disso, é realmente desesperador, assim como acredito ser a hiperidrose. Eu sofro desse mal (rubor) e pra mim é a pior coisa do mundo. E mesmo não tendo hiperidrose, acredito no sofrimento das pessoas que tem esse problema, mesmo que a gente sempre pense que o nosso problema é pior que o problema dos outros. Eu já pensei nessa cirurgia diversas vezes, e acabo voltando atras vendo esses depoimentos fracassados, o que causa medo de além de não resolver esse problema,criar outros ainda piores (apesar de a gente nunca acreditar que existem coisas piores do que o problema que nos aflige). Por isso gostaria de ver aqui mais depoimentos de pessoas que tentaram a cirurgia para esse fim (rubor), se realmente resolveu, ou é só uma ilusão. E também de tratamentos com remédios que tenham ajudado muito nesse problema. bjus e fiquem com Deus.

anonimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emanuele disse...

Concordo com a Danielly Pacheco. Toda cirurgia tem seus riscos e acho que essa é uma das menos evasivas que vemos as pessoas fazendo por aí. (prótese de silicone, lipoaspiração) Pesquiso sobre essa cirurgia faz 7 anos e foram pouquíssimos os casos graves que vi. O que vi ter alta incidência é de não conseguir resolver o problema (falo do rubor e não do suor). Acho que vale a pena tentar. Minha vida já é um tormento todos os dias. Quando se tem dor, vc tem um motivo, mas quando vc fica vermelho ninguém entende o fato de vc não ter vida social, as pessoas dizem que é frescura! Sou a favor da cirurgia e estou pensando seriamente em fazê-la!

Anônimo disse...

Oi, nao percebi se algum de voces fez a cirurgia em portugal?

Anônimo disse...

Pois é Emanuelle, acho que quem tem rubor não tem escolha!! a cirurgia é a única esperança que encontramos p tentar se livrar do problema, e enterrar essa esperança parece ainda mais desesperador, é como se sentar e aceitar uma infelicidade por uma vida inteira sem tentar nada p mudar. Todos sabemos dos riscos de uma cirurgia, mas temos outra opção?? Porque eu realmente não aguento mais conviver com isso, estou de saco cheio!! Claro que tenho medo, senão eu já teria feito, mas também tenho medo de passar a vida inteira passando por constrangimentos por ficar vermelha! Pode até ser que eu me arrepende, mas eu preciso tentar!

Anônimo disse...

vamos nos concentrar numa coisa, tirando todos os riscos que já é do conhecimento de todos, o que era importante saber e trocar ideias era a seguinte pergunta:
Quem já fez a Simpatectomia conseguio se livrar do problema?????
em vários fóruns falam das complicações mas nunca dizem, como ficaram em relação ao rubor, é desta resposta que necessito, pois arriscar uma cirurgia com todos os contras para ficar igual, não adianta, caso contrario, não tenho duvidas, prefiro transpirar e ter dores, do que ser apelidado de antissocial, e ter esta dor psicológica.
conto com os vossos testemunhos

anonimo disse...

"...prefiro transpirar e ter dores, do que ser apelidado de antissocial, e ter esta dor psicológica."

Vc pode ter certeza que a dor psicológica será muito maior se o seu organismo desenvolver uma compensatória severa após a cirurgia.Quem desenvolve os efeitos de uma simpatectomia,que foi o meu caso,trás sérios danos emocionais e aí sim vc vai ficar muito mais antissocial,depressiva,insegura e isolada do mundo!Quem me dera se meu rosto ficasse apenas vermelho.Trocaria minha hiperidrose por isso!VC não tem que se envergonhar não!Não é contagioso!Tem coisas piores do que isso!Conheço pessoas que sofrem de psoriáse grave,vitiligo e acne severa!São casos mais preocupantes além da aparencia nada agradável!A minha opinião é esta!Um abraço!



anonimo disse...

Aqui na minha cidade,Itaúna (MG),conheço uma menina muito bonita que tem vermelhidão no rosto!Provavelmente é rubor!Achei até bonito!Dá um charme na mulher!

Rodrigo disse...

"Anônimo disse...
Fernando, continua com rubor facial? não refere isso no blog.
não existe nada pior que o rubor facial, a minha vida está limitada por isso.
Rodrigo, chegou a fazer a cirurgia?

22 de junho de 2013 18:11"

Olá pessoal,
Fiz a cirurgia 13 dias atrás e ocorreu tudo bem. Ontem dei retorno na consulta com o cirurgião e ele já me liberou para academia e esportes. Senti dor no dia da cirurgia e um pouco no dia posterior (dia em que fui liberado). Em uns 4-5 dias não senti mais nada de dor. Fiz a cirurgia numa sexta-feira e na segunda já voltei a trabalhar normalmente.

Fiz pra rubor facial, na verdade senti pouca diferença ainda porque sento aquele calor no rosto, mas o cirurgião disse que as vezes posso sentir o calorão mas não ficar vermelho, e que isso é uma fase da adaptação até eu entender que não fico mais vermelho com tanta intensidade.

Quanto aos efeitos colaterais: mãos secas, mas é só passar um hidratante que fica sem problemas. Suor compensatório um pouco a mais na barriga e pernas,mas nada daquele compensatório absurdo (talvez no verão eu sinta mais, mas por enquanto ta tranquilo). Uma coisa que me incomoda um pouco é que a suor nas axilas não passou, continuo suando bastante mesmo no inverno.

DAqui a alguns meses eu dou um feedback sobre o resultado, acho que poderei falar melhor.

Vale lembrar que a cirurgia não é 100% de satisfação, os estudos (publicados em revistas cientificas) mostram cerca de 80% pra hiperidrose e 70% pra rubor facial.

Fernando disse...

Amigos,

Quando fiz este post, a intenção era apenas ajudar outras pessoas, já que pra mim já era tarde.

Claro que algumas pessoas não sentem os efeitos colaterais, mas a porcentagem de pessoas que se arrependem é bem maior, e só sei disso porque uma vez no meio, você acaba conhecendo muita gente decepcionada. Recebo emails DIÁRIOS de pessoas arrependidas, muitas que tem vergonha de postar aqui. E é claro que teu médico vai passar estatísticas diferentes, óbvio.

Em relação ao rubor, esta cirurgia não acabará com seu rubor. Você continuará ficando vermelho, ainda que, talvez um pouquinho menos do que antes (mas bem pouquinho mesmo!).

E para quem escreveu aqui que prefere conviver com a dor do que com o suor ou rubor, não imagina o tamanho da dor. Pergunte para alguém que fez a cirurgia e sofre a dor, o que é pior.

Claro que nós vivemos de esperança. Quando lemos coisas "apenas 10% dos pacientes sofrem com efeitos colaterais deste tipo, apenas 5% com esse outro efeito, etc...", jamais imaginamos que estaremos entre esses né? E outra, já parou pra pensar da onde vem essas pesquisas de satisfação? Vale a pena questionar.

Pois eu, que sempre fui uma pessoa disposta a correr riscos, descobri que quando se trata do seu corpo, tais riscos não valem a pena. Porque a marca é eterna, você nunca mais será o mesmo, nunca mesmo.

Anônimo disse...

olá à todos!

Eu fiz a cirurgia tem uns 20 dias e foi uma das melhores coisas que eu já fiz. Minha transpiração que era severa nas axilas quase que desapareceu por completo. Já a das mãos, desapareceu 100%. E até agora não apareceu a temida compensatória!

Anônimo disse...

Fernando sua cirurgia foi feita por clipagem? Estou pensando en fazer a reversão também

André BR disse...

Bom dia,

Fiz minha primeira simpatectomia para eliminar o suor altamente excessivo que possuía nas mãos, face e axilas. Porém, as consequências já foram narradas por vários amigos acima, principalmente o Fernando. Suor na barriga, costa, pernas, pés. Calça jeans molhada de torcer e derramar muitos mililitros de suor. Passei adotar o preto em minha vida. Fiz a segunda cirurgia, segundo o médico, iria acabar com o suor compensatório. Arrependi-me mais do que na primeira. Não obtive resultado positivo algum e dessa vez passei a suar litros. Quando saio de casa levo uma mochila com calças, camisas e cuecas reservas.

Quem pensa em fazer tal cirurgia por causa do rosto vermelho? Não faça, fique com o rosto vermelho, mas com corpo são. Quem pensa em fazer por causa de suor nas mãos, axilas e rosto? Passe a andar com uma toalhinha, melhor que andar com uma mochila.

Fiz todas duas cirurgias com o mesmo médico em BH/MG.

Fernando ou alguém que participou dos comentários. Teve uma postagem lá em cima de um médico que pediu para entrar em contato, pois o mesmo tinha ao longo dos anos descoberto uma forma de eliminar o suor compensatório, o email que ele deixou: cazze_ba@hotmail.com

Alguém entrou em contato com ele???

Em que áreas vcs trabalham?

Vamos criar um grupo no msn!

Abraço a todos

anonimo disse...

André,

Acabei de mandar um e-mail p/ ele!
Estou esperando retorno!Vamos ver se ele responde!

Abraço!

Anônimo disse...

André, qual o nome do médico que fez a cirurgia em BH?

André BR disse...

Emerson,alguma novidade?

Anônimo, Dr João Bosco.

anonimo disse...

André,infelizmente ele não respondeu!Ou não viu o e-mail!Eu fiz a cirurgia em BH tbm e o médico foi muito tendencioso comigo!Ele disse que eu poderia fazer uma 2º cirurgia,a lombar, p/ amenizar o suor dos pés!Ele me garantiu uma melhora e disse que não existe compensatória p/ esse tipo de cirurgia!

Unknown disse...

Pessoal, estou em contato com o Dr. Malucelli, estou pensando seriamente em fazer a reconexão dos nervos, a sua reversão foi feita dessa forma Fernando ? Não pretendo fazer outra cirurgia de corte não.

Ricardo disse...

Acho que não se pode generalizar pois cada organismo reage de uma forma. Fiz a cirurgia em 2009 e pra mim foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Meu rubor melhorou 90% e a sensação de "queimar" desapareceu. O suor compensatório nas costas e barriga e o Suor gustativo (quando me alimento transpiro no rosto) são nada comparado ao que eu passava antes da cirurgia. Tiro de letra!
Lembrando que meu médico me falou sobre todas as possíveis consequências mas mesmo assim quis fazer e assumi o risco.

Abraços e Boa Sorte!

ANDRÉ disse...

PARABÉNS RICARDO!!!

VC É UM VITORIOSO,

ABRAÇO

Camila disse...

Eu fiz a cirurgia há + ou - 2 anos, grampeado T3, e cortados T4, T5 e T6, pois a ideia era parar o suor até a barriga.
Nos primeiros dias, deu o efeito desejado, apesar da dor insuportável - não conseguia nem ficar sentada.
Em relação a rubor facial, não era algo que me incomodava, nem reparei.
Não tenho suor compensatório, mas parece que o efeito desfez uns dias depois da cirurgia.
Não sei se foi erro do médico, coisa que nenhuma pessoa aqui saberá, uma vez que assinamos um termo de responsabilidade por qualquer coisa que ocorra por conta da cirurgia.
Concordo que é um procedimento arriscadíssimo e os cirurgiões minimizam os riscos, e não esclarecem tudo o que pode acontecer.
Até hoje e acho que vai ser pelo resto da vida sinto muita dor nas costelas. No primeiro ano sentia uns choques ao deitar no chão, por exemplo, pra fazer abdominal. Hoje dói um pouco menos, mas não consigo ficar muito tempo sentada, por causa das dores nas costas e costelas...
Eu sinceramente acho que é bom a pessoa investigar bem o médico com o qual vai fazer a cirurgia, conversar com quem já fez com o médico, enfim... o meu inclusive foi super bem recomendado, mas me arrependo sim. Só não divulgo o nome pois poderia ter problemas com isso. É um médico de BH.
Bom, eu acho que sentir dor é pior que suar... mas cada um sabe onde o calo aperta né...? Não é uma dor incapacitante, mas incomoda demais.
Fui teimosa ao fazer a cirurgia e agora pago o preço.
Boa sorte a quem vai fazer, tomara que tenha poucos efeitos colaterais.

L. disse...

Durante anos eu sofri com o rubor facial, com o suor excessivo no rosto, nas mãos e nos pés. Em 2007, depois de muito pesquisar, de conversar com todos os cirurgiões da minha cidade, de conversar com minha família e avaliar os prós e contras, eu fiz a simpatectomia toráxica, confesso que no começo fiquei preocupada com a tal hiperidrose compensatória, mas, os benefícios eram maiores do que qualquer preocupação futura. Depois de vários tratamentos, finalmente eu me sentia livre e só imaginava tudo o que eu poderia fazer, tudo que poderia viver, como usar maquiagem, roupas coloridas, pegar na mão de alguém, segurar um papel por mais de um minuto, usar sandália e etc. É claro que ainda não é um mar de rosas, pois também tenho o suor gustativo ( transpiro e ruborizo o rosto quando estou comendo ) e a compensatória em dias quentes ou o suorn o buço em situações que me deixam nervosa, mas tenho que atestar que estou satisfeita com a cirurgia, eu pesquisei, pensei muito e tive certeza do que eu queria.

Kermit disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fernando, como foi feita sua reversão, foi retirada apenas de clip ou religação dos nervos?

Tou querendo fazer a cirurgia de religação dos nervos.

Unknown disse...

Quanto custou ?

Unknown disse...

Adriano, você também esta querendo fazer a reversão? Vamos ver o que Anderson responde.

Unknown disse...

Fernando, você chegou a pesquisar se o clip da peracao pode soltar? Hoje senti uma dor horrivel nas costas e tenho a impressao de que o clip soltou...

Unknown disse...

Fernando, você chegou a pesquisar se o clip da peracao pode soltar? Hoje senti uma dor horrivel nas costas e tenho a impressao de que o clip soltou...

Unknown disse...

Jorge, sua operacao foi feita por clipagem? E a compensatoria? O que mais me incomoda alem da compensatoria é a sensação de calor, que é sempre muito grande. Vou tentar a reversao em novembro, depois que o Dr. Malucelli voltar do Simposio que vai ter na Australia, ele nao tendo novidades vou me submeter a cirurgia de religação dos nervos, pois no meu caso os nervos foram cauterizados.

Luiza Da Cas disse...

Gente, entendo que em alguns casos essa cirurgia trouxe complicações. Mas também é válido ressaltar que os cirurgiões vem se atualizando cada vez mais! Fiz a cirurgia em setembro de 2012 e pra mim, foi a melhor coisa que eu podia ter feito. Se encaixou perfeitamente nos problemas que eu apresentava: rubor facial (principal razão de eu ter procurado a cirurgia) e sudorese nas maõs. O pós foi tranquilo, senti dores apenas na primeira semana e desmaiei quando cheguei em casa pois vi as cicatrizes. É sim, necessário abrir os olhos das pessoas dos possíveis danos que a cirurgia pode trazer, mas seria interessante citar exemplos de pacientes que passaram a ter uma vida MELHOR, assim como eu.

Anônimo disse...

Nossa Luiza vc desmaiou ao ver as cicatrizes? Mas o corte é tão pequeno eu acho q deve ser a única vantagem nessa cirurgia.

daniellecpereira1@hotmail.com disse...

Olá pessoal, quero primeiramente parabenizar você Fernando pela iniciativa do blog, adorei, pena que vi meio tarde, fiz a cirurgia de simpatectomia a sete anos atrás e me arrependi muito pois hoje suo muito mais e sofro com os efeitos colaterais que tem prejudicado muito minha vida, então aconselho quem está pensando em fazer a cirurgia a procurar outras formas de tratamentos, antes de tudo você deve ouvir depoimentos de pessoas que já fizeram a cirurgia e não médicos, pois quando me consultei com o cirurgião, ele citou como efeito colateral apenas a sudorese compensatória e disse que duraria em torno de 6 meses, onde na verdade já duram 7 anos, os médicos não se importam mesmo, então converse com pessoas que tenham hiperidrose, pois você pode se ajudar e ajudar pessoas a não cometer esse erro, as vezes a empolgação é tanta antes de fazer a cirurgia, a gente acha que nunca mais vai suar e infelizmente não é verdade, então gente conversem sobre o assunto e vamos divulgar porque muita gente e até mesmo alguns médicos desconhecem esse problema. Grande abraço a todos! ;)

daniellecpereira1@hotmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

QUERIA MUITO FAZER A CIRURGIA POIS SOFRO COM RUBORES NA FACE. ISSO ME ATRAPALHA A VIDA.TENHO MEDO MAS NAO QUERO VIVER ASSIM ME AJUDEM ATE MAIS...

Anônimo disse...

porque ninguém comenta o valor da cirurgia. Quero fazer com o dr Malucelli em Curitiba ,parece que é o melhor.Quero ler mais sobre rubor facial e mais pessoas comentando sobre o assunto. Não existe coisa melhor do que ler sobre rubor facial que até então eu não sabia que é uma doença (DOENÇA QUE DESTRÓI SONHOS E PARALIZA O SER HUMANO, HUMILHA E DIMINUI TE REDUZINDO A UM SER INCAPAZ ESPERANDO A MORTE CHEGAR.) É exatamente assim que me sinto aos 50 anos. Sem futuro. Quero desabafar mais em outras oportunidades.







Unknown disse...

Não faça Simpatectomia, escute quem fez como eu, eu estou tentando a reconexão dos nervos, meu corpo mudou completamente, sinto calor enquanto todos que estão do meu lado não sentem e ai me derreto todo, corpo inteiro, sou engenheiro da petrobras e usamos roupa RF, para quem conhece sabe que ela é bem quente, imagine o sofrimento, mas esse ano devo fazer a reconexão, mas o Dr. Malucelli já me deixou ciente que ele garante melhora de no máximo 20%, mas se eu eu tiver "sorte" ele disse que pode chegar a uma melhora de até 80%, 100% esquece, ou seja, não faça. Essa é minha sugestão e de milhões que fizeram e se arrepende até hoje.

Anônimo disse...

Se você tem rubor facial não tenha medo de comentar e desabafar, pois ninguém está te vendo e mais é bom saber que você não está sozinho(a).Antes de eu achar todos os sites que comentam sobre o rubor facial, me sentia sozinha e não entendia porque eu nasci assim, até o dia que por acaso digitei RUBOR FACIAL e descobri que se trata de uma doença terrível e te priva de quase tudo na vida. Hoje eu não entendo como cheguei aos 50 anos,ou melhor, não sei como consegui concluir os estudos até o segundo grau (hoje ensino médio). Muita coisa ruim aconteceu na minha vida restrita e até hoje, só que hoje eu não tenho mais sonhos, então sofro menos. Ao longo do tempo a gente é obrigado a conviver com o problema, embora tá na "cara" estampado para todo mundo ver e como é triste viver assim com o rosto queimando, ardendo, um vermelho intenso que te deixa com uma vergonha de não ter coragem de encarar as pessoas e de não conseguir raciocinar ou acompanhar o raciocínio de alguém de tão constrangedor e vexatório que é. Eu pensei que só eu sentia isso, nunca imaginei que tantas pessoas sentem o mesmo. Não consegui estudar , fazer um curso que seja (mas tentei). Hoje sinto uma tristeza enorme e choro muito. Preferia morrrer e nascer quem sabe numa outra encarnação livre e feliz ou pelo menos em paz.

Unknown disse...

Oi Fernando Boa noite.
Juliana. Eu ia fazer a cirurgia o mês que vem mais eu nao sabia de todos esses pos cirugicos e fiquei com muito medo. Miuto bom seu blog e um alerta. Valeu

aline disse...

Oi rodrigo, meu nome é aline e sofro com o mesmo problema, qro muito fazer a cirurgia por causa do rubor facial que é constrangedor, vc fez a cirurgia? e deu resultados? Por favor mande uma resposta ou me mande um e-mail, (as-andrade1985@live.com) obrigado

Anônimo disse...

Fernando, muito obrigado por tomar esta iniciativa de estar relatando o lado do paciente e alertando as pessoas, pois só quem sofre destes problemas é quem sabe o que a gente passa. Eu tenho a sudorese nas mãos e axilas e a minha psiquiatra me recomendou fazer a cirurgia, eu sempre tive receio de fazer e agora é que não faço mesmo. As vezes é preferível se conformar e ir levando a vida do que criar mais problemas. Um abraço a todos.
Henrique

Anônimo disse...

ola pessoal. venho atraves depoimentos de vcs relatar que fiz essa cirgia ja ha um ano atras e me arrependo de tudo,, sofro de mais com o calor alem de ter que usar so roupa preta. isso tem causados serios pobremas inclusive em manter relaçoes sexuais tem sido um desespero..setiver alguem que saiba cm curar ou um tratamento para reduzir isso estou a disposicao. deixo meu email bekinho329@gmail.com

Unknown disse...

Cara, bem vindo ao clube, quando fiz esta cirurgia nunca imaginei que o sol se tornaria meu maior inimigo, essa cirurgia devia ser proibida, e deveriamos tentar isto perante a ANVISA, não tem cabimento.

Anônimo disse...

Gente...gostaria de saber de existe este tipo de cirugia na bahia? Andei pesquisando e não achei nenhum local ou médico.Queria fazer a cirguria,mas tenho receio em viajar para outro local e ter complicações.O convênio cobre esse tipo de cirugia?

Anônimo disse...

Anonimo espero, que vc não encontre nenhum médico aí na Bahia e que vc também não tenha coragem para ir a lugar nenhum para fazer essa merdaaaaaaaa de cirurgia.

Unknown disse...

Tem sim, na bahia tem em Salvador, não irei citar o nome, mas atende no aliança, mas não faça, procure outras soluções, fiz com ele e tenha uma compensatória dos inferno, e a culpa não é dele, pois tem gente de todos os estados com o mesmo sintoma, o problema é da cirurgia, que deveria até ser proibida, veja meu estado hoje, tou tentando fazer a reversão, o Dr. Malucelli é o único que faz, e ainda assim não garante a melhora. Saia dessa meu amigo, nos escute, é para o seu bem.

Unknown disse...

Bom dia a todos. Meu nome é Carlos Eduardo.

Ontem me submeti à simpatectomia Toráxica e gostaria de tecer alguns comentários a respeito do tema.

Primeiramente, parabenizo o autor deste blog pela iniciativa em divulgar sua experiência e possibilitar a outros interessados a busca por mais informações sobre esse procedimento.

No meu caso, o problema era suor nas axilas e mãos geladas.

O problema sempre me incomodou, mas nos últimos anos, desde que me formei - sou advogado -, concluí que deveria encontrar uma solução definitiva, sob pena de ficar sempre inseguro, principalmente quando em dias mais quentes o suor trespassava o blazer do terno. Receava também nunca conseguir dar aulas ou palestras sem ficar preocupado com a formação da famosa "pizza" debaixo do braço.

Os desodorantes especiais surtiram efeito relativo, mas não evitavam o suor em situações de ansiedade, nervosismo e estresse, assim como não evitam as mãos geladas.

Por outro lado, tratamento com medicações para controle de ansiedade para mim não era uma opção. Não me parece saudável levar uma vida à base de drogas quando há soluções definitivas disponíveis.

Tomei conhecimento da simpatectomia e pesquisei bastante a respeito. O site onde encontrei informações mais honestas sobre o procedimento foi o http://hiperidrose.com.br/.

É, portanto, de suma importância que você conheça bem o procedimento a que será submetido. Converse muito com seu médico. Se ele não te alertar para os riscos e efeitos colaterais, procure outro. Dê preferência a médicos que tenham experiência em simpatectomia, que são os cirurgiões torácicos, e não os neurologistas ou endocrinologista, como já vi em alguns comentários. Se possível, converse com pacientes do mesmo médico que vai lhe operar. Se você estiver inseguro quanto ao resultado da cirurgia, não faça. Se não estiver convicto da sua eficácia, não faça. Se não estiver pronto para ter sudorese compensatória em outra região do corpo - mesmo que na maioria das vezes essa compensação seja temporária e dure até um ano -, não faça. A sua satisfação quanto à cirurgia dependerá desses fatores.

A minha cirurgia foi bem sucedida e, desde que acordei da anestesia, não sinto mais as mãos geladas. Estou muito bem e quase não sinto dor. Não posso ainda falar sobre o suor nas axilas ou sudorese reflexa pois ainda estou no hospital e não fui submetido ao calor situações de ansiedade e nervosismo, mas terei o prazer de retornar aqui daqui a 15 dias para contribuir com o debate.

Por ora, estou bem satisfeito e contente. Se tiver sudorese reflexa nas costas ou pés, ainda assim estarei satisfeito pois o meu problema foi resolvido.

Para concluir, eu gostaria de deixar uma reflexão. Respeito, e muito, os alertas e arrependimentos daqueles que se manifestaram neste blog e em outros espaços, e os incentivo a procurar soluções para os problemas que estão vivenciado.

Contudo, permitam-me discordar daqueles que afirmam que essa cirurgia tem pouca eficácia. Todas as pessoas com quem conversei pessoalmente estavam satisfeitas. A maioria relatou que a sudorese reflexa cessa ou diminui consideravelmente depois de determinado tempo. Aqueles que continuam com sudorese reflexa me afirmaram que ainda assim estavam satisfeitas, pois o problema passou para uma região discreta, mas contornáveis. Por fim, penso que se encontra muitos relatos negativos na internet porque é mas provável que alguém decepcionado com o resultado venha se manifestar do que aqueles que estão satisfeitos. É uma reação natural do ser humano.

A minha recomendação é seguinte: pesquise muito, reflita muito, conscientizar-se de que irá se submeter a um procedimento cirúrgico e que toda cirurgia tem seus riscos, para somente enfim tomar sua decisão.

Agradeço o espaço e reitero a promessa de retornar quando tiver mais tempo de cirurgia.

Anônimo disse...

Carlos,a sua cirurgia esta muito recente o pior ainda esta por vir.

Lucas disse...

Olá pessoal meu nome é Lucas tenho 22 anos, tenho mto suor nas axilas. Percebo que isso acontece com mais frequência quando percebo que estou suando ou fico mto nervoso.
Em situações que NÃO posso suar, é, onde mais suo, isso é muito ruim!
Com tudo que lí sob esse assunto a cirurgia esta descartada pra MIM, mas cada um sabe realmente o que tem passado todos esses anos,mas uma coisa eu digo tudo que esta ruim pode piorar.
Tem alguns cremes/desodorantes que prometem melhorar o nosso problema, recentemente usei um chamado M&P dry, realmente melhorou no começo, reduziu em media uns 60% do meu suor, mas agora voltou ao que era antes.
Gostaria de saber se alguém conhece algum creme/desodorante que possa usar para talvez melhorar meu problema?
Espero que realmente voces que fizeram a cirurgia e não tiveram sucesso que encontrem uma solução para seus problemas, ou que simplesmente aprendam a viver com esses efeitos colaterais, e, sejam muito felizes pois todos temos direitos de sorrir. As vezes nos mesmo precisamos nos aceitar para que sejamos aceitos pelos outros.Mas infelizmente como eu disse só quem sofre sabe sua dor! Fiquem todos com Deus abraço!

Unknown disse...

Carlos, infelizmente foi o que o nosso amigo falou, no início é esta felicidade, e espero que continue assim, mas acredito que o pior estar por vir, espere o tempo passar, e de coração, espero estar errado, mas o pior estar por vir, esta cirurgia deve ser banida, o problema é axila, e para de suor braços, uma parte das costas, mãos, isto é normal? Pense mais a respeito.

anonimo disse...

Caro Carlos:

Espero que dê certo p/ vc e seja o mínimo de efeitos colaterais!Com o tempo vc vai perceber o resultado!No início tudo parece maravilhoso mesmo!|vc fez a cirugia por clipagem ou por ressecção!Vc sabe quais os nervos foram cortados?Abraços e boa sorte!

Anônimo disse...

Ola...fiz essa cirurgia em junho desse ano.Estamos em agosto e eu ja me arrependi.Nos primeros dias tirando a dor insuportavel foi bom,fiquei se suar nas axilas por dias.Mas agora um mes e meio depois as coisas ja estao como antes,nao paro de suar.Acho que minha vida estava otima e eu nao sabia,pq agora alem de voltar a suar sinto dores ate hoje como queimaçao nas costas,sensibilidade nos mamilos,um lado do meu peito esta maior que o outro e nao desincha,sinto dor onde foi colocado os clips e outras coisas mais...quem for fazer pense bem pq eu nao pensei,e so depois de fazer a cirurgia e que tomei vergonha e comprei um desodorante VICHY pra ver se funciona mesmo,se funcionar burro fui eu que so comprei depois de ter feito a maldita cirurgia.

Anônimo disse...

Boa Tarde Fernando,

Cheguei até seu blog porque tenho essa característica de rubor facial, não tenho suor, apenas rubor facial em situações geralmente bobas.

Realmente incomoda muito. Lendo os comentários e o seu post, realmente é assustador passar por este procedimento, posso te dizer que pra mim está descartado!

Talvez uma forma de driblar e até criar um certo "charme" com esse problema é ser sincero e contar mesmo para as pessoas quando isso acontecer,
quem sabe por exemplo em uma paquera o fato da sinceridade em explicar o porque de estar vermelho não contribua para a conquista ?

Um abraço e parabéns pela iniciativa !

Anônimo disse...

Olá Pessoal, meu nome é Alan, tenho 21 anos e moro em Curitiba.
Eu fiz a cirurgia em junho de 2012, pois queria eliminar o rubor facial que tenho frequentemente, embora tenha reduzido sua incidência não o eliminei 100%. Graças a Deus não tive consequências muito graves, apenas suo muito na região das costas, minhas mãos ficam ressecadas e não transpiro mais na região do pescoço e cabeça.
Abraços a todos!!!

Anônimo disse...

Boa noite a todos! meu nome é lúcio, emoro em Campina Grande-pb, estou pretendendo fazer a cirugia, ja procurei o médico, e mesmo com os comentarios negativos estou confiante que tudo vai da certo. infelizemnte não sabemos o que pode acontecer depois mas essa é minha unica saida!

Anônimo disse...

bem, sou adolescente e tenho suor exssecivo nas mao e pes desde criança,as vezes sinto como se ja tivese me acostumado mas em certar ocasioes sinto desconforto principalmente nos pes ,eles suao muito e ficam melados e horrivel,gosto de usar celula digital mas no comesso foi dificil pq escorrega etc... eu estava procurando um tratameno ideal para o meu problema chegei a ficar um pouco animada ao ver q tem soluçao e continuei a pesquisar, ate q achei este site me surpreendi com augumas coisas e acho q não vale a pena me arisca tanto... agradeço pelas importantes imformaçoes q compastilhastes

Jacqueline Rejolli disse...

Olá fiz a cirurgia dia 14/08/13, e por enquanto tudo esta tranquilo nao sinto dor e minhas maos e meuas pes pararam de suar, estou suando durante a noite um pouco na coxa, mais nada muito excessivo,o que esta me deixando preocupada é que perdi a sensibiliadade em parte do braco esquerdo , nao consigo sentilo e isso esta me deixando angustiada, queria saber se aconteceu isso com alguem e se passa??? obrigada!

Davi F. disse...

Ola pessoal...andei postando umas coisas que aconteceram comigo depois que fiz a cirurgia...so que agora vou deixar esse link que explica tudo sobre a SIMPATECTOMIA....depois que se faz ela nao e bem assim os resultados nao...mas vale a pena ler..http://cirurgiatoracicadf.com.br/component/content/article/19-hiperesidrose-sudorese-excessiva

Unknown disse...

Davi, não é bem assim como? Para mim essa cirurgia foi a pior coisa que fiz na minha vida, se tem alguma coisa que me arrependo na vida é de ter feito esta cirurgia, enganação pura, efeitos colaterais insuportáveis. Não indico para ninguém, na verdade já livrei muitos de fazerem isso indicando Driclor, ou fórmula e hoje vivem bem mais felizes hoje. Vou tentar a reversão com enxerto em novembro, mais uma loteria.

Unknown disse...

Boa tarde a todos.

Hoje é o 11º dia após a minha cirurgia e retorno a este blog para falar do meu pós-cirúrgico e posso reafirmar que continuo satisfeito com o resultado.

Fui operado no dia 09/08 e no dia 12/08 já retomei minhas atividades profissionais normalmente. Claro, estava à base de anti-inflamatório e analgésicos.

O anti-inflamatório durou 5 dias e faz 3 dias que suspendi os analgésicos, mas ainda sinto um pouco de dor na região entre as duas incisões. A dor é apenas superficial e mediante contato.

O suor nas axilas cessou definitivamente e as mãos estão sempre secas e quentes agora.

Com a finalidade de testar os resultados da cirurgia, suspendi o uso de desodorante nas axilas. Saio para trabalhar às 8h/9h e costumo chegar em casa por volta das 20h/21h e as axilas estão sempre secas. Também não senti odor na região. Moro em uma cidade bem quento, trabalho o dia inteiro vestido de terno e gravata e posso dizer que essa sensação é muito agradável. Aposentei o desodorante do uso diário.

A sudorese reflexa/compensatóría só se manifesta em ocasiões de calor intenso. A região afetada é a parte posterior das coxas. O nível de sudorese é variável de acordo com a intensidade do calor. Observo que eu já suava nessa região quando fazia atividades físicas, mas nunca havia sentido este suor quando submetido apenas ao calor.

A título de informação, seccionei apenas o nervo T4.

Conversei com meu médico e ele disse que a secção desse nervo é a que causa menor sudorese reflexa. Ele disse que quando se seccional também o T3 a sudorese reflexa ocorre com maiores frequência e intensidade. Não o questionei sobre os outros nervos.

Por fim, apesar de ver muitos recomendando evitar esse procedimento, penso que a decisão cabe a quem sofre o problema. Se há o receio - legítimo - de se submeter a essa cirurgia, mas se não encontrar outra solução que lhe seja satisfatória, sugiro que submeta apenas à secção do T4 (se o seu caso for de sudorese nas axilas e mãos), para ver se os resultados já lhe deixa satisfeito.

Davi disse...

ooo companheiro eu disse que depois que se faz a cirurgia os resultados nao sao bem assim nao fazendo oposiçao ao que diz nesse link que postei ai....no estudo fala que os resultados sao otimos,que a regiao que o suor era intenso ele acaba....mais e tudo mentira...fiz a cirurgia em junho desse ano e 2 meses depois ja estou suando do mesmo jeito nas axilas....estou sofrendo demais psicologicamente,,pq voltei a suar e sinto muita dor.

Unknown disse...

Davi, desculpa cara. Mas é isso, não posso nem imaginar alguém falando bem dessa cirurgia que fico bolado. Os resultados são na maioria desastrosos, não tem como indicar a ninguém.

Paulo Costa disse...

Eu já havia comentado no início sobre as sequelas, mas me esqueçi de citar uma outra que me tem trazido grande desconforto e preocupação, o fato de, em dias frios, minha mão esquerda ficar mais fria do que o normal (gelada, sendo mais exato), além de apresentar uma coloração vermelha que vai da metade dos dedos até a junção dos dedos com o dorso da mão. Penso que isto se relacione a má circulação. Chega a ser até engraçado, minha mão direita quente e a esquerda gelada,e mais engraçado ainda é que depois desta cirurgia como se não bastasse tais sequelas, passei a arrepiar todos os pelos dos braços ao comer doces rsrsrsr, é sério, virei motivo de piada entre os familiares. Quando tem doce aqui em casa o pessoal fica olhando eu comer para ver a reação, arrepia geral e pessoal morre de rir. De alguma forma esta cirurgia interferiu em terminações nervosas, mas como sou leigo não sei exatamente o nível de comprometimento destas terminações, mas o fato é que...esta cirurgia não valeu a pena!!!!

Anônimo disse...

Sugiro aqui que as pessoas que sofrem de rubor facial mandem emails para algum programa de bastante audiência na TV de preferencia na Globo, para que façam uma reportagem sobre o assunto e que entrevistem o Dr. Malucelli de Curitiba especialista no assunto, porque não se comenta sobre essa doença e ela está aí e como percebí, são muitas e muitas pessoas sofrendo e precisando de ajuda médica. O que acham dessa idéia, só assim poderemos ser orientados sobre a cirurgia de simpatectomia na sua plenitude, esclarecendo e divulgando também essa doença terrível e que encomoda muita gente.

Anônimo disse...

Se todos mandarem emails para o mesmo programa creio que farão uma reportagem sobre o assunto e precisamos usar os meios de comunicação para divulgar essa que é considerada uma doença (RUBOR FACIAL). Precisamos nos unir, alguém tem alguma sugestão.

anonimo disse...

"...passei a arrepiar todos os pelos dos braços ao comer doces rsrsrsr, é sério, virei motivo de piada entre os familiares..."

Eu também tenho este efeito colateral!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Depois da cirurgia, adquiri a compensatória severa, isso acabou com muitos dos sonhos e planos que eu havia feito.

É uma pena que na época que eu estava começando a demonstrar e sofrer os efeitos da hiperidrose primária, eu tenha pedido ajuda para minha família e tenha ganhado um FODA-SE, literalmente, na minha cara.

Isso me deixou desesperado e desesperançoso, se é que é só isso que você sente quando ouve um foda-se de alguém tão próximo a você. Isso me trouxe ódio profundo e um enorme asco por essa pessoa.
Na época meu rendimento escolar era horrível, minha socialização e capacidade de me expressar eram inimagináveis pra um adolescente de 16 anos.
Não iria melhorar como estava, nenhuma atitude diferente foi tomada.
Eu não queria saber de procurar ajuda psicológica já que ouvi um foda-se de alguém muito próximo que tinha possibilidades e inúmeras condições de me ajudar.

Mas o necessário pra essa pessoa era o básico e se eu sofresse, do mesmo jeito, era outro foda-se.

Era o tipo de pessoa que faz aquilo que deve fazer por obrigação, não por boa vontade ou prazer de cuidar de você. E mesmo que essa pessoa tivesse boa vontade, ela não abriria um espaço pros seus problemas, ela só espera que você de resultados e não suporta suas falhas, te pune por causa delas e não deixa espaço aberto pra argumentação. "Os fins não justificam os meios, eu quero isso de qualquer jeito, se não for assim, punirei essa pessoa por não cumprir minhas expectativas." Hipócritas e ignorantes não percebem que pensam assim. Mesmo que você tenha suas obrigações, às vezes você não as cumpre por algum motivo ou razão.

Insistir e bater o pé dizendo que essa pessoa não fez o que deveria por que ela não quis é muita falta de compreensão e conversa, viver pensando a mesma coisa pra se sentir menos culpado e responsável por não todo, mas por parte do fracasso dessa pessoa é falta de honestidade consigo mesmo, é similar a mente de um corrupto que bota a cabeça no travesseiro e diz que tá tudo bem, e que ele faz tudo e o melhor que ele pode.

Quando descobri a simpatectomia deu a merda que eu sou agora, resultado de alguém desesperado que procura ajuda e quando encontra os olhos enchem de lágrimas para a primeira solução.

Podiam ter me ajudado, mas não foi o caso, condições haviam, não vim de uma família de miseráveis.

Prefiro não continuar, mas só pra fechar tenho 3 anos de simpatectomia, recomendo pra você se souber dos riscos e aceitar a roleta russa.

Fique ciente de que você não vai morrer, mas vai sofrer,e pior, NINGUEM VAI TE OUVIR, e também não vai haver volta ou ajuda, mas o pior vai ser a incompreensão, essa me mata todo dia.

Por mais que procure ajuda, vão te ajudar e nem vão querer ouvir. Na cabeça das pessoas, a dor de cabeça delas e o sono delas são mais importantes.

Quando você tiver vontade e coragem de sair, com toda a força do mundo, você vai se arrepender de ter feito isso. Isso não é uma doença mental, a "dor" que essa condição te causa é real.

Você terá dificuldades até com coisas mais simples. Será difícil manter um emprego e trabalhar com o rendimento que as pessoas vão exigir. Na verdade, até com MUUUITA necessidade você vai ter problemas em se manter, mesmo querendo e precisando de verdade, isso vai interferir, porque se trata do seu bem estar. O nível de estresse e desconforto é alto demais pra aguentar. Eu vivo isso, e não minto, não é dificil, as vezes você simplesmente não faz. Suja sua carteira e sua imagem, além de te deixar mais pra baixo.

Vai ficar pior se der errado, é meu relato, eu vo ficando por aqui.

Anônimo disse...

Depois da cirurgia, adquiri a compensatória severa, isso acabou com muitos dos sonhos e planos que eu havia feito.

É uma pena que na época que eu estava começando a demonstrar e sofrer os efeitos da hiperidrose primária, eu tenha pedido ajuda para minha família e tenha ganhado um FODA-SE, literalmente, na minha cara.

Isso me deixou desesperado e desesperançoso, se é que é só isso que você sente quando ouve um foda-se de alguém tão próximo a você. Isso me trouxe ódio profundo e um enorme asco por essa pessoa.
Na época meu rendimento escolar era horrível, minha socialização e capacidade de me expressar eram inimagináveis pra um adolescente de 16 anos.
Não iria melhorar como estava, nenhuma atitude diferente foi tomada.

Eu não queria saber de procurar ajuda psicológica já que ouvi um foda-se de alguém muito próximo, que eu imaginava que me ajudaria de qualquer forma, e que podia ser a pessoa que eu mais poderia contar em toda minha vida.

Mas o necessário pra essa pessoa era o básico e se eu sofresse, do mesmo jeito, era outro foda-se.

Era o tipo de pessoa que faz aquilo que deve fazer por obrigação, não por boa vontade ou prazer de cuidar de você. E mesmo que essa pessoa tivesse boa vontade, ela não abriria um espaço pros seus problemas, ela só espera que você de resultados e não suporta suas falhas, te pune por causa delas e não deixa espaço aberto pra argumentação. Os fins não justificam os meios. Hipócritas e ignorantes não percebem que pensam assim.

Mesmo que você tenha suas obrigações, às vezes você não as cumpre por algum motivo ou razão.
Insistir e bater o pé dizendo que essa pessoa não fez o que deveria por que ela não quis e não tinha vontade, era preguiçosa, é muita falta de compreensão, viver pensando a mesma coisa pra se sentir menos culpado e responsável, não por tudo, mas por parte do fracasso dessa pessoa é falta de honestidade consigo mesmo, é similar a mente de um corrupto que bota a cabeça no travesseiro e diz que tá tudo bem, e que ele faz tudo e o melhor que ele pode.

Quando descobri a simpatectomia deu a merda que eu sou agora, resultado de alguém desesperado que procura ajuda e quando encontra os olhos enchem de lágrimas para a primeira solução.

Podiam ter me ajudado, haviam condições, não vim de uma família de miseráveis.

Prefiro não continuar, mas só pra fechar tenho 3 anos de simpatectomia, recomendo pra você se souber dos riscos e aceitar a roleta russa.

Fique ciente de que você não vai morrer, mas vai sofrer, e pior, NINGUEM VAI TE OUVIR, também não vai haver volta ou ajuda, o pior vai ser a incompreensão, essa me mata todo dia.

Quando você tiver vontade e coragem de sair, com toda a força do mundo, você vai se arrepender de ter feito isso. Isso não é uma doença mental, a "dor" que essa condição te causa é real.

Você terá dificuldades até com coisas mais simples. Será difícil manter um emprego e trabalhar com o rendimento que as pessoas vão exigir. Na verdade, até com MUUUITA necessidade você vai ter problemas em se manter, mesmo querendo e precisando de verdade, isso vai interferir, porque se trata do seu bem estar. O nível de estresse e desconforto é alto demais pra aguentar. Eu vivo isso, e não minto, não é só difícil, as vezes você não faz o que deve ser feito, é impossível pra você, apesar de que alguns vão duvidar de mim até o último suspiro.

Suja sua carteira e sua imagem, além de te deixar mais pra baixo.

Vai ficar pior se der errado, é meu relato, eu vo ficando por aqui.

Davi disse...

Pessoal o caso e o seguinte... depois de 2 meses que fiz essa cirurgia meu caso se tornou um transtorno.Suava intensamente nas axilas,agora alem da cirurgia nao ter dado certo,estou suando em varias partes do corpo...
O que eu queria dizer e que so DEUS sabe o quanto e doloroso sofrer disso.Nao e porque somos preocupados demais com beleza,ou com nosso corpo,e pq isso e questao de saude.Eu sou funcionario publico de MG,trabalho poucas vezes no mes,tenho um otimo salario,mas nao sou feliz.Nao digo que a infelicidade esta so relacionada ao fato de me isolar das pessoas em certos casos por este motivo,mas pelos danos que isso me causou.
Pessoal nao aguento mais deixar de sair para me divertir por causa disso...
Estou totalmente abalado psicologicamente,e o mais triste e que quando comento com familiares eles dizem a mesma coisa, que isso e normal...
Nao sei aonde conseguir mais forças,pensamentos negativos me rondam a todo momento...e aqueles que leem isto nao entendam como uma tempestade em copo d'agua mas sim como uma enfermidade que destroi o bem estar das pessoas.

anonimo disse...

Davi

Hoje estou com 30 anos e o mal da hiperidrose me atormenta desde os 14 anos!!!Nunca tive uma namorada,deixei de fazer várias coisas na vida,estou vendendo meu carro que acabei de comprar por causa do intenso suor!já cheguei até mofar meu colchão!As pessoas falam que eu sou fechado demais!Todo mundo me acha estranho pelo jeito arredio e sério que aparento ter!A única felicidade minha é quando eu jogo bola ou pratico algum exercício físico onde as pessoas tbm estão suando! Enfim minha vida é um caos!È preciso ter ESPERANÇA de que num futuro próximo seremos libertados deste tormento tão doloroso pra todos nós!um abraço!

Davi disse...

O Emerson
valeu irmao...e sempre bom a gente compartilhar as coisas com alguem,mesmo num blogger.
O que realmente acaba conosco e quando nos abrimos com alguem e o nosso problema e tratado como uma coisa simples.
Portanto nao quero falar mais disso com minha familia,vou ficar calado e ver ate aonde consigo chegar com essa situaçao.Abraço!

Unknown disse...

Estamos todos num mesmo barco, não sei vocês, mas alguém passou a sentir mais calor que o comum? Eu tou para dar um treco, sinto como se meu corpo pegasse fogo, merda de cirurgia viu. Se raiva matasse estaria morto.

Davi disse...

Sinto o mesmo cara....essa cirurgia e tudo de ruim.
Meu problema antigamente era so nas axilas,agora e por todo corpo..que odio.
A bebida ta me fazendo esquecer.

anonimo disse...

Eu sinto muito calor também!Pode ser uma resposta do organismo devido a cirurgia!Minhas costas e barriga escorre muitíssimo suor,sem falar de virilha,coxas e pés!É preciso matar um leão por dia!
A LUTA CONTINUA!!!

Anônimo disse...

Daviiiiiiiiiiii, fala serio a bebida tá fazendo vc esquecer? Para néeeeeeeeeeee.

Unknown disse...

Acredito que antes até pode ser que sentiamos o mesmo calor, mas pelo fato da resposta atual do corpo ser esse suor abundante nas costas, barriga e pernas, acaba intensificando a sensação de calor, devido aos efeitos. Estou esperançoso que a cirurgia de reversão com enxerto de nervo intercostal melhore esse suor compensatório, pois realmente tudo isso nos consome.

Unknown disse...

O que me deixa angustiado é não ter informações de quem já fez a reversão, até hoje não sei como Fernando fez a reversão, se só retirou o clip ou fez a cirurgia de enxerto de nervo. Estou pensando em fazer esta última, mas queria relatos para saber se os resultados são pelo menos bom.

Wallace Thiago disse...

Oi.
Vendo DRICLOR E ODABAN. Se interessar, estou sempre disposto a negociar para uma possível redução de preço.
http://wtsm.loja2.com.br/
Participe do meu grupo sobre o assunto de hiperidrose:
https://www.facebook.com/groups/FornecedorDeAtihydral/
Lá um ajuda o outro com informações preciosas em relação ao assunto. Deixe seu depoimento e a alternativa que você encontrou.
O grupo é fechado. Só quem vê as postagens são os membros que sofrem do problema. Abraço

Davi disse...

Passei pelo medico hj para explicar a ele tudo que deu errado na minha cirurgia, e fiquei espantado com as respostas que ouvi.Todos efeitos colaterais que estou sofrendo, ele nao soube me relatar nada,a volta do suor nas axilas,a dor,o peito maior que o outro,as fisgadas....me enrolou ate eu desistir e ir embora.
O jeito e tentar viver do jeito que der.

Davi disse...

E so pra esclarecer a BEBIDA me faz esquecer sim....pq eu bebo e vou dormir.

Unknown disse...

Mais uma semana se inicia, mais uma semana de luta contra estes efeitos indesejáveis da simpatectomia. Talvez seja uma semana diferente, completarei mais um ano de vida e a esperança que nesta mesma data do ano que vem seja para comemorar o fim destes efeitos. Se Deus quiser. Boa semana para todos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
www.compravirtua.khia.com.br disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu não sei aonde eu vou chegar, mas minha família me trata como se eu não tivesse problema nenhum, não sei aonde isso vai chegar, mas eu tenho muitas dificuldades até mesmo pra trabalhar.
Não tenho vida social e nem bem estar, se eu pudesse ter pelo menos a temperatura do meu corpo de volta, que é o que me incomoda muito mais, acho que com o aspecto físico eu lidaria, apesar de me obrigar a se trancar em casa do mesmo jeito.
Só queria, juro, uma merda de uma vida normal, e se eu não puder ter uma vida como todo mundo, espero pelo menos a compreensão das pessoas mais próximas a mim de que eu não tenho uma vida normal porque eu não quero. Na verdade ja tentei explicar, mas parece que ninguém aqui é compreendido também.

Davi disse...

Cara eu te compreendo.
Comigo e a mesma coisa sofro por causa da hiperidrose e sempre que comento com alguem escuto a mesma coisa..."ahh ninguem ve isso nao",,,hum..quero so ver quem se sente a vontade num ambiente independente se esta frio ou quente com as axilas molhadas.

Davi disse...

Pessoal estou com uma formula que consegui com um medico que e muito boa para controlar o suor nas axilas..

*alcool etilico __96%

*cloridroxido de aluminio
(al2(oh)5 cl 2h2o)__20%

*dimeticona__1%

Pessaol e so fazer numa farmacia de manipulaçao,nao sei se vao pedir a receita ne,porque eu tinha....so sei que foi melhor do que o desodorante VICHY e so paguei R$15.00

1936 disse...

ai agora fiquei c medo de fazer essa cirurgia; sofro muito de rubor, q foda ler esses comentarios, faz agente lembrar q nao tem saida

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia a 8 dias para sanar o suor das axilas. Antes da cirurgia eu pesquisei e praticamente só encontrei coisas boas a respeito da simpatectomia. No dia seguinte da cirurgia fui buscar novamente informaçoes e para o meu desespero total só encontrei horrores!
Eu suava somente nas axilas, agora meus pés estão sempre gelados e úmidos.
Hoje suei bastante na barriga, costas e pernas. Minha calça chegou a ficar molhada na parte de trás. E isso que nem estava calor.
Li que o corpo demora até uns 3 meses para se reestabilizar... não sei se é cedo para eu tirar conclusões sobre o resultado da cirurgia, mas por enquanto estou me sentindo bem triste e arrependido. E ainda mais por nunca ter tido conhecimento sobre esses desodorantes que tenho visto um monte de gente falando que realmente funcionam e cessam o suor.
Gostaria de ter pesquisado muito mais antes de ter tomado a decisão da cirurgia, mas agora não dá mais para voltar atrás.
Agora só me resta rezar e torcer para que o resultado seja o melhor possível.
Espero poder voltar no blog daqui um tempo dizendo que a cirurgia foi um sucesso e que trouxe mais benefícios do que sofrimento para a minha vida.
Mas, por enquanto, o meu conselho é de que não a façam.
Desejo sorte e felicidade a todos que também sofrem com esse problema!

Mateus disse...

Pessoal, também estava decidido a fazer a cirurgia por causa do RUBOR ainda esta semana. Mas todos esses comentários me entristeceram muito. Realmente é uma ilusão se livrar de um problema e adquirir vários outros. Até agora não vi ninguem dizer que resolveu o problema do rubor de modo satisfatório. Dessa maneira, acredito que o melhor ainda à fazer é aprender a conviver com isso.
Uma coisa que notei ajudar, é fazer justamente o contrário, ou seja, me expor cada vez mais para as pessoas, até que a situação vire habitual para mim. No inicio vai corar, mas na segunda ou terceira vez vai diminuir até desaparecer.

Unknown disse...

Olá.
Tenho excesso de transpiração nas axilas e isso me incomoda muito, hoje eu fiz todos os últimos preparatórios para fazer a cirurgia. Porém não estou certo em relação a fazer ou não, pelo jeito que estava lendo no blog não é uma boa! Estava olhando outros métodos para sanar apenas a transpiração axilar, sendo o primeiro por tratativa de Botox e o outro por Lipoaspiração Axilar, gostaria de saber se para eu que transpiro realmente as axilas um dos dois serão o necessário ou não? E vocês já ouviram falar dessa lipoaspiração nas axilas? Pois tenho um medico em Uberlândia que disse que o procedimentos é definitivo para transpiração nas axilas. Fico no aguardo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Renan Rodrigues, leia com atenção todos os comentários.

Pelo que pude entender, os maiores problemas ocorreram com quem fez a cirurgia para tratar o rubor facial e a sudorese em várias regiões do corpo.

No meu caso, conforme eu comentei acima, o problema se limitava às axilas.

Hoje posso dizer que tomei a melhor decisão em relação a este problema. O suor desapareceu completamente. A sudorese compensatória é quase inexistente e ainda estou no prazo de "adaptação" do organismo. Espero que se reduza com o passar dos meses.

Só tenha atenção com um detalhe: como o seu problema é apenas nas axilas, é para ser seccionado apenas o nervo T4. Essa informação foi dada por meu médico e, segundo ele, as chances de ter efeitos colaterais são bem menores quando se secciona apenas esse nervo. Fique alerta se o seu médico estiver planejando em seccionar mais de um nervo.

Quanto às outras opções, o que posso dizer é que o botox não é permanente e você precisará refazer a aplicação a cada 6 meses. Sobre a lipoaspiração axilar, li que o pós-cirúrgico é bem doloroso, mas não li nada sobre os resultados da operação. Há também a opção dos desodorantes indicados pelos colegas aqui. Se está com receio de fazer a cirurgia, talvez esta seja uma opção antes de se submeter a esse procedimento.

Unknown disse...

Renan é simples, veja quantos comentarios negativos e veja um ou outro positivo e tire suas conclusoes, vale a pena arriscar?

anonimo disse...

Renan:

Não vale a pena arriscar!A entrada para o inferno é muito convidativa mas a saída sequer vc vai encontrar depois!Pense nisso!

Abraços

Alexandre disse...

Tenho 26 anos, sofria com a hiperidrose axilar desde os 14 anos de idade. Busquei todos os métodos possiveis. Todos os desodorantes do mercado (vich, rexona clinical e cia) e os feito em farmácia de manipulação, com aluminio. Todos funcionavam por um periodo e depois voltava a transpirar. Fiz aplicação de botox, durou uns 6 meses e depois voltou a transpirar. Quando ia pra balada ou reuniões me sentia constragido com aquela "pizza" gigante. Cheguei a usar papel higienico na axila para amenizar o suor, como transpirava mto o papel ficava encharcado. Cheguei a decisão de fazer a simpatectomia, hoje estou no 4ª dia da cirurgia e digo uma coisa, estou muito satisfeito. O medo de ir para outro lugar é fato, mas mesmo assim decidir fazer. Ate o momento a compensação foi irrisória. Estou transpirando um pouco mais nos pés e na canela, mas nada como transpirar na axila. Ates de fazer li esse blog, fiquei meio com receio pois a maioria dos comentários são desfavoráveis. Liguei para alguns amigos que fizeram, uns foram a favor outros contra. A decisão é muito pessoal, não se deve levar apenas aos comentários contra a operação. Enquanto estava lendo esse blog ( num escritorio, sentado e com ar ligado) minhas axilias transpiravam, hoje digitando nele, sinto um grande alivio.
O medico bloqueou o nervo T4 e T5.
Quanto as dores ao respirar como comentaram, senti apenas nos 3 dias, hoje respiro tranquilamente.
Espero ter ajudado em algo, porem apenas buscas pela net não serve para tomar uma decisão.

Anônimo disse...

Olá, eu também sofro dos sintomas do fernando, mas eu estava pensando na cirurgia, mas pensando bem, acho que da pra evitar os sintomas de outro modo.

no meu modo a sindrome do panico gerava um intenso calor no rosto que de vermelho muito aparente e a minha sindrome do panico gerava palpitações e medo , tremor e etc..
acho que o curso de oratório de com ofalar em publico é a solução , mas como começar ? uma dica, tome uns goles de wisk ou batidinha ou algo alcoolico, voce perceberá que a vergonha não age na hora de uma palestre, o que irá importar pra voce a qualidade do discurso ou o controle emocional ? todos sabem que o discurso estamos aprendendo e para isso que estamos no curso de oratório, mas para evitar o vermelhao na hora , eu dou essa dica. conforme vai passando os dias e voce vai ficando profissional em discurso, logo as doses de alcool pode ser diminuidas e logo nao precisará mais. OBS: não sou medico e nao indico bebida alcoolicas, apenas estou dando a dica de como funcionou o meu rubor facil sem cirurgia.
Obrigado

Anônimo disse...

Sofria de rubor facial, fiz a cirurgia a 2 meses e posso dizer q foi a melhor coisa. Quanto aos efeitos colaterais penso q depende de cada organismo. No início até senti um certo suor na barriga e nas costas, mas percebo q a cada dia esses efeitos diminuem. Penso q depende de cada um, cada pessoa deve avaliar o q é melhor pra si.

Anônimo disse...

Então eu não devo fazer a cirurgia? Fernando como faço para entrar em contato com vc?

Anônimo disse...

Eu sofro muito com suor nas mãos e pés queria muito fazer a cirurgia, imaginem ai eu uma mulher não poder usar uma sandalia que deixa os pés eos dedos a mostra? Mas agora que li o artigo pensei melhor sobre o assunto e desisti. É muito melhor conviver com o suor é muito bacana de sua parte compartilhar sua experiência com a gente obrigada.

Ricardo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Fernando boa tarde.

eu sofro com problemas de suor nas axilas, é horrivel você passar tanto desodorante como eu passo, usar blusas que deixam as axilas respirarem e mesmo assim ficar com a blusa toda molhada de baixo do braço,
é uma enorme vergonha.
eu me sinto muito mal principalmente por ser mulher, no meu ultimo trabalho eu passava desodorante toda hora e perfume para ficar sempre ( cheirosa e limpa), ai as pessoas começaram a perceber e dizer que eu maniaca por perfumes..enfim uma situação muito desagradável;

eu queria fazer essa cirurgia para me livrar de vez desse problema de ficar com axilas molhadas toda hora, mas depois do seu texto aqui no blog confesso que fiquei com muito medo.
eu me identifiquei com seu texto pois eu também tenho rubor no rosto mas ao contrario do que as pessoas falam ou brincam por ai ( zoações), eu nem ligo, falo que é blush natural, mas a hiperidrose axilar sempre me deixou muito desconfortavel.

vou seguir sua dica e tentar algum creme, ouvi falar em botox nas axilas para aliviar os sintomas.. você sabe sobre isso?? é bom ou ruim quanto essa simpatectomia ??

gostaria muito da sua opinião pois você me ajudou muito com sua história.

e tenho uma curiosidade como ficou sua vida depois da cirurgia?

você esta trabalhando?? consegue dormir???

muito obrigada !!!!!!

Unknown disse...

OLA FERNANDO BOA TARDE!!!

ESTAVA PESQUISANDO SOBRE A CIRURGIA PARA ACABAR COM SUOR NAS AXILAS PORQUE EU PRETENDIA FAZER ISSO LOGO E ACABAR COM TODO O COSNTRANGIMENTO QUE PASSO DIA-A-DIA.

EU SOU MULHER, TENHO 22 ANOS E ME SINTO MUITO MAL SEMPRE QUANDO ESTA CALOR POR CAUSA DESSA MALDITA SUDORESE, EU PASSO MUITO DESODORANTE NAS AXILAS TODA HORA, EU SEMPRE TENHO UNS 3 DIFERENTES, DE MARCAS DIFERENTES MAS PARECE QUE NAO FUNCIONAM.

POR CONTA DESSA MALDITA " DOENÇA!" EU NAO COMPRO BLUSA NA COR CINZA,SEMPRE SAIO SEM CASACO MESMO QUANDO ESTA FRIO, ME ENCHO DE PERFUME E DESODORANTE E CREME TODA HORA, MAS NADA FAZ COM QUE EU PARE DE SUAR, É HORRIVEL.

EU QUERIA FAZER ESSA CIRURGIA PARA PODER SER FELIZ QUE NEM A MAIORIA DAS PESSOAS SAO, QUE USAM VARIOS CASACOS E NAO FICAM COM ESSAS MANCHAS DE BAIXO DA BLUSA,...

AGORA DEPOIS DE LER SEU POST ( QUE ME ENSINOU MUITO) EU FIQUEI COM MUITO MEDO.

DERMATOLOGISTAS SEMPRE FALAM DESSE METODO, QUE É EFICAZ, MAS PELO QUE EU LI SE TORNA UM "INFERNO!" DEPOIS QUE VOCÊ SAI DA MESA DA CIRURGIA,

GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM CREME QUE AMENIZE PELO MENOS
EU JA USEI TANTAS COISAS, CREMES MANIPULADOS, VARIOS DESODORANTES
E NAO ACHEI UMA SOLUÇAÕ.

SE PUDER ME AJUDAR ALGUEM COM ALGO QUE USA E FUNCIONA POR FAVOR ME RESPONDA !!!

E OBRIGADA PELO SEU BLOG FERNANDO

Unknown disse...

Olá a todos, parabéns pela iniciativa do blog Fernando. Tenho 53 anos, engenheiro, e ha 6 anos simpatectomizado para corrigir hiperidrose axilar – principalmente. Toda a minha vida praticamente, sofri muito com o excesso de suor. Em algumas situações, o estresse era tanto que molhava calça como se tivesse urinado - onde eu entrasse já ia olhando se havia janela aberta, vento, ar condicionado ligado, senão o suor da ansiedade já começava a escorrer... e molhava que molhava. Foram muitas situações de constrangimento, inúmeras, até que um dia, conversando por acaso com alguém que vim a saber que sofria como eu, fiquei sabendo da simpatectomia - este amigo faria a cirurgia em uma semana – fiz contato com ele após e foi sucesso, super feliz. Comecei então pesquisando, logo de cara os prognósticos desfavoráveis e daí passei uns dois anos consultando e lendo até que resolvi fazer a cirurgia. Encontrei o cirurgião confiável – esse é o principal fator e determinante do sucesso que entendo posso recomendar a todos aqui, não arrisquem com um cirurgião em quem não confiem totalmente – não cedam precipitadamente ao desespero, podem arrepender sim. Após a cirurgia, primeiros momentos e já senti alívio e sensações novas, a mão completamente seca - demorei muito tempo para acostumar, volante do carro fugia/escorregava, o celular às vezes escorregava e caía, era diferente e ainda é - hoje uso muito um hidratante - super bem. Logo após cirurgia e por uns dois~tres meses, senti algumas dores próximo à coluna altura tórax, fui informado que era normal pelo afastamento de alguns órgãos para se chegar ao T4. O suor compensatório no abdomem, virília e nas pernas - antes não percebia molhar tanto nas pernas - mas até essa compensação hoje é menor e totalmente suportável, longe de incomodar. Observei a partir de um ano, aproximadamente, a recindiva do suor axilar, mas muito pouco, se muito e em situações estressantes, 10% do que me incomodava antes da cirurgia. Resumo da ópera, busquem até que se esgotem todas as dúvidas, o cirurgião confiável e, se ele der as garantias mínimas, façam. Eu hoje sou feliz e a hiperidrose não é mais um problema para mim. Eu escrevi tudo que me lembro e achei legal compartilhar, mas se quiserem conversar mais podem me contatar através do vagarafi@gmail.com.
Abraços a todos, Vasco

Unknown disse...

... (acrescentando importante) meu filho de 21 anos sofre com hiperidrose também e, apesar do meu sucesso, eu o aconselhei a tomar decisão sobre a cirurgia a partir dos 30 anos de idade, eu explico: é uma cirurgia de muitos riscos - e não se deixe convencer do contrário; abaixo dos 30 é normal um estresse provocado pelos estudos e inicio da vida de responsabilidades... entendo que não há ainda maturidade e conhecimento suficiente do comportamento do corpo adulto em situações adultas e mais definitivas da vida; e, o proprio sistema nervoso simpático ainda está amadurecendo e, com certeza, se voce tem idades abaixo dos 30, vai se acalmar com o tempo, seu corpo ainda vai se equilibrar e voce vai transpirar menos, naturalmente. Aconselho aguardar e só então, após tudo se acalmar, voce avaliar se vale a pena o risco. Abraços, Vasco

anonimo disse...

Oi,Claudia!!!

SEJA BEM-VINDA AO BLOG!lI TUDO O QUE VC ESCREVEU E DOU MINHA SUGESTÃO PARA VC NÃO FAZER DE FORMA ALGUMA A CIRURGIA!VC JÁ EXPERIMENTOU O DRICLOR!ELE É IMPORTADO!TALVEZ SEJA EFICAZ PRA VC!CITEI ALGUMAS COISAS NOS COMENTÁRIOS ACIMA.VC PODERIA LER!!SE QSER CONVERSAR ESTAREI A DISPOSIÇÃO TBM!ABRAÇOS!

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Maria Carolina, tenho 24 anos.

Antes de fazer a cirurgia da simpatectomia eu pesquisei muito mesmo e inclusive li todos os comentários deste blog que me assustaram e muito.
Sofria de hiper hidrose palmar e na axila, eu tinha vergonha de usar blusa colorida e meu armário era repleto de roupas preta e branca apenas. Além disso, para fazer prova eu sofria muito mesmo a prova ficava molhada e precisa sempre de um papel para secar minha mão.
Não aguentava mais, passei cremes, tomei remédio, fim botox.
O botox resolveu para a hiper hidrose da axila. Eu RECOMENDO para quem não quer fazer a cirurgia... Mas infelizmente após algum tempo usando parou de fazer efeito ... Então começou o meu desespero.
O remédio também funcionava mas, eu ficava com o intestino preso.

Bom, depois de muita procura por um médico realmente confiável e depois de muita conversa com amigos que realizaram a cirurgia, resolvi fazer.

Os resultados foram ótimos e graças a Deus não deu nenhum problema e também não houve sudorese compensatória.

Abraços, Carol

anonimo disse...

Maria Carolina:

Muito estranho seu relato!
Quero fazer algumas ponderações a respeito!

Além de escrever "hiper hidrose",expressão utilizada apenas por MÉDICOS,vc disse que conversou com amigos sobre a cirurgia!
Seus amigos recomendaram pelo que eu entendi!Só acho estranho amigos seus também terem o mesmo problema!!!Hiperidrose é um caso raro e além disso são raros os casos de pessoas que não apresentaram o suor compensatório!Eles têm muita "sorte" então!!!
Deus não tem nada a ver com o resultado da cirurgia!Seu relato foi objetivo,curto e claro.Achei um pouco tendencioso!
Percebi uma defesa sua em relação a cirurgia,não como uma paciente que obteve êxito,e sim como alguém,talvez um profissional, ligada a cirurgia!
As estatísticas estão aí e provam que o método não agradou a maioria esmagadora e que o resultado é irreversível!

Abraços!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Carlos, "há várias pessoas que fizeram a cirurgia e também se manifestaram favoravelmente" , amigo,me mostre dados estatísticos, porque sem estatistica o que eu vejo é que a maioria esmagadora que fez esta cirurgia não gostou dos resultados

Anônimo disse...

Emerson,

Não estou aqui para discutir com ninguém ..

Aliás não estou defendendo a cirurgia estou apenas relatando o que aconteceu comigo e ainda, disse as opções que inclusive resolveram para mim e foi bem benéfica (botox)

Bom, eu falei hiper hidrose porque o médico me falou que era esse meu problema ...


Abraços

Maria Carolina

anonimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
anonimo disse...

E como vc fiquei bastante empolgado no início!
E pelo que entendi o procedimento que foi realizado em vc foi mínimo e pouco invasivo.
Sua experiência foi outra!E pra não falar que vc pode,ainda,entrar numa agonia muito grande daqui uns tempos!
Aconteceu isso comigo!Espere e aguarde pra falar!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
anonimo disse...

Ok,Maria Carolina!!!

Abraços!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

e ponto final né gente?

Unknown disse...

Meu nome: Diego
Meu conselho: Não vale a pena arriscar, enquanto não se ter a garantia de zero ou próximo disso de compensatória, melhor não arriscar.
Minha opinião, quem quiser fazer, boa sorte.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Olá, meu nome é Rafael tavares e fiz a cirurgia no dia 09/10/2013 no Real Hospital Português de Recife, com o Doutor Cláudio Amaro Gomes, cirurgião toráxico. Meu problema é nas axilas, nem preciso dizer o quanto isso me destruiu psicologicamente, o ápice veio quando fui fazer uma dinâmica de grupo em uma grande empresa, onde fiquei entre os finalistas de uma seleção de mais de 2000 pessoas, porém meu desempenho foi horrível onde passei o maior constrangimento de minha vida graças ao suor nas axilas - eu já tinha marcado a cirurgia alguns dias antes, porém desisti com medo da compensatória, não adiantaria fazer algo em definitivo se iria suar em outro lugar.
Nisso não demorei em marcar novamente uma consulta - tirei dúvidas sobre a compensatória, eu não pesquisei muito sobre o assunto como um todo, pois já tentei vários métodos e vi que ou fazia a cirurgia ou teria que tocar a vida assim - e logo depois marquei uma nova data para a cirurgia. O que o doutor me disse foi que, a compensatoria vem mais grave em quem tem uma massa corporea maior, quem é "gordo" tem chances bem maiores de quem é "magro" e de que como meu caso é somente as axilas, seria bem branda. Eu já tinha lido um relato de uma rapaz que tinha o mesmo caso do meu, e pelo que ele disse sua compensatória simplemesmente desapareceu quando ele começou a fazer academia - eu fazia há alguns anos e voltei recentemente há alguns meses - e isso tudo me animou. Ele é um doutor renomado aqui, além de ser professor da UFPE, ele se tornou Chefe do Hospital das Clínicas que é ligada a UFPE no dia 11/10/2013, que foi o dia de minha alta, e ele veio me contar isso. O consultório dele no Hospital Português está sempre movimentado, além dele fazer várias cirurgias todos os meses nos dois Hospitais, tudo isso ajudou e muito para minha decisão.
Enfim, logo após a cirurgia eu reparei que minhas mãos estavam muito secas e quentes, como também minhas axilas, o doutor quando veio me ver perguntou das minhas mãos e ele disse que a cirurgia afeta também. Logo percebi que o suor compensatório veio no fim das costas, na parte de trás dos joelhos, na panturrilha e um pouco na barriga, porém bem branda. Eu tive que colocar um dreno no pulmão esquerdo, por que o doutor teve que afastar o mesmo, fiquei com ele dois dias no Hospital, realmente incomoda mas não é nada demais. Ele explicou que isso acontece mais ou menos em 3 casos de 100. Tomei vários remédios lá, e não senti dor alguma, só o incomodo do dreno mesmo.
Ontem pela manhã 12/10/2013, já em casa, fui ao mercado com meus pais e vesti uma camisa bem clara, onde quando é molhada, fica escura de imediato. E não suei nada, simplesmentre nada nas axilas, a compensatória veio de imediato, mas mesmo assim não molhou a camisa nas costas e barriga! Eu sentia o molhado mas na camisa não revelava. Eu acabei passando um pouco mal por conta do grande calor dentro e fora do mercado, mas ainda sim praticamente não suei.
De noite eu fiquei com um pouco de febre, nisso voltei a suar nas mãos e axilas de leve, ainda estou um pouco febril neste instante e as mãos estão ficando um pouco secas, porém as axilas ainda estão do mesmo jeito, estou um pouco preocupado, mas vou esperar melhorar para tirar um veredito e vou continuar postando por aqui.
Pela minha preocupação fui pesquisar como é o pós-operatório, dai acabei aqui e vi que muita gente mesmo está descontente com a cirurgia. Eu não posso afirmar para quem pensa em fazer se vai dar realmente resultado, mas aconselho a pesquisar e muito! Pesquise sobre tudo mesmo, faça como o Carlos Gomes acima fez, eu acabei lendo o último post dele e fui ler todos, foi motivador para mim pois o caso é semelhante, e mesmo se não for, procure o cirurgião, quem já fez a cirurgia, enfim, tire todas as suas dúvidas.
Espero que todos encontrem um caminho, se é como o meu caso, ou nós pés ou o rosto vermelho, pois só nós sabemos o dano que causa tudo isso.
Perdão pela redação.

Anônimo disse...

será que não existe uma fórmula, algum medicamento que amenize o rubor facial. Percebo que quando como comida gordurosa meu rosto fica mais oleoso e muito mais vermelho. Evito comer, mas é impossível comer sem óleo todos os dias. Tem que haver uma solução. já que a simpatectomia é perigosa.

Anônimo disse...

Ola,
Estive lendo o blog e vendo alguns depoimentos sobre a cirurgia.
Sofro de rubor, mas não eh facial, e sim ocorre no peito e pescoço, e quando fico muito nervosa aliado ao calor, afeta os bracos, pernas, enfim grande parte do corpo.
Realizei a cirurgia em 2008 (clip)e não obtive muitas melhoras. No começo as sensações melhoraram um pouco(taquicardia, vontade de sumir,etc) mas voltaram com o tempo.
Quando aos efeitos colaterais, não tive suor compensatório (que o medico me alertou que poderia acontecer) mas tive alguns outros efeitos que ate hoje não sei se são decorrentes da cirurgia. Estou expondo aqui porque gostaria de saber se alguém obteve esses mesmos efeitos apos a cirurgia.
No caso meus pés e mãos ficam muito vermelhos com o calor e meus pés ficam formigando muitas vezes (geralmente apos um banho quente). Alguém por acaso teve algum deste sintomas?
Meu medico me disse que acha que não tem a ver com a cirurgia. Por isso caso alguém teve algo parecido e quiser compartilhar, pode entrar em contato comigo por e-mail: alidreca@gmail.com.
Estou ate pensando em fazer a reversão da cirurgia, porque se esse sintomas são decorrentes dela, preferia ser como antes, mas ainda estou conversando com meu medico.
Agradeço a atenção e possível contato,
Abraco!

Thais disse...

Meu nome é Thaís e tenho 19 anos, tenho rubor facial, e sofri muito na minha infância por isso, muitas risadinhas e comentários idiotas,q na hora de apresentar um trabalho entrava em pânico.Descobri que tinha uma cirurgia com o nome de simpatectomia que poderia mudar tudo isso, mas comecei a procurar sobre a cirurgia e achei esse blog.Ao mesmo tempo que fiquei feliz fiquei triste também, triste pq minha felicidade não durou nem 10 minutos, e feliz por saber dos efeitos colaterais antes da cirurgia.Já estava com esperança de um dia não precisar me preocupar com pessoas me olhando diferente ou comentando que estou vermelha, como se eu não estivesse percebido.Agora estou na faculdade e vejo que consigo controlar mais a vermelhidão do que antigamente, e fico preocupada na área do trabalho, pois já trabalhei em alguns lugares e foi bem difícil.
Fico com a esperança de melhorarem essa cirurgia com um tempo,e vou a procura de remédios para ver se adianta.

Anônimo disse...

Cirurgia lixooooooooooooooooo!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
anonimo disse...

Thais:

É melhor vc buscar outras alternativas e esperar um pouco por algo menos invasivo do que a cirurgia!

Abraços!

Anônimo disse...

Eu fiz a cirurgia há mais de um ano e felizmente deu tudo certo. Tenho suor compensatório nas costas e abdômen, mas nada que se compare aquela coisa desagradável de você ficar com "pizzas" embaixo do braço. Tenho as mãos bem secas, mas consigo contornar os problemas com cremes para mãos. Tive dores nas costas nos dias seguintes a cirurgia, mas felizmente tudo controlável com medicação. as dores duraram umas 2 semanas e depois sumirem. A minha dica é pesquise bem antes o seu medico que irá realizar o procedimento. Eu fiz e não me arrrependi, mas confesso que fiquei chocado ao ler aqui tantos relatos de cirurgias mal sucedidas.

Anônimo disse...

Alguém tentou a reversão? Se sim,o
qual o resultado?

Anônimo disse...

Alguém tentou a reversão? Se sim,o
qual o resultado?

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Harrison Souza.
Fiz a simpatectomia em dezembro de 2012 e de lá pra cá somente problemas e dores que não tem fim.
Fiz por causa do suor nas mãos, com a esperança de ver as mãos sempre secas e o pior de tudo é quem nem isso eu consegui, as mãos suam como antes e ainda sai com essas dores terriveis.
Se alguem souber um tratamento para nevralgia/neuralgia/causalgia por favor me indique, já tive de trocar de emprego pois não consigo pegar peso mais pois me doi todo torax, pra dormir é um tormento pois tambem começa queimações antes do sono, e o meu medico ainda afirma que a cirurgia foi perfeita, já tratei na clinica da dor porem sem sucesso, já fiz bloqueio anestesico, tomei anticonvulsionantes e NADA.
PENSE BEM ANTES DE FAZER ESSA CIRURGIA...

meu e-mail é: harrisoniurd@hotmail.com

Se souber algo que possa me ajudar eu agradeço.

Anônimo disse...

RUBOR FACIAL TEM SOLUÇÃO!!!!!
tenho 37 anos, sou veterinário, e sofre dessa desgraça que é o rubor facial, mas que adotando algumas medidas, estou CONSEGUINDO vencer essa maldição; sempre sofri com isto, tudo o que foi falado aqui é verdade, parecia que ía morrer, meu rosto, orelhas, pescoço e até meus olhos, ficavam, tão vermelhos, parecia que ía infartar, até chegaram me perguntar, se queria ir ao médico, se estava tudo bem; A SOLUÇÃO, PROPRANOLOL, na facu tinha um seminário, eu estava desesperado, faltei aula, dois dias antes, procurei farmácias, atrás de calmante, um rapaz da farmácia, me disse que tinha ansiedade e o médico, receitou buspar, e ele tinha uma caixa sobrando (é controlado, mas é faixa vermelha), comprei e na bula dele falava que poderia ser associado ao PROPRANOLOL, fui a médica no dia seguinte no postinho da facu, falei do medicamento, ela fez uma AVALIAÇÃO MÉDICA, disse que tava tudo bem, mas que não tinha conhecimento sobre a ação do PROPRANOLOL,em evitar o vermelhidão em situações de stress, estava na vespera do seminário, tomando buspar (calamnte)e iria começar c/ PROPRANOLOL, se não tivesse seguro, não iria apresentar, valia 30% sobre a nota de uma prova, em um total de 3 no semestre; no dia seguinte, acordei comi algo, tomei 40 mg de propranolol e fui pegar o ônibus, achando que qualquer coisa, poderia faltar ao seminário, cheguei na facu me sentindo seguro, minha fala era pequena em torno de 2 minutos, fomos apresentar (mais 4 colegas) e veio o resultado, A MELHOR SENSAÇÃO DO MUNDO, eu não havia ficado vermelho, nem sob uma situação de stress; o PROPRANOLOL, junto com minha família é a minha VIDA, não me vejo vivendo sem ele, sempre tome em situações que acho que posso ficar vermelho e pronto, em situações previsíveis ele é ótimo, em situações imprevisíveis ele funciona razoalmente, mas que já é uma grande coisa, a senação de ficar nervoso continua, mas saber que o seu rosto não fica vermelho e que o caração não dispara, é uma sensação única; o PROPRANOLOL É MEU SEGUNDO PAI, ele me dá segurança tranquilidade entre outras coisas, outras medidas, em caso de médico, dentista, cortar cabelo, entrevista, além do remédio, tente marcar pela parte da manhã, o metabolismo está baixo, logo a temperatura corporal também; evito situações muito expostas, como fazer uma leitura na missa, na frente de 300 ou 400 pessoas, os tímidos não fazem, eu sou tímido e sofro de RUBOR FACIAL,não vou e pronto, mas em situações públicas menores, vou sem problemas, ia no banco e achava que ía morrer, vendo 20 pessoas atrás de mim, na fila, hoje pode ficar 50 que tô de boa; tem muito neguinho tomando PROPRANOLOL, para não ficar nervoso, sem ter rubor facial, você que sofre dessa porcaria, fique sabendo que eu sentia tudo o que vc sente baixo estima, fuga social, com 20 anos pensei em suicído, minha vó se suicidiou, minha mãe era depressiva, e eu também, mas com essa maravilha que é o PROPRANOLOL, tudo mudou, se eu moresse hoje, estaria feliz, pois sou feliz, gente façam uma AVALIAÇÃO MÉDICA E POR FAVOR TOMEM PROPRANOLOL, seu rosto tem muitas terminações nervosas que dilatam seus vasos e PROPRANOLOL, bloqueiam eles, já que é um beta bloqueador então por favor TOMEM PROPRANOLOL E COMEÇEM A VIVER

Anônimo disse...

bom dia !
muito obrigado
pela informação
ainda bem que eu não
fiz nada de cirurgia
pois se for para piorar
prefiro continuar com o meu
tratamento do que depois viver
dependente de remedios .

Anônimo disse...

Pois eu tomei PROPRANOLOL e nada aconteceu. Qual a quantidade que você tomou e se é de 20 ou 40mg.

Anônimo disse...

Como gostaria de descobrir algum medicamento que ao menos amenizasse esse inferno que é o rubor facial. já ouvi falar de um pó de cor esverdeado que disfarça, mas não sei onde vende, onde comprar. Porque tudo o que se comenta eu procuro comprar para testar, só que até hoje não tive resultados. Se alguém souber de algum produto tanto para passar ou para tomar, por favor comente.

Anônimo disse...

Fernando, muito obrigada pelo seu blog. Eu estava resolvida a fazer esse cirurgia para melhorar o suor das minhas maos, que na verdade, nem me atrapalham, seria apenas uma questao de mais conforto, pois em alguns momentos me sinto constrangida por estar com as maos suadas.
Nunca mais pensarei em fazé-la. Eu espero, do fundo do coracao, que voce e todos as outras pessoas que sofrem com os efeitos colaterais possam um dia reverter o quadro, ou ao menos amenizar.
Obrigada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom, fiz a cirurgia em janeiro de 2012. Apesar de ler sobre todos esses efeitos colaterais, decidi por fazê-la na esperança de resolver o problema. O suor excessivo nas axilas foi resolvido, porém aumentou nos pés, e tenho a impressão de que houve um ressecamento da pele, principalmente das mãos e pés.Hoje não faria a cirurgia, pois meu caso daria para resolver com botox.
Acho que cada pessoa tem que avaliar o seu caso, para decidir sobre esta cirurgia, pois o suor excessivo nas mãos, por exemplo, não tem outro tratamento senão o cirúrgico, e as duas pessoas do meu convívio que fizeram a cirurgia foram bem sucedidas.
Confesso que apesar de ficar chocada com essas informações, acho que a cirurgia com um bom profissional pode ser uma boa opção sim, mesmo com a certeza da hiperidrose compensatória.

Unknown disse...

Bom noite Fernando, meu cotidiano profissional é repleto de apresentações e vendas, mas o suor facil é tão complexo na minha vida, Gostaria muito de conversa com vc por email ou telefone, consegue me passar o seu contato para q vc possa me ajudar nesta decisão?

Unknown disse...

MEU E-MAIL DO POST ACIMA É

rodrigofariasss@gmail.com

https://www.facebook.com/rodrigofariasss

me add no face quero saber mais sobre esta cirurgia!

Anônimo disse...

eu tomo no mínimo 40 mg, 1 hora antes pelo menos, mas teve casos qe cheguei a tomar 80 sem problemas, evite horários quentes, para tais situações (se possível),e tente se adaptar a situação, por ex: seminário p/ apresentar, tente sempre entrar na sala, por último, vç de certa forma estará sendo visto por quase todos, e verá que tão situação não é tão grave assim, porém como falei antes situações, que envolvam muita gente, tento evitar, abraço.

Anônimo disse...

Bom dia!
Eu tenho uma dúvida sobre o propanolol... ele afeta a capacidade de raciocínio?
Sou bastante ansiosa e gostaria de tomar antes de fazer uma prova...
quem está tomando este medicamento, aconselha neste tipo de situação?

Anônimo disse...

oi, concordo: eu não faria se pudesse voltar no tempo. fiz em PORTO ALEGRE, em 2005, e do tipo que não posso reverter. O compensatório é uma NASCENTE nas suas costas. Fora o resto, que vc nunca saberá se foi colateral ou nao. Os médicos nao revelam a real taxa de insatisfação com essa p*.

Anônimo disse...

tomo PROPRANOLOL fazem 13 anos, e tomava na faculdade antes das provas, e tenho certeza, que ele não afeta o raciocínio, pelo contrário, sua confiança e auto estima melhoram muito,com isso seu pensamento também, mas volto a ressaltar que é necessário fazer uma AVALIAÇÃO MÉDICA, antes de iniciar a ingestão, tomem PROPRANOLOL e vivam

Anônimo disse...

Gente, li todo o texto do Fernando, bem como os 181 comentários até agora existentes. Sofro, como a maioria, de hiperidrose. Transpiro excessivamente nas mãos, face e axilas, me tornando uma pessoa insegura nos estudos, trabalho e qualquer convívio social que seja (conversar com uma ou 500 pessoas não importa. Transpiro por estar nervoso e ao notar que estou transpirando, transpiro mais ainda. O famoso efeito dominó. É terrível!!!).

Pois bem, gostaria de saber das pessoas que fizeram a cirurgia de simpatectomia torácica mais recentemente (que tenham usado os métodos mais modernizados que àqueles de 5 a 10 anos atrás) e que tinham um problema igual ou semelhante ao meu (suor na face, mão, axilas...), qual a forma utilizada na cirurgia - clipagem?
2) O nervo que foi 'atingido': T3, T4, ambos ou quais? Rs!

Fiz todos os tratamentos possíveis, mais nenhum resolveu... Sequer amenizou satisfatoriamente. Então procurei a Clínica do Suor de Recife-PE e me consultei com o Dr. Wolfgang Aguiar. Já estou fazendo os exames pre-operatórios solicitados por ele... Vocês tem alguma informação, positiva ou negativa, sobre este médico? Fiquei um pouco receoso ao ler alguns depoimentos, mas confesso que o incomodo do suor na minha vida é algo devastador que tem me afastado das pessoas e das atividades cada vez mais.

Quem puder ajudar com informações claras e sinceras, fico agradecido.

Obrigado Fernando pelo depoimento e pelo espaço para esclarecimentos e comunicação.

Grande abraço à todos!

Anônimo disse...

Não quero me identificar, mas como ANÔNIMO é um nome frequente aqui (rs!), caso alguém venha a responder o comentário acima, pode se referir a mim como ANÔNIMO - PE.

Grato mais uma vez.

Anônimo disse...

Olá anônimo, fiz a cirurgia em 2012, em Belo Horizonte, MG, meu caso era axila. Foi feita através de cauterização do nervo simpático nível t4. Resolveu o problema, porém aumentou o suor nos pés e ressecou demais as mãos. Tinha medo da compensatória no bumbum, já ouvi falar dessa ocorrência. Pense bem, e tenha certeza da compensatória, ocorre na na maioria das pessoas.Essa cirurgia é quase como acertar na loteria. Mas tenha fé!

Unknown disse...

Anônimo Pe, fiz a cirurgia em agosto desse ano, em Natal.

No meu caso foi seccionado apenas o nervo T4.

Estou tendo compensatória na parte posterior das coxas, que só se manifesta em ocasiões de calor intenso.

Estou bem satisfeito. Axilas e mãos sempre secas.

O meu médico disse que com a secção do T3 o risco de compensatória é maior e de forma mais intensa.

Boa sorte na sua cirurgia.

Anônimo disse...

Sofro muito com a hiperidrose e espero q a simpatectomia resolva meu problema.

Anônimo disse...

Boooa tardeeee.. meu nome é monica fiz a cirurgia e não me arrependi,suava demais nas axilas (sem comentariuos neh) Hoje eu suo mas normalmente,nao como antes!!!! acho que depende do medico que realiza o procedimento mesmo.

Bjus e q pena que para algumas pessoas não deram certo, PQ para mim foi excelente!!

Anônimo disse...

Olá Mônica, vc fez sua cirurgia onde?Qual foi o médico?(Rodrigo)

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia no T4 devido aO suor em demasia nas axilas. Apesar da dor do pôs operatório, foi um sucesso, com pouca compensação na barriga. Márcia de Curitiba.

Unknown disse...

Eu fiz a cirurgia por causa do rubor .mais so durou 15 dias o resultado.tava muito feliz.agora voltou td de novo.c ja aconteceu com alguem por favor me mandem email.to enloquecendo.sera que tem algo a fazer obrigada.sonyaeevinss@gmail.com

Anônimo disse...

Bacana esse Blog...
Minha cirurgia está marcada para 10.11.2013,e estou certa do que vou fazer, a minha e para rubor da face só quem tem sabe a desconforto q é as pessoas ficarem perguntando se é alergia, se tá passando mal, e quando vc deixa de ser madrinha de casamento da sua amiga pq sabe que lá no altar vc vai ser o centro das atenções, ou ate mesmo no seu casamento pensa só '' vai ser o seu grande dia e a unica coisa que vc sabe pensar é vou ficar horrivel nas fotos e todos vão fica me olhando, tenho um grande sonha de casar, mais sem essas manchas horriveis. Estamos no ano de 2013 a medicina super avançada, profissionais capacitados, e de todos q não deram certo percebo quer fizeram a cirurgia a muito tempo atrás ou seja algo psicologico. e outra pessoal cada organismo reagi de uma forma. Só sei q vou tenta SIM Deus está comigo é vai dar tudo certo sim.

Boa Sorte a todos
Volto pra falar como foi minha cirurgia.

Unknown disse...

Já vi que conselho não serve de nada

Anônimo disse...

Anônimo PE quando vai ser a sua Cirurgia? Tb sou de Pernambuco e vi na net o site da Clinica do Suor c Drº Wolfgang (Rodrigo)

Anônimo disse...

propranolol é vendido apenas com receita?

Anônimo disse...

Eu transpirava muito nas axilas. Formavam-se pizzas, mas era só lá. Após a cirurgia, diminui na axila, secou as mãos, e a compensatória foi cruel. aumentou D+ no abdome, D+ nas costas, transpiro na bunda, isso mesmo, chega a molhar a calça, parecendo que mijei, e além disso transpira na canela. É FODA, NÃO SUBMETA-SE À CIRURGIA. TENTE CONTROLAR COM O RETEMIC 5MG

Anônimo disse...

Fernando,
Parabéns pela iniciativa. Só quem temhiperidrose, quem apelou para cirurgia, e que se frustrou com a compensatória, sabe o quanto é sofrido ser hiperidrótico. No fundo, adquirimos uma fobia social, que nos impede de aproveitar várias oportunidades da vida, como de emprego, relacionamentos e outros. Tento me conformar, mas por várias ocasiões me peguei em desespero, chorei e chorei perguntando o porque eu sou assim. Só DEUS mesmo.
Abraço a todos!

Anônimo disse...

puxa vida o assunto é polêmico mesmo.
Primeiramente agradeço pelas pessoas que estão mostrando o outro lado da moeda e enfatizando os riscos, vocês podem estar "salvando vidas".
Ainda não sei quais as reais estatísticas dessa cirurgia, só que sei estou realmente inclinado agora a não fazê-la, pois atualmente o desconforto que tenho é mínimo, acho que não vale a pena correr o risco.

Anônimo disse...

Olá...
Meu nome é Priscila tenho 22 anos e sofro deste problema, há muitos anos venho adiando a cirurgia por medo dos efeitos e do q possa acontecer na sala de cirurgia, mas aqui em Porto Velho tem um médico q se especializou no caso, chegou a dar entrevista em um programa de televisão e faz diversas cirurgias no mês! Minha cirurgia está marcada para quarta -feira dia 13/11/2013, espero poder retornar com bons resultados e poder dividir com vcs, todos nós sabemos como é difícil conviver com este problema, eu assumi os riscos e vou encarar, desejem boa sorte pra mim!..
Até mais pessoal, bjs.

Flavinha disse...

Fiz a minha em 2005 por causa das minhas mãos... nao me arrependi, mas o compensatório me atrapalha muito. . Suo demaaaais na barriga, costas e virilha. Só compro blusas estampadas para não aparecer muito o suor e só uso calças jeans, pq calças de pano mais fino ficam encharcadas. . De saia então o suor escorre pelas pernas..é constrangedor... Já tentei tomar retemic mas não me senti bem.. agora é conviver com isso... abraços a todos!!!

Anônimo disse...

Estou farto! Quando me falaram na simpatectomia achava que era a solução para o meu problema de rubor facial e hiperidrose mas fui pesquisando na internet e vi que esta cirurgia é perigosa.
Era a minha única saída.
Eu vou-me matar estou FARTO! As pessoas não percebem mas isto é tão agoniante. Não consigo viver assim. ESTA ERA A MINHA ÚNICA SOLUÇÃO mas já vi que não dá. Mas porquê? Porquê meu deus? Porquê que não há soluçao para isto???
Não consigo viver assim. São as minhas ultimas palavras.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 823   Recentes› Mais recentes»